“Sol de Inverno”: resumo de 27 de janeiro a 02 de fevereiro

119º Episódio

Destaque: Laura despede Isabel da fábrica alegando justa causa, para se vingar do facto de ela ter revelado a Salvador que é a sua mãe verdadeira. Isabel reage em fúria e agride Laura com violência que nem Benedita consegue travar.

Guimarães diz a Andreia que não pode fazer-lhe a inseminação artificial que deseja, pois a lei não permite, uma vez que Eduardo morreu. Andreia finge que chora e invoca a longa amizade que têm para convencer o médico. Guimarães pede-lhe segredo, pois pode perder a clínica se alguém souber que está a contornar a lei.

Teresa conversa a sós com Eduardo e agradece-lhe tudo o que fez por ela. O irmão pede desculpa por ter escondido que estava vivo mas ela reconhece que compreende a sua atitude e que até ela própria tem às vezes vontade de desaparecer e começar do zero. Teresa afiança que não tenciona pedir-lhe para ficar, ao passo que ele confessa que já disse a Margarida que aguarda uma visita delas. Teresa pede a Eduardo que lhe fale de Thaís e o rosto do irmão ilumina-se.

Laura recebe Simão, que acaba de chegar e conta-lhe que Eduardo está no quarto de Teresa a conversar com a irmã. Depois de confirmar que ele não quer voltar à Boheme, mas antes regressar ao Brasil, Laura assume não ter grande fé no romance dele com Thaís, mas também que prefere que ele volte a ter os seus documentos, caso queira voltar um dia. Simão lembra que quando se apaixonou por Andreia, o irmão não via mais nada nem ninguém.

Sofia vai a casa de Salvador e de Matilde e conta-lhes que decidiu vender a sua parte na Boheme agora que Eduardo voltou e encerrar de vez a guerra que tem travado com Laura, pois não quer ajudar a que ela lhes estrague o casamento. Matilde é apanhada de surpresa pela atitude da mãe, a quem abraça e Salvador agradece a Sofia o seu gesto. Esta diz que vai marcar uma reunião com Laura para lhe apresentar uma proposta para a venda da sua parte da empresa. A conversa é interrompida por uma chamada de Mariano que pede a Matilde que vá abrir a livraria porque ele adormeceu.

Mariano está stressado por ter adormecido mas Fátima obriga-o a sentar-se para tomar o pequeno-almoço. O livreiro fica enjoado por ela estar sempre a cantar Tony Carreira, mas a cozinheira não pára e continua a trautear o seu cantor preferido. Mariano pergunta se não sobrou nada que possa levar para o almoço e Fátima começa a preparar-lhe atum com feijão-frade. No entanto tem de disfarçar e mentir a Concha, quando esta aparece na cozinha e pergunta para quem é aquele prato àquela hora. Fátima mente e conta que é para um hóspede alemão, enquanto Mariano começa a pensar que vai ficar sem almoço. A empregada manda-lhe uma mensagem via telemóvel a dizer que saia do palacete, que já lhe leva a comida.

Sofia dá boleia a Matilde para a livraria e a filha confessa que ficou feliz quando ela anunciou a intenção de sair da Boheme. Sofia reconhece que sem a maioria para controlar a empresa essa é a melhor solução. No entanto, garante que nunca esquecerá o sofrimento que Laura lhes impôs e assume que sente muitas saudades de Álvaro. Sofia chora e Matilde abraça a mãe que lhe conta que costuma falar com ele, embora saiba que ela não está à sua frente.

Fábio confessa alguma tristeza por Célia não querer casar com ele. A namorada defende que viver junto é a mesma coisa e que o filho dele que espera, é mais importante do que um papel. Célia acrescenta que não é tempo de gastar dinheiro em festas e ele reconhece que o que diz é certo. Célia mete a mão na boca e vai a correr para os balneários, enjoada. Isabel acaba de lavar as mãos e recebe uma chamada de Benedita que lhe pede que passe lá por casa, pois encontrou umas roupas que lhe pertencem. Isabel combina o encontro com a irmã e Célia assoma à porta do lavabo, desejando que os enjoos da gravidez sejam só nos primeiros tempos.

Artur conta à mãe que os patrões o puseram num balcão de atendimento ao público enquanto não estiver totalmente recuperado. Depois revela que o pai esteve ali em casa e que não gostou de o ver tão em baixo, embora Jacinto tenha afirmado que não precisam de se preocupar com ele, pois não está a dormir na rua. Lurdes limita-se a dizer com resignação que o marido fez a sua escolha.

Rosa diz a Nuno que vai aproveitar a hora do almoço e para visitar Ana e que quando ela for para casa não vai poder dedicar-se à florista. O filho afirma que a saúde da irmã é prioritária e a mãe manifesta o seu receio quando Ana se confrontar com as limitações que vai ter. Por outro lado, preocupa-se também com Vasco e como que ele tem sofrido. Nuno defende que o sobrinho não é um coitadinho e que tem a família para o ajudar a superar esta fase difícil.

Teresa observa a parte final do treino de Margarida no picadeiro e Manel junta-se a ela e pergunta que tal é a nova treinadora. Teresa conta que se trata de uma profissional exigente e olhando para a irmã, afirma que quem a vê assim não imagina nas confusões em que se meteu. Manel acha que se tratou de uma fase e a amiga sugere-lhe que leve Vasco para montar num desses dias. Manel aceita, mas vai prevenindo que o filho é mais surf. O treino termina e Teresa desafia Manel para almoçar.

Benedita fica à beira das lágrimas quando Simão a desilude e diz que Eduardo se vai divorciar de Andreia mas não para ficar com ela, mas com outra mulher que conheceu.  Secretária acaba com a conversa e vai entregar aos recursos humanos um envelope que Laura lhe deu.

João Maria e Salvador saem da empresa com George, um cliente inglês com quem ambicionam fechar um negócio importante. João Maria alerta Salvador de que deve avisar Matilde que vai chegar tarde, pois o inglês já deu a ideia de que se quer divertir pela noite fora.

Isabel vai a casa de Benedita recolher as roupas que lá tinha deixado e a irmã conta-lhe que Eduardo está vivo e a divorciar-se de Andreia. Isabel aconselha-a a encerrar esse capítulo na sua vida e Benedita confessa que ele não vai ficar consigo porque já tem outra mulher. Isabel vê as lágrimas nos olhos da irmã e reafirma que ela deve esquecer Eduardo e seguir com a sua vida. Ela reconhece que está apenas desiludida.

Margarida pergunta a Eduardo quando é que tenciona regressar ao Brasil e o irmão responde em jeito de desafio à mãe, que irá embora quando lhe devolverem o passaporte dizendo que lhe passa a procuração como prometeu, para que ela possa gerir a empresa como quer. Laura pergunta-lhe se para se divorciar de Andreia também passa uma procuração, garantindo que só o deixa sair dali quando resolver todos os assuntos que tem pendentes. Simão chega com Nuno e Eduardo trata-os de forma pouco própria, levando a que Laura de irrite. Nuno reaje com boa disposição e responde como se não percebesse o alcance das provocações de Eduardo.

Sem poder contar com a companhia de Salvador, Matilde janta com Sofia e Beatriz e sonda-as para saber se Joana contou que beijou o marido à força. No entanto, percebe que a prima não comentou o assunto e também nada conta. Sofia desafia Matilde para trabalhar consigo quando ela confidencia que a livraria vai de mal a pior. A filha agradece mas afirma que já pôs Mariano à-vontade para a dispensar mas uma vez que não quer, diz que ficará com ele até ao fim.

Violeta e Matias ficam radiantes quando Vasco aparece no bar acompanhado pelo pai. Enquanto os miúdos começam a jogar, Manel conversa com Lúcia e elogia o trabalho que ela tem feito com o filhos, aliviando-lhe a culpa que sente por tê-los ali durante tanto tempo. Lúcia pergunta como está a evoluir a situação de Ana e o contabilista dá conta que não sabem quando é que ela irá para casa. Manel afiança que está é preocupado em evitar que Vasco sofra com o regresso da mãe, certo de que ela vai reagir mal às limitações que vai sentir. Vicente liga a Lúcia e ela fica desagradada por ele avisar tão tarde que tem um cliente a quem vai dar treino até tarde. Lúcia aceita a ajuda de Manel e pede-lhe para que deixe os seus filhos no palacete, pois estão muito habituados a Lé e Tomás, que também gosta de os ter por lá.

Lé mostra-se feliz por Matilde ter aconselhado Sofia a fazer as fotos do lançamento da colecção Mood no jardim do palacete. Concha reconhece que a publicidade vai ser boa para o hostel e que o dinheiro que vão facturar também dará jeito. Lé acha que não deviam cobrar mas a filha afirma que Sofia pode muito bem pagar. Concha despede-se da mãe e diz que vai dormir e sonhar com o evento. Tomás aparece entretanto na sala e confessa que teve mais um dia de intenso trabalho. Lé diz que sente saudades de ter Violeta e Matias a correr pela casa e Tomás também partilha do mesmo sentimento, embora reconheça que eles gostam de estar em casa do pai, acrescentando depois que Lúcia também. Tomás acaba por dizer a Lé que está de novo a pensar partir e ela diz que o apoiará nessa decisão de correr mundo, embora com pena de que ele se vá embora. Mariano entra no salão a mandar uma mensagem e magoa-se ao embater num móvel. Tomás e Lé pressionam-no a marcar um encontro com a sua Penélope, forçando-o a prometer fazê-lo no dia seguinte.

Matilde telefona de madrugada para Salvador mas ele não atende porque está num clube de striptease com João Maria e George. Os três já estão meio embriagados mas a noite continua. Adelino chega com uma striper ao clube nocturno e depois de fazer contas com a cliente prepara-se para arrancar. Nesse instante, vê o marido da neta a sair abraçado ao cliente inglês com João Maria, que entram noutro táxi. Adelino comenta para si com ar reprovador que Salvador se desculpa com o facto de estar a trabalhar para andar na noite.

Eduardo provoca Laura ao pequeno-almoço e pergunta-lhe como é que ela permite que a mãe verdadeira de Salvador continue a trabalhar na fábrica como chefe de linha. A mãe diz-lhe que não se preocupe porque essa situação não durará muito mais tempo.

Nessa manhã, Horácio vai ter com Isabel para lhe dizer que a chamaram aos recursos humanos, parecendo-lhe pela conversa que o assunto é urgente. Isabel fica perplexa e interroga-se sobre a surpresa que lhe terão preparado.

Salvador acorda com olheiras e de ressaca e explica a Matilde que não ouviu a sua chamada nem viu a mensagem porque estava num bar com George e João Maria. Ela aceita a justificação e deixa-se beijar pelo marido que assegura logo que se houver mais jantares, deixará que João Maria vá sozinho com o cliente inglês.

Isabel invade em fúria o gabinete de Laura e não permite que Benedita entre. A sós com a patroa acusa-a de a estar a despedir sem indemnização apenas por vingança. Laura, com a sua habitual arrogância, diz que ela apresentou um atestado médico falso para ir a casa de Salvador e assegura que teve sorte em não ser despedida mais cedo, pois quebrou o acordo que tinham para não contar que é a sua mãe. Isabel não se contém e agride Laura com violência, gritando que ela está habituada a tratar mal toda a gente, mas que com ela vai levar a resposta. Benedita tenta arrancar Isabel de cima de Laura mas ela continua a bater-lhe com violência.

Pages: 1 2 3 4 5