“Sol de Inverno”: Resumo de 28 de abril a 4 de maio

 198º Episódio 

Destaque: Teresa faz soar o alarme na família, depois de descobrir que a mãe não chegou a dar entrada na clínica francesa onde tinha reserva e constata que a mãe está desaparecida. Enquanto isso, Eduardo recebe de um pirata informático que contratou, as senhas de acesso ao correio de Laura no computador. Laura desperta lentamente na cela que ocupa no hospício onde o filho a internou e pede desesperadamente que a socorram

Fátima e Carlos namoram no sofá da sala do palacete e falam do seu futuro. Entre beijos e carícias, ela fala do casamento, animada com a prova do vestido de noiva e desejando que Tony Carreira possa cantar na sua boda. Carlos apoia os sonhos da noiva e elogia-a no fito de conseguir mais carinhos. Quando já arrebatados pela paixão se preparam para trocar mais um beijo apaixonados, eis que são interrompidos por Acácio que chega de cervejas e ginjinha em riste, dizendo à filha para ir buscar amendoins à cozinha. Ela satisfaz o pedido do pai, enquanto Carlos lhe atira um beijo pelo ar.

Depois de fechar o bar, Lúcia aceita tomar um copo de vinho com Andreia, que já quase esvaziou a garrafa e está solta de língua. Lúcia confronta-a com o facto de ela ter aceitado pousar nua para uma revista e Andreia não se revela nada incomodada, pois considera que quando era manequim desfilou quase sem roupa nas passerelles e que agora que precisa desesperadamente de dinheiro deve aproveitar para o ganhar, custe o que custar. Com a deixa perfeita, Lúcia pergunta se sempre é verdade que ela foi paga por Laura para dizer que Manel a tentou violar. Para seu grande espanto, Andreia confirma tudo, sem pinga de remorso. Lúcia muda logo de atitude e vai chamar um táxi para que ela vá para casa. Andreia, talvez toldada pelo vinho, não valoriza a indignação de Lúcia.

Quando Gonçalo regressa a casa ainda encontra Manel acordado e conta que gostou do trabalho no bar, embora se sinta cansado. Manel revela que pensou ir a uma sessão de cinema enquanto esperava que Vasco saísse da escola mas que acabou por passar em casa de Sofia para lhe reafirmar a sua inocência no incidente com Andreia, agora que teve a prova que foi Laura a responsável por tudo. O primo afirma que ele não resistiu mas Manel afiança que nunca mais terá nada com Sofia, embora tenha feito questão de que ela soubesse a verdade e que não ficasse a pensar mal dele.

Teresa e Margarida fazem sentir a Eduardo que acham estranho que a mãe tenha viajado para a clínica e que uma vez lá, não tenha dado notícias. Fingindo-se tranquilo, o irmão lembra-lhes que Laura foi para um sítio em que o objectivo é mesmo que as pessoas se desliguem do mundo para poderem descansar. Rita tenta suavizar a conversa e serve o bolo de laranja de que todos gostam e lembra que vai receber uma candidata ao lugar de cozinheira. Teresa pede-lhe que trate do assunto e Rita agradece a confiança nela depositada. Depois, Teresa lembra a Eduardo que têm uma reunião na Boheme. Ele fica de ir ter à empresa e a irmã sai para a rua.

Matilde dá um abraço prolongado a Salvador e afirma que nunca o quer perder. Ele é obrigado a atender uma chamada e fica estupefacto com a notícia que recebe. Depois de desligar, conta que a sua verdadeira mãe, Isabel, pagou ao banco o dinheiro que ele e Tomás tinham pedido para abrirem a escola de surf.

Lé vai levar o pequeno-almoço a Concha, que se recusa a sair do quarto e também não quer ouvir nem ver ninguém. Lé tenta animar a filha dizendo-lhe que o pai ligou e que está preocupado. Concha fica interessada mas rapidamente muda de humor ao saber que ele está em África a participar numa missão de voluntariado. Concha desabafa com mágoa que ele está, como sempre, a tratar dos outros. Lé fica descorçoada e sai do quarto, enquanto Concha fica com os olhos marejados.

Lurdes fica indignada com os avanços de Acácio que se declara abertamente a ter algo mais do que uma amizade com ela. O incidente só fica mais ou menos sanado quando ele lhe agradece por estar a arranjar o vestido de noiva que Dulce deu à filha, embora considere que o decote está muito ousado. Lurdes lembra-lhe que Fátima é que é a noiva e não ele. Fábio interrompe as picardias e traz Diogo Crispim, a quem ergue no ar cantando temas de apoio ao Benfica. Acácio, adepto do Porto começa a entoar melodias do seu clube e conta com a pronta oposição de Fábio. Lurdes diz ao rapaz que lhe passe o bebé enquanto ele vai buscar o carrinho para o transportar e Acácio previne-o de que vai ter muitas mulheres atrás de si, especialmente se disser que é pai solteiro.

Célia está de regresso à fábrica e organiza meticulosamente a sua bancada antes de começar a trabalhar. Artur pergunta-lhe se acha que Fábio se vai safar com o bebé e Célia não tem dúvidas de que ele é o pai perfeito. Horácio aproxima-se e dá as boas vindas a Célia por estar de regresso, aproveitando para anunciar aos trabalhadores que como Laura teve de se ausentar, a venda da fábrica ficou suspensa. Os funcionários ficam um pouco mais tranquilos, mas Horácio desabafa com Artur que para já o futuro, ninguém sabe.

Mariano fica radiante porque constata, ao fazer perguntas a Fátima, que ela já aprendeu o nome de alguns autores e suas obras. Carlos interrompe a “prova” que o livreiro está a fazer à sua namorada e Carla salta-lhe para o colo.

Eduardo, Simão, Teresa e Rui estão reunidos e apreciam os desenhos que foram feitos para a nova colecção de calçado que a Boheme. Só Eduardo se mostra contra os esboços que foram trabalhados e, quando pressionado por Simão para que respeite a opinião da mãe, que defendeu antes de partir para a clínica a aprovação daquela colecção, diz que a reunião está encerrada, pedindo mais criatividade aos desenhadores. Depois de ficar a sós com o irmão, Teresa censura-o por ter revelado na presença de Rui que a fábrica vai ser deslocalizada, pois ainda não foi tomada qualquer decisão definitiva. Ele reconhece que se precipitou e Teresa lembra-lhe que tem uma reunião já a seguir e Eduardo oferece-se para a acompanhar. Ela faz notar que o irmão lhe havia dito que estava ocupado e ele, para não levantar suspeitas, diz que se tinha esquecido do compromisso que havia marcado. Teresa lembra-se então de que ainda não teve notícias da mãe e que vai ligar à clínica para confirmar se ela chegou bem. Eduardo fica em pânico e, embora não o demonstre, está bastante nervoso com medo de que ela descubra que a mãe não viajou, dizendo que ele próprio ligará para a clínica onde ela supostamente devia estar. Teresa não desconfia e segue para a sua reunião.

Isabel vai ter com Salvador e conta-lhe que ganhou o euro milhões. O filho provoca-a e diz que não deve ser apenas por isso que ela está ali, pois recebeu uma chamada do banco a dizer que ela pagou o empréstimo que ele e Tomás contraíram para abrirem a escola de surf. Ela responde que quer partilhar a sua sorte com os que mais gosta e ainda mais por ser sua mãe. Ele sublinha com mágoa que ser mãe é amar e proteger. Isabel diz saber que nunca lhe faltou nada mas reafirma que está ali para o ajudar, caso precise de alguma coisa.

Lúcia pede desculpas a Manel por ter duvidado dele e acreditado em Andreia. Manel não esconde que ficou melindrado na altura mas aceita as desculpas de Lúcia, que conta que ela agora vai despir-se para tirar umas fotos, paga por uma revista. Manel adivinha que ela se vai arrepender dos passos que está a dar. Gonçalo chega nesse momento e diz que vai fazer uns hambúrgueres especiais e o primo diz que vai ficar para fazer de cobaia ao almoço.

Adelino e Rosa encontram-se na livraria, ela a pretexto de levar um livro para o neto e ele a pretexto de levar outro para a neta. Adelino sublinha que se ela já tivesse tomado a decisão de ficar a seu lado, não estaria a sofrer tanto para se encontrarem. Rosa pede-lhe que não a pressione, garantindo que está a pensar no assunto. Beatriz vai ter com Mariano e fica surpreendida ao ver o pai por ali. Ele justifica que foi buscar um livro para Matilde. Depois de Rosa e Adelino deixaram a livraria, Beatriz comenta com Mariano que algo de estranho se passou ali, mas desvaloriza quando o namorado lhe lembra que Rosa é uma senhora casada.

Sofia visita Xavier na prisão e tenta saber a troco de quê e pago por quem é que ele mentiu em tribunal, dizendo que conhecia Matilde e Concha. O traficante não abre o jogo e troça mesmo dela, afirmando que é melhor não contar consigo para dizer a verdade, nem mesmo depois de Sofia ter ameaçado persegui-lo e à sua família.

Laura desperta a meio da tarde e pouco a pouco vai-se apercebendo do local onde está, ficando mais chocada ao sentir que continua atada de pés e mãos à cama onde está deitada dentro de uma das celas do hospício. Laura pede socorro e implora que a libertem, mas desanima quando ouve os gritos dos doentes que lá estão internados. Laura fica deprimida e já quase não tem voz para pedir socorro.

Teresa está no seu gabinete com Margarida quando Ângela entra e lhe entrega num papel onde tem anotado o número da clínica para onde Laura deveria ter ido. Teresa diz à irmã que não está para esperar que Eduardo tome e iniciativa e liga ela própria para lá. Teresa fica em estado de choque quando a avisam de que Laura tem realmente uma reserva em seu nome na clínica mas que ainda não apareceu. Margarida acompanha a irmã na apreensão que está a sentir. Simão junta-se-lhes entretanto, depois de ter recebido a mensagem alarmante da irmã. Teresa informa-o de que Laura não chegou à clínica e que têm de confirmar se a mãe chegou a apanhar o voo no aeroporto, bem como prevenir Salvador e Eduardo do que se está a passar. Margarida fica muito deprimida, receando que a mãe tenha tentado de novo o suicídio. Simão apercebe-se da sua angústia e abraça-a.

Entretanto, na biblioteca da mansão Aragão, um especialista em códigos informáticos trabalha no computador de Laura para descobrir as suas senhas de acesso. Eduardo começa a desesperar e ironiza em conversa com Rita que ele precisa de mais tempo para fazer o trabalho. O pirata informático vê coroados os seus esforços e descobre as senhas de Laura, entregando-as num papel a Eduardo, dizendo que ele agora já tem acesso à caixa de correio electrónico da mãe. Eduardo promete voltar a contratá-lo quando precisar.

Salvador conta a Tomás que Isabel liquidou a divida que contraíram para abrirem a escola de surf, mas afirma que lhe vai pagar todos os meses uma verba, até lhe devolver todo o dinheiro, pois não quer ficar a dever-lhe favores. Tomás faz com que ele reconsidere, já que é o mínimo que pode fazer, depois de o ter abandonado bebé. Salvador recebe uma chamada de Margarida e parte com Tomás ao encontro dos irmãos, depois de saber que a mãe está desaparecida.

Pages: 1 2 3 4 5