“Sol de Inverno”: Resumo de 28 de abril a 4 de maio

200º Episódio 

Destaque: Eduardo conta com a oposição dos irmãos por ficar à frente da Boheme, mas avança mesmo assim para a venda da fábrica a Isabel. Esta fica perplexa ao saber que Salvador também não quer que ele faça o negócio. Teresa ainda escreve à mãe a pedir esclarecimentos, mas é Eduardo quem responde em nome de Laura, justificando porque lhe entregou os destinos da empresa

Teresa recusa-se a aceitar que Eduardo fique à frente da empresa, apesar de ele assegurar que a mãe assinou de livre vontade a procuração que lhe dá plenos poderes para gerir a Boheme na sua ausência. Simão, Margarida e Salvador também estranham que Laura tenha nomeado Eduardo, mas ele decreta com arrogância que isso é irrelevante, pois não precisa da aprovação deles. De imediato diz que têm de tratar da venda da fábrica a Isabel, no que volta a ser contrariado pelos irmãos, que lembram que a mãe deixou bem claro que não queria fazer negócio com ela. Teresa sai da sala, furiosa e Salvador e Simão asseguram que não vão permitir o que ele quer fazer. Eduardo troça e manda Salvador preocupar-se com as ondas e a Simão com o desenho dos sapatos.

Fora do gabinete, Teresa estranha o que se está a passar e começa a dar razão às preocupações da mãe quando disse que Eduardo e Rita a queriam matar. Margarida acredita mais que Eduardo tenha aproveitado as fragilidades de Laura para a obrigar a assinar a procuração. Salvador e Simão defendem que têm de arranjar alguém que os ajude a descobrir o paradeiro da mãe.

Andreia faz a sessão fotográfica em que aparece despida e o fotógrafo afirma que correu tudo muito bem, lamentando que já não há modelos como ela. Andreia sorri perante o elogio e vai vestir-se para dar a seguir a entrevista ao jornalista que já está à sua espera noutra sala.

Logo pela manhã, Manel vai a casa de Sofia para saber como é que Matilde está a reagir ao dia em que vai conhecer a sentença em tribunal. Sofia diz que ela está a descansar e que dava tudo para que ela não estivesse a passar por este julgamento. Ele acrescenta que os pais estão sempre prontos para proteger os filhos e Sofia lembra que já não vê Vasco há muito tempo, denotando saudades. Manel conta que está sem emprego outra vez mas que não se vai deixar abater. Adelino chega entretanto a dizer que Matilde não quer comer e cumprimenta Manel. Sofia confirma que a filha acha que vai ser condenada e fica a pensar no que Manel acabou de lhe revelar.

Mariano desafia Beatriz para viverem juntos e ela adopta um lugar sedutor e, perante as soluções que ele apresenta, sussurra-lhe que devem alugar um apartamento, mesmo que seja pequeno, para estarem sozinhos e poderem ser barulhentos. Ele diz que está cada vez mais convencido.

Concha confessa à mãe que está apavorada com a perspectiva de vir a ser presa e começa a chorar. Lé beija a filha na testa, tentando convencê-la e convencer-se de que ela vai ser absolvida.

Acácio desconfia que Carlos pode ter dormido com Fátima mas a filha indigna-se e responde que ele é que já estava bêbado e não o viu sair depois de terem acabado o jogo de cartas. Sem se deter, Fátima insiste que está na altura de ele arranjar trabalho pois não pode estar a dormir no palacete sem pagar o quarto. Acácio afirma que Lé não se importa e que ela arranjou uma óptima patroa. Fátima não se deixa amolecer e sugere-lhe que monte um novo negócio com André ou que tente reaver a roda gigante. Acácio esquiva-se e responde que o irmão dela está sempre a despachá-lo ao telefone e que não consegue recuperar o equipamento porque tem dívidas ao fisco. Lé aparece nesse momento e perante o cenário que Fátima lhe apresenta relativamente ao pai, tem a ideia de que ele pode substituir Tomás nas reparações do palacete, já que ele anda agora mais ocupado com a escola de surf. Acácio e Fátima ficam radiantes.

Dulce encontra Carlos na cozinha a folhear revistas de viagens e, depois de o repreender por ter os pés em cima da mesa, sugere-lhe que façam uma viagem só de mãe e filho. Ele esboça um sorriso amarelo e confessa que estava mais a pensar ir com Fátima. Dulce vai para protestar mas acaba por se resignar e não dizer nada. Quem diz é Rita que ao vê-la na cozinha arma um escândalo, dizendo à nova cozinheira para se manter afastada daquela mulher, porque ela não é de confiança. Dulce afirma que quanto maior é a subida maior é a queda e adivinha que a de Rita vai ser grande. As duas trocam um olhar de ódio.

Isabel chega à Boheme e agradece a Teresa por terem concordado em vender-lhe a fábrica. Teresa responde que foi apenas Eduardo a desejar esse negócio e diz que lhe pode agradecer apenas a ele, sublinhando que até Salvador está contra. Isabel engole em seco e é salva pela aparição de Eduardo que a cumprimenta com dois beijos e a encaminha para o seu gabinete. Teresa comenta que ele não perde tempo e ele responde que isso é dinheiro. A irmã não se conforma e recolhe-se no seu gabinete com Simão, decidindo enviar um email à mãe, expondo-lhe a situação, enquanto comenta com o irmão que Eduardo está a aproveitar-se das fragilidades de Laura.

Xavier recebe a visita do seu advogado na cadeia e conta-lhe que a mãe da miúda que está a acusar o procurou para contar a verdade, mas garante que não abriu a boca. O advogado informa-o de que o dinheiro combinado já está na conta da companheira dele e Xavier pergunta com o que pode contar na leitura da sentença. O outro afirma que uma pena de cinco anos seria simpática uma vez que aceitou colaborar ao incriminar Matilde. Xavier assume que vai aguentar.

Matilde está apreensiva com a proximidade da hora em que vai saber se cumpre pena ou fica em liberdade. Salvador garante que esperará por ela se for presa. Matilde chora nos braços de Salvador, que a acarinha.

Concha também está muito nervosa e nem Acácio a consegue animar quando diz que vai pôr o vinho verde a gelar para festejarem a absolvição dela. Célia chega nesse instante depois de ter acompanhado a operação de Fábio que está no hospital e abraça Concha, transmitindo-lhe o seu apoio. Lé encaminha a filha para a saída do palacete, acompanhando-a ao tribunal.

Horácio e Artur comentam a operação de Fábio, cientes do que Célia deverá estar a sofrer com as suas queixas. Isabel chega nessa altura e irradia felicidade. A sós com Horácio conta-lhe que já assinou o contrato-promessa para a compra da fábrica e ele abraça-a, dizendo-se muito feliz com a notícia. Isabel pede segredo por enquanto, mas não resiste a confiar que tenciona aumentar os trabalhadores, quer nos salários, quer nas regalias. Horácio afirma que ela vai ser adorada por toda a gente.

Mariano prepara-se para ir assistir à leitura da sentença de Matilde e Concha mas aproveita para perguntar a Fátima se já alguma vez viveu junta com alguém, pois fez esse pedido a Beatriz. A notícia não é muito animadora, pois Fátima revela que da única vez que isso aconteceu não correu bem. Ao perceber que não devia ter dito o que disse, a cozinheira emenda a mãe e reconhece que também era muito nova na altura. Ele esboça um sorriso, agora menos preocupado.

Eduardo e Rita celebram a conquista do poder e ele afirma que é melhor que os irmãos se habituem a que agora é ele quem manda. Determinado, conta à namorada que o negócio para a venda da fábrica a Isabel já está em marcha. Ao aceder ao correio electrónico de Laura, verifica que ela recebeu um email de Teresa, questionando o facto de ela ter colocado Eduardo à frente da empresa. Ele responde em nome da mãe, dizendo que continua a confiar plenamente nela, mas que está na altura de deixar que Eduardo prove as suas capacidades na liderança da Boheme, pedindo a todos os irmãos que o ajudem em tudo o que ele precisar. Rita dispara que ele é o máximo e Eduardo diz que vai ligar ao médico do hospício para saber se está tudo a correr bem com a mãe. O responsável pelo estabelecimento psiquiátrico assegura que Laura está fortemente medicada e que, por isso. Os ataques de raiva diminuíram. O médico assegura que Eduardo não deve ficar preocupado com qualquer fuga de informação, pois o pessoal é de confiança. Ao fundo, Laura espreita o exterior, da janela da sua cela e bate com os punhos no vidro, com um ar furioso que encontra o olhar do médico, que lhe sorri.

Teresa mostra a Simão a resposta que recebeu da mãe ao email que lhe mandou. Os irmãos continuam a achar muito estranha a decisão de Laura em entregar o comando da empresa a Eduardo.

Ana ganha a corrida aos companheiros de treino de caiaque e Bruno partilha com grande cumplicidade a alegria por essa vitória, avançando mesmo que ela está preparada para competir e quem sabe, ganhar uns jogos paralímpicos. Ana fica apreensiva, mas também entusiasmada.

Lurdes avisa Rosa de que Horácio confidenciou a Jacinto que a sente diferente e insiste com a amiga que tem de tomar uma decisão antes que o marido descubra que ela tem outro homem. Rosa confessa que lhe falta a coragem para tomar uma posição.

Margarida conversa com Tomás e é surpreendida pela chamada de Filipe. Tomás pergunta-lhe se não atende e ela acaba por fazê-lo, fingindo que está a falar com uma antiga colega da faculdade.

Margarida e Alice preparam-se para almoçar no bar da praia e Gonçalo faz as suas sugestões, particularmente simpático. Quando ele se afasta para lhes confeccionar os pratos Margarida avisa Alice que Gonçalo está interessado nela. A amiga desvaloriza mas concorda que ele é giro.

Antes da leitura da sentença e ainda no corredor do tribunal, os advogados de Matilde e Concha explicam-lhes que a leitura pode ser longa e muito técnica, aconselhando-as a serem pacientes e a não deduzirem seja o que for, antes do final. Os advogados sublinham que mesmo que elas sejam condenadas, há sempre a possibilidade de recorrerem da sentença e de voltarem para casa até uma decisão final.

Pages: 1 2 3 4 5