“Sol de Inverno”: resumo de 3 a 9 de março

 153º Episódio 

Destaque: Matilde descobre estar grávida e fica perdida, sem saber como explicar a João maria que o bebé é de Salvador

Célia tem o bebé, mas não conta Fábio que a criança nasceu

Lídia passa por Artur e pisca-lhe o olho dizendo que ele, além de giro, trabalha bem. O rapaz fica convencido de que ela é a sua admiradora secreta e diz a Fábio que vai confrontá-la. O amigo está preocupado porque Célia não foi trabalhar e Artur diz que, segundo Horácio, ela teve uma enxaqueca. Fábio decide ligar-lhe e apanha a companheira a entrar para o táxi que a vai levar ao hospital para ter o bebé. Por insistência de Lé atende o telefone, mas esconde ao namorado que está prestes a dar à luz, fazendo-o acreditar que está tudo bem. Fábio desliga o telefone, nada convencido do que acabou de ouvir. Horácio aproxima-se deles com Teresa e Fábio fica satisfeito porque ela se lembra dele, aproveitando para voltar a falar à patroa das ideias que teve para o departamento de marketing. Horácio repreende Fábio, informando que a patroa apenas foi agradecer o empenho dos funcionários na nova coleção da Boheme. Ela acha graça a Fábio e até diz que vai tomar um café com as operárias e com eles, aproveitando a pausa que está a decorrer.

Sofia conta a Adelino e Beatriz que já viu os sapatos que desenhou e que está ansiosa por vê-los expostos nas lojas. Beatriz diz ao pai que já tem o creme de rosto que ele lhe encomendou e acrescenta que não foi barato. Ele desvaloriza e responde que isso significa que é bom. Sofia e Beatriz fazem notar que ele anda agora muito preocupado com a imagem e até fez uma limpeza no guarda-roupa. Adelino contrapõe que elas o criticam quando se desleixa ou quando se apruma. Agarra no creme e vai arrumá-lo no quarto enquanto as filhas começam a pensar que ele tem uma namorada. Sofia afirma que gosta de o ver assim. Joana aparece nesse instante e comenta que depois do que Sofia fez para arruinar o desfile da Boheme foi uma sorte não ser despedida. Sofia dispara que não acredita que Laura se vingasse nela. Beatriz adivinha com humor que Laura deve ter deitado fumo pelas ventas. Sofia e Beatriz riem-se com cumplicidade.

Vasco e Manel divertem-se com um jogo na consola. Laura vem da biblioteca e protesta por estarem a fazer imenso barulho. Manel pede desculpa pelo incómodo e conta que esteve ao telefone com o seu diretor comercial e que ele garantiu que os sapatos da Boheme estarão disponíveis em todas as lojas no dia seguinte. Teresa entra em casa nesse instante e confirma que esteve na fábrica e constatou a preocupação dos trabalhadores pelo falhanço do desfile. No entanto, confessa que os achou entusiasmados com a possibilidade de as vendas serem um sucesso. Laura manda Vasco desligar a consola e insinua que tem de ir fazer os trabalhos de casa. O miúdo obedece com prontidão e o pai concorda com Laura, levando Vasco para estudar. Teresa diz a Laura que não janta em casa e a mãe pergunta com desdém se ela vai jantar com o da ginástica. Teresa mostra-se incomodada e frisa que Vicente é o seu namorado. A mãe deseja que aquele entusiasmo acabe depressa e Teresa acusa-a de preferir vê-a sozinha. Laura alerta para o facto de as pessoas nem sempre serem o que parecem e Teresa argumenta com ironia que ela bem sabe do que fala.

Carlos tenta seduzir Rita na cozinha e ela decide provoca-lo ainda mais enrolando os dedos na sua gravata. Carlos começa a ficar excitado mas o momento é interrompido por Dulce que bate na janela com estrondo. O motorista vai abrir a porta à mãe que protesta por estar fechada. Rita diz que é para manter as visitas indesejáveis fora da cozinha e Dulce repreende Carlos, dizendo que viu bem o que eles estavam a fazer ali fechados, acrescentando que Fátima irá ficar muito contente se souber. Ele estranha que Dulce esteja a defender Fátima e a mãe afirma que a prefere a Rita preparando-se para a definir com um insulto. Rita alerta-a para o que vai dizer e Carlos prefere acabar com a discussão dizendo que vai lavar o carro. Dulce ameaça Rita e diz que lhe roubou a cozinha, mas não lhe roubará o filho.

Lé telefona para o palacete e põe as mulheres da casa em alvoroço, anunciando que Célia já deu à luz o seu bebé. Matilde chega naquele momento e pede a Concha para conversarem no quarto dela. Concha nota que a amiga está preocupada e pergunta-lhe se está tudo bem. Matilde responde que não sabe e, tirando um teste de gravidez da mala, confessa que está com um atraso de cinco dias e que não teve coragem de fazer o teste sozinha.

Salvador e Tomás conversam com Lúcia e revelam que têm tudo pronto para inaugurarem a escola de surf. Ela afirma que se depender dos seus filhos, não vão faltar alunos pois têm feito grande publicidade na escola. Margarida chega ao bar acompanhada por Alice e fica tensa ao ver Lúcia ao pé de Tomás. Garantindo à amiga que está bem, dirige-se a eles e cumprimenta o irmão, dando depois um beijo na boca a Tomás, vincando bem o gesto. Lúcia fica constrangida e retira-se. Salvador convida Alice para cantar na sua festa e ela fica entusiasmada, dizendo que vai avisar os outros elementos da banda.

Matilde faz o teste de gravidez e conta a Concha que está grávida. A expressão de ambas é de grande preocupação. Concha pergunta se ela está preparada para ter um filho de João Maria mas Matilde responde que o bebé não é dele, mas sim de Salvador, assumindo que não pretende abortar e que vai mesmo ter o filho.

Fábio fica indignado ao saber por Isabel que o filho já nasceu e pergunta zangado porque é que ninguém o avisou. Isabel responde que terá de fazer a pergunta a Célia e ele sai disparado para o hospital, dizendo que é isso mesmo que vai fazer.

Matilde dá uma desculpa a João maria para não irem ao cinema como tinham combinado. Tenta esconder a sua preocupação e elogia Beatriz quando a tia conta que está produzida para ir até ao bar da praia com Mariano. Sofia percebe que a filha não está bem e Matilde ganha coragem, contando que está grávida e que o filho é de Salvador. A mãe fica feliz com a perspectiva de ser avó e acarinha Matilde, prometendo estar sempre a seu lado e apoiá-la em tudo. Alerta no entanto que não é justo para João maria que não lhe conte que teve um deslize com Salvador quando já namorava com ele. Matilde assente que vai ter de conversar com o atual namorado.

Lé e Fátima tentam travar Fábio, evitando que ele entre no quarto de Célia para ver o filho mas ele consegue libertar-se. Ao chegar junto da mulher, ignora-a, pois só tem olhos para o bebé. Célia mostra-se arrependida por não o ter chamado, explicando que já não suportava a pressão que ele estava a exercer sobre si. A maravilhosa sensação de ser pai faz com que Fábio esqueça a desfeita, ainda mais depois de Célia permitir que ele pegue no menino.

Simão e Nuno vêem-se confrontados pela primeira vez com o facto de Camila ter uma família diferente. A menina conta que a professora arranjou pastas onde os meninos devem colocar os desenhos para depois oferecerem aos pais e às mães. Nuno concorda que devem alertar a professora para que Camila não corra o risco de se sentir diferente dos outros colegas. Simão recebe uma mensagem de Salvador a convidá-los para a festa de inauguração da escola de surf. Nuno fica agradado e diz que fecha a florista mais cedo para poderem ir com Camila até à festa, ciente de que ela vai adorar ir à praia.

Beatriz e Mariano trocam palavras carregadas de sentimento. Ele está nervoso e confessa que busca a melhor maneira de lhe perguntar uma coisa, assumindo que não fica confortável em zonas cinzentas e que gosta das situações todas muito bem definidas. Beatriz começa a ficar preocupada, mas ele lá ganha coragem e pede-lhe namoro. Ela suspira de alívio e faz notar que já namoravam na internet. Ele entende a resposta como um sim e avança para o primeiro beijo.

No palacete Lé comenta que Célia se portou muito bem no parto e as mulheres começam a falar da discussão que vai causar a escolha do nome do rapaz. Carlos aparece nessa altura e Fátima pergunta-lhe logo pela mãe. O motorista diz que veio sozinho e é imediatamente arrastado para o quarto com Fátima a leva-lo preso pela gravata. Quando chegam ao quarto ele ainda tenta explicar que Dulce parece estar a gostar dela, mas a sofreguidão de Fátima para fazerem amor é tão grande que só lhe permite balbuciar palavras quentes.

Vasco pede a Manel que o deixe passar mais tempo em casa dos avós, assumindo que também quer passar mais tempo com a mãe, com quem combinou que irá vê-lo surfar no dia seguinte. Manel mostra algum receio mas promete pensar no assunto. Laura é de opinião que ele deve permitir que o filho durma em casa dos avós, testando assim o estado de Ana.

Álvaro aparece de novo a Sofia e conversam sobre a gravidez de Matilde, concordando que a situação pode complicar-se quando salvador souber que vai ser pai, estando separado de Matilde. O diálogo é interrompido pela chegada de Beatriz que pergunta à irmã se estava a falar sozinha. Sofia disfarça e Beatriz anuncia feliz da vida que namora oficialmente com Mariano.

Matilde contempla o mar do interior do carro e chora, sem saber como lidar com a gravidez, nem como explicar a João Maria que Salvador é o pai do bebé. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6