“Sol de Inverno”: resumo de 3 a 9 de março

154º Episódio 

Destaque: Matilde acaba a relação com João Maria, mas não tem coragem para lhe dizer que está grávida e que o pai da criança é Salvador

Salvador vai à quinta convidar a família para a inauguração da loja de surf. Vasco fica excitado e Manel garante ao filho que vão marcar presença, depois de o ir buscar à escola. Thaís, entusiasta, assegura que não perde uma festa na praia e obriga Eduardo a concordar em ir também. Laura desilude Salvador ao dizer que tem muito trabalho e que, provavelmente não vai conseguir ir, Teresa reitera o seu apoio ao irmão e Margarida troca com ele um olhar cúmplice, quando diz que obviamente não poderia faltar. Margarida aproveita para revelar que namora com Tomás, o sócio de Salvador. Vasco confirma que ele é boa pessoa mas Laura não liga e mostra-se preocupada, pedindo à filha que não se deixe desrespeitar, sugerindo para desagrado dela, que Margarida se tornou numa rapariga fácil. Só não tem coragem de o dizer assim.

Ao pequeno-almoço, Matias sugere à mãe que o deixe e á irmã baldarem-se às primeiras aulas para irem surfar. Lúcia lembra que nunca permitiu tal coisa e não será agora que vai começar. Fátima manda-os ganharem juízo enquanto vai lá fora ver se a roupa está seca. Lúcia senta-se em frente aos filhos e pede desculpa por ela e por Vicente se terem separado pela segunda vez. Matias afirma que já esperava que as coisas não corressem bem, enquanto Violeta diz que preferia continuar a viver em casa do pai. Lúcia promete aos filhos que vai correr tudo bem. Matias e Violeta demoram um pouco a manifestar-se, mas acabam por dar um voto de confiança à mãe.

Benedita e Simão fazem uma pausa para tomarem um café. Ele revela que Camila está já mais integrada com a família e até mesmo na escola. A secretária mostra vontade de lhe oferecer um vestido e Simão confirma que Nuno não só não se oporá, como até agradece, assumindo que lhes é útil ter uma mulher a ajudá-los na tarefa de escolherem a roupa para a filha. Benedita acaba com a conversa, dizendo que Laura está de péssimo humor e ainda os despacha por vê-los sem fazer nada. No entanto, Simão faz notar que toda a gente devia esperar que Sofia se vingasse, depois de Laura lhe ter destruído a colecção de sapatos. Benedita faz notar que ninguém pode achar a sucessão de factos uma coincidência, enquanto Simão deseja que ambas fiquem por ali.

Ana revê algumas fotografias de Vasco e emociona-se, arrependida de ter colocado a vida do filho em perigo e temendo ser vítima de outro ataque de demência que não consiga controlar. Rosa sente pena da filha e acha que o filho sempre a amará.

Jacinto e Lurdes divorciam-se oficialmente mas vivem uma despedida emocionada à porta da conservatória. Ambos concordam que estarão sempre unidos por causa de Artur e que o filho herdou o melhor de cada um.

Horácio vê um sapato feito por Artur e faz-lhe um elogio, dizendo que por pouco não começava a dar aulas às gaspeadeiras. Lídia envergonha Artur dizendo que isso queriam elas. Fábio aparece de garrafa de espumante numa mão e copos de plástico na outra e anuncia, para espanto de todos, que já é pai. Horácio autoriza o brinde e Fábio confessa que não está a ser fácil escolher o nome do bebé, mas avisa que isso não é problema para não oferecerem as habituais pulseiras em ouro, onde depois mandará gravar o nome do filho. O brinde à saúde do filho de Célia e Fábio é feito com grande entusiasmo.

Mariano não esconde a sua felicidade e considera que está a viver com Beatriz um amor adolescente. Matilde esconde ao amigo o que se passa consigo e saúda o facto de ele e a tia se terem finalmente entendido. Concha chega à livraria no preciso momento em que Mariano sai para se ir encontrar com a namorada. Matilde confessa à amiga que ainda não teve coragem para contar a João Maria que está grávida de Salvador e também que já não sabe com qual deles quer na realidade ficar.

Tomás e Salvador brindam com água ao seu negócio, felizes por terem conseguido o apoio que lhes valeu uma carrinha para transportarem os alunos da escola de surf. Os dois sócios concordam que têm de ir ao bar da praia brindar com uma bebida a sério.

João Maria procura Matilde na livraria, desconfiado pelo facto de sentir que ela não quer falar consigo. Fica estupefacto quando lhe agarra no rosto e percebe que ela está em lágrimas. Matilde decide que têm de acabar tudo, pois já não faz sentido continuarem juntos. João Maria não encontra uma explicação lógica para a atitude de Matilde e acha que ela está a acabar com ele por ainda sentir algo por Salvador. Ela nega mas sem convicção e sem coragem de dizer que está grávida do ex-marido, pois não quer magoar ainda mais João Maria. Este prepara-se para sair, quando Mariano regressa à livraria. Assim que percebe que algo se passa, faz menção de se ir embora mas quem sai é João Maria, magoado por ter ficado sem namorada.

Laura encosta Joana à parede e faz-lhe um teste, acusando-a de ter sido ela a colocar no desfile ao mala que supostamente conteria uma bomba, estragando assim o desfile da Boheme. Joana fica em pânico, mas tenta a qualquer custo comprovar que tem álibis suficientes. Laura manda-a reunir o nome de todos os convidados, para tentar descobrir quem a terá atacado.

Joana sai do gabinete e pede a Benedita que a ajude a reunir o que precisa. A secretária fica em pânico ao perceber que Laura está a investigar gente ligada ao desfile, temendo que ela descubra que foi ela a sabotar a Boheme,

Teresa brinca com Simão dando ideia de que não acha particular graça aos novos sapatos que ele desenhou mas assim que percebe que o irmão está a começar a ficar triste, deixa cair a máscara e reconhece que nunca viu desenhos assim. Ele fica animado e é animado que pergunta se ela não vai à inauguração da escola de surf. Ela confessa que ainda não está preparada para enfrentar Lúcia, Matias e Violeta. Já Simão diz que está cada vez mais apaixonado por Camila e que Nuno também está feliz e a sair-se bem no papel de pai.

Na florista, Nuno recebe uma chamada de Rosa que está eufórica, contando que Ana está a fazer progressos e foi muito elogiada pelo professor de natação. Fica combinado que hão-de visitar Camila e Ana pergunta à mãe se foi ela a ligar ao irmão ou o inverso. Rosa faz ver que isso não tem qualquer importância e afasta qualquer ansiedade que a filha possa estar a sentir, lembrando que as crianças fazem sempre muitas perguntas.

Lurdes comenta com Lé o que lhe custou a separação de Jacinto, mas também reconhece que ela foi útil para perceber que não precisa de um homem para ter a vida organizada. Artur faz uma surpresa à mãe e aparece no palacete. Ela desvaloriza a separação e diz que ele não teve qualquer quota-parte nisso.

Após duras negociações, Fábio e Célia decidem chamar Diogo Crispim ao filho.

A festa de inauguração da escola de surf é um êxito. Salvador regista as presenças de Margarida e Thaís, que arrasta consigo Eduardo e o obriga a felicitar o irmão. Margarida faz ver a Lúcia que Tomás é sue e não dela. Salvador apenas de desilude pelo facto de Teresa e Laura não estarem num momento tão importante para si. Simão e Nuno mostram-se empenhados em oferecerem um fato de surf novo a Vasco, mas ele quer apenas que lhe arranjem uma corda que prenda a prancha ao pé. Simão estranha o nome que aquela peça tem e brinca, dizendo que vai ter de tirar um curso para começar a entrar naquele vocabulário.

Andreia volta a consultar o tarólogo e, desta vez, recebe boas notícias. David garante-lhe que se quiser ficar com Eduardo, não será Thaís a impedi-la. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6