“Sol de Inverno”: resumo de 3 a 9 de março

155º Episódio 

Destaque: Vasco desobedece e Laura e diz que ele e Manel vão ficar pouco tempo lá em casa, até porque o pai gosta de Sofia e não dela. Laura perde a cabeça e dá um estalo a Vasco, ameaçando colocá-lo num colégio interno se continuar a desafiá-la. O miúdo fica aterrorizado e foge de casa

 Adelino entra na sala tentando não fazer barulho, pensando que Sofia dorme. A filha diz que está acordada mas com uma terrível dor de cabeça. O pai insiste que ela deve consultar um médico por andar assim já há algum tempo mas Sofia desvaloriza o caso, pensando que não será nada de preocupante.

Joana analisa com Laura a lista de convidados para o desfile da Boheme e confessa que não conseguiu descobrir quem possa ter boicotado o evento. Laura afiança que na maior parte das vezes o perigo vem de onde menos se espera.

Simão e Nuno conversam com Manel sobre a experiencia de serem pais de Camila, depois de a menina ter pedido para ir ver as pranchas que estão expostas para a festa de inauguração da escola de surf. Nuno comenta com Manel o facto de Ana desejar passar mais tempo com Vasco e o ex-cunhado diz que vai pensar em deixar o filho mais vezes com a mãe. Teresa elogia o trabalho de Salvador, afirmando que está convencida do sucesso da escola só pela fachada. Tomás brinca e destaca o seu empenho para a imagem da sociedade. Quando Vicente chega ao espaço, aproxima-se de Teresa e troca um beijo discreto com ela. Vasco que esbarra em Eduardo quando vai comprar um gelado, é repreendido pelo filho mais velho de Laura mas ainda vê o beijo entre Teresa e Vicente. Quando chega perto de Matias e Violeta, aparece com uma cara estranha a Violeta e Matias, dizendo que já lhes conta o que acabou de ver.

Mariano toma chá com Beatriz no palacete e cumpre os rituais do ato como se fosse um oriental. Lé chega e fica surpreendida quando mariano lhe apresenta Beatriz como sua namorada. Fátima, sempre exuberante, consegue envergonhar o casal com as suas considerações, começando por dar uma palmada nas costas de Mariano, que quase lhe arranca os óculos da cara.

Já em casa, Simão combina com Nuno que se encarregará do banho de Camila, enquanto ele encomenda a comida para jantarem, uma vez que está demasiado cansado para cozinhar. O namorado confessa-se animado pelos progressos que Ana tem revelado, sentindo-a mais preparada para voltar a estar com Vasco. Ainda no rescaldo da festa de inauguração da escola de surf, Simão confirma que Teresa não estava muito à-vontade porque Lúcia ainda não sabe que a irmã é a namorada de Vicente.

Lúcia, por sua vez, é apanhada de surpresa quando Matias e Violeta lhe contam que Vasco viu Vicente a beijar Teresa na festa. Lúcia sente dificuldade em explicar aos filhos se foi essa a razão que a levou a separar-se do pai pela segunda vez.

Vasco contraria Laura quando insiste em entrar na biblioteca a pingar água, depois de ter ido dar um mergulho na piscina. O miúdo quer ver o final dos treinos da fórmula um na televisão e não respeita a ordem para ir tomar banho, dizendo que quem manda nele é o pai e que não devem ficar por ali muito tempo, pois de quem o pai gosta é de Sofia e não dela. Laura perde a cabeça e dá um estalo a Vasco, ameaçando que o põe num colégio interno. O miúdo sai aterrorizado para o quarto e nem para quando passa por Manel e Teresa, que percebem a razão de ser do rasto de água que está no chão. Laura aparece vinda da biblioteca e esconde que acabou de bater em Vasco, dizendo que aquilo é coisa de crianças.

Sofia lamenta que Matilde tenha acabado o namoro com João Maria mas a filha assume que não tinha outra saída, considerando que não seria justo obriga-lo a aceitar o facto de ele esperar um filho de Salvador. Sofia acha que ela devia, mesmo assim, ter dado a João Maria a hipótese de escolher. Matilde diz que só Concha sabe da sua gravidez mas que quer contar ao avô Adelino e à tia Beatriz. No entanto, por não confiar em Joana, vai pedir a todos que não contem à prima que está à espera de um filho. Ao saber que Sofia continua com dores de cabeça, Matilde põe a mãe entre a espada e a parede, dizendo que se não marcar consulta para o médico, marcará ela.

João Maria vai ao palacete falar com Concha, na esperança de que a melhor amiga de Matilde conte porque é que ela terminou tudo com ele. Concha resiste a contar a verdadeira razão da separação e diz apenas que Matilde deve ter chegado à conclusão de que avançaram depressa demais e que não estava preparada para uma nova relação. João Maria conclui que Matilde ainda não esqueceu Salvador, compreendendo que Concha não queira trair a confiança da amiga.

Tomás exulta com o número de inscrições que já registam no site da escola de surf e Salvador recebe uma mensagem de Alice a desejar sucesso. Tomás brinca com ele, constatando que as miúdas já começam a rondar e que Salvador está ansioso por uma saída a quatro. Ele assegura que não está para aí virado mas Tomás defende que ele não deve negar uma ciência que desconhece. Salvador ri.

Margarida limpa a pele de Teres com os produtos de beleza da sua loja e vai falando da sua recente relação com Tomás, interrogando-se se estará à altura do namorado. A irmã afirma que o surfista está com ela porque quer e acaba por falar da sua própria insegurança relativamente ao seu namoro com Vicente, pois se ele lhe escondeu que era casado e com filhos, traindo a mulher, poderá fazer o mesmo consigo. Margarida afirma que vai ter de estar atenta a Lúcia, não vá ela interessar-se outra vez por Tomás. Por seu turno, Teresa interroga-se se Matias e Violeta a vão aceitar bem como namorada de Vicente. Margarida mima a irmã, abraçando-se a ela ao mesmo tempo que lhe atribui o estatuto de irmã mais fofa do mundo. Teresa agradece o elogio, reconhecendo que estava a precisar.

Pela manhã, Laura está a tomar o pequeno-almoço quando Manel surge desorientado a dizer que Vasco desapareceu, levando consigo uma mochila contendo algumas roupas. Laura precipita-se com Manel para o jardim e ambos perguntam a Jacinto se viu o rapaz. O jardineiro confirma não ter dado conta da sua presença e vai, por sugestão de Laura, procurá-lo nas cavalariças. Manel vai para o carro mas, antes de arrancar, repara num bilhete de Vasco que diz apenas “pai, vou gostar sempre de ti”. Lura fica pasmada e Manel em choque, balbuciando que Vasco fugiu mesmo de casa.

Sofia acolhe Vasco em sua casa e tenta perceber o que é que ele tem na mochila. Ao perceber que ele está atemorizado, consegue convencê-lo de que o melhor é avisarem o pai, pois Manel deve estar muito preocupado com o seu desaparecimento. Matilde, nervosa, agarra no telemóvel e afasta-se para telefonar a Manel, enquanto Sofia mima Vasco com o pequeno-almoço, deixando-o feliz por se lembrar que ele adora leite com chocolate.

Na mansão dos Aragão, a desorientação impera. Margarida, Teresa, Laura e Thaís não escondem a sua preocupação, sem sinais de onde poderá estar Vasco. Manel sai desesperado da biblioteca, de telefone na mão e sem qualquer indicação sobre o paradeiro do filho. Quando decide que o melhor é ligar à polícia, recebe uma chamada de Matilde a avisar que Vasco está bem e em casa de Sofia. Teresa fica surpreendida, Margarida aliviada e Laura disfarça a sua irritação. Manel sugue para fora de casa para ir buscar o filho. Laura faz menção de o acompanhar mas Teresa detém a mãe discretamente. Thaís pergunta se Sofia é uma amiguinha da escola de Vasco, mas o esclarecimento de Teresa faz com que perceba que acabou de ser inconveniente. Laura esforça-se por conter a raiva e Teresa afirma que o importante é perceber o que é que levou Vasco a tomar aquela atitude. A mãe diz que ele quer é chamar a atenção, escondendo que foi ela a responsável pela situação quando lhe bateu.

Eduardo está na cozinha com Rita e farta-se de lhe elogiar o trabalho, ao mesmo tempo que usa um discurso meloso para seduzir a empregada. Thaís interrompe a conversa para avisar que Vasco já foi encontrado e fica irritada por perceber que o namorado e a cozinheira estão demasiado próximos para o seu gosto. Rita não se incomoda e parece não temer o olhar que Thaís lhe lança.

Matilde, tentando que Vasco não se aperceba, sinaliza a Sofia que não pode esperar mais pela chegada de Manel e diz que Concha a acompanhará à consulta de obstetrícia. Beatriz aparece nesse instante e estranha que a sobrinha vá ao médico, obrigando-a a justificar que vai a uma consulta de rotina, pedindo desculpa por não ter avisado que não lhe pode dar boleia até ao trabalho. A tia desvaloriza e responde que vai com Joana.

Sofia tenta perceber porque é que Vasco fugiu de casa mas só consegue que ele responda que estava com saudades dela e que gostava muito mais da época em que viveram os três juntos. Ele, ela e Manel. Sofia sente alguma dificuldade em explicar ao miúdo porque se afastou do pai dele, mas enfatiza que Manel está agora com Laura e por isso se cruzam menos vezes. Vasco afirma que isso não é razão para não serem amigos. Manel chega nesse instante e gera-se um momento de constrangimento. Vasco pede ao pai que não lhe grite e ele abraça o filho, mais com vontade de perceber a razão da sua fuga do que de castigá-lo.

Horácio comenta com Rosa a fuga de Vasco e a avó estranha a atitude do neto. O marido lembra que Ana fugia muitas vezes mas Rosa faz distinção entre os dois, pois Vasco nunca foi rebelde. Ana vem preparada para sair para a natação e pergunta de quem estão a falar. Os pais escondem-lhe que se trata de Vasco e Rosa encaminha Ana para saírem todos juntos.

Simão conta a Nuno que Salvador lhe disse que Isabel ainda está sem trabalho e que, embora não se sinta na obrigação de ajudar, perguntou se ela não poderia ser uma boa aquisição para a florista. Simão acha que se fosse consigo não seria tão simpático mas deixa Nuno à-vontade para tomar uma decisão, até por que o pai sempre lhe deu excelentes referências do trabalho de Isabel na fábrica. Camila deixa Simão e Nuno comovidos ao oferecer-lhes um desenho em que os representa como seus pais, com ela ao seu lado.

Manel pede a Vasco que nunca mais lhe pregue um susto igual e o filho pede-lhe desculpa. Vasco reaje mal quando o pai decide que está na hora de voltarem para casa, dizendo que não quer ir. Manel sugere então um passeio pela praia e o rapaz vai buscar as suas coisas mais satisfeito, convidando Sofia para os acompanhar. Ela desculpa-se e diz que tem uma reunião. Manel confessa em surdina a Sofia que não sabe porque é que o filho fugiu e ela responde que são coisas que acontecem. Depois de eles saírem, Sofia volta a sentir dores de cabeça e toma um comprimido.

Vicente vai ao bar da praia devolver uns cadernos de que os filhos se esqueceram na sua casa. Lúcia recebe mal o ex-marido e estranha que ele se preocupe com estas coisas agora. Vicente assume que quer ter uma relação pacífica com ela apesar da separação, mas Lúcia continua a tratá-lo com frieza e ironia, revelando que os filhos já lhe contaram que ele está muito bem e com namorada nova.

Manel conversa com Vasco na praia e tenta perceber o que o levou a fugir da quinta mas o filho insiste em dizer que apenas sentiu saudades de Sofia. Manel aceita a explicação, principalmente porque Vasco não se recusa a regressar a casa de Laura, embora o pai lhe sugira que voltem a morar no antigo apartamento.

João Maria não se conforma e procura Matilde na livraria, implorando que lhe explique o que fez para que ela tivesse acabado o namoro com ele. Matilde tenta resistir mas acaba por contar que está grávida e que o bebé pode ser de Salvador. João Maria recebe a noticia como um murro no estômago e fica de tal forma aturdido que apenas tem forças para se ir embora, mal ouvindo o pedido de desculpa de Matilde por tê-lo magoado. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6