“Sol de Inverno”: resumo de 30 de dezembro a 5 de janeiro

94º Episódio

Luís percebe que lhe estão a montar uma armadilha e não recolhe o dinheiro que Margarida deixou no local combinado

Joana lê um email que a mãe está a escrever para o seu amigo da internet em que diz quer a filha tem um feitio complicado. Joana discute violentamente com Beatriz, fazendo-a chorar convulsivamente.

Luís passa lentamente no seu carro junto à papeleira onde Margarida deixou o dinheiro mas só para mais à frente, num local onde não pode ser detectado. De longe apercebe-se da presença de um dos agentes da Polícia Judiciária e murmura um insulto contra Margarida, concluindo que ela o denunciou. Luís arranca lentamente com o carro e desaparece sem que os agentes vejam.

Gabriel sai do gabinete de Laura e Benedita pede-lhe que resolva um problema no computador, já que não consegue imprimir documentos. A secretária procura saber o que é que a patroa lhe queria e fica intrigada quando ele revela que não foi chamado para resolver qualquer problema informático. Benedita convida o colega para almoçar com ela, na expectativa de saber mais.

Adelino confessa a Sofia que está farto de estar em casa e decide colocar o rapaz que partilha o táxi a conduzi-lo apenas no período da noite. Sofia recebe uma chamada da diretora de marketing da empresa que lhe faz queixas do comportamento de Joana. Adelino exclama que a rapariga nunca mais tem juízo e Sofia responde que vai ter de falar com a sobrinha, pois ela tem de aprender a respeitar as pessoas. A designer despede-se do pai e diz que vai à Boheme entregar mais alguns desenhos, aproveitando para impor a sua presença.

Mariano coloca um cartaz na montra da loja de Beatriz a dizer “Proibida a entrada a gordas”. Algumas clientes passam pelo pronto-a-vestir e ficam indignadas Mariano ri e Beatriz fica furiosa, amachucando o cartaz. O livreiro diverte-se e diz que ela já devia estar à espera da sua resposta à partida que ela lhe pregou. Beatriz ameaça que se for despedida por causa do cartaz lhe queima os livros todos.

Rosa vai à livraria e compra um livro. Mariano aconselha-a a inscrever-se no workshop de escrita criativa que está a organizar.

Fátima cantarola enquanto faz uma salada e Lé dá-lhe os parabéns pela forma como ela reagiu quando se cruzou com Carlos no bar da praia. Fátima reconhece que está a ser difícil esquecê-lo, mas não perdoa que a tenha enganado. Concha regressa de uma reunião com um operador turístico e conta á mãe que o encontro não correu bem. Lé sugere que a gestão do hotel continue como estava mas a filha pede-lhe que ao menos a deixe tentar fazer uma gestão à sua maneira. Concha fica incrédula quando se apercebe que Lé e Fátima estão de saída para o bar da praia, carregadas com alguns eletrodomésticos, dizendo que vão ajudar Lúcia a pôr o bar em ordem, depois do assalto que foi feito.

Lúcia chora inconsolável por ter ficado particamente sem nada depois do bar ter sido assaltado e culpabiliza-se pelo que tem acontecido de mau na sua vida. O desânimo é notório pois não acredita que a polícia consiga apanhar os ladrões. Tomás abraça-a com carinho e Vicente fica cheio de ciúmes ao ver aquela cena quando chega. No entanto acaba por não reagir e cumprimenta a ex-mulher com um beijo, entregando-lhe uma liquidificadora e dizendo que tem algum dinheiro de parte que lhe pode dar para ela substituir alguns dos equipamentos roubados. Fátima e Lé entram no bar para ajudar e todos deitam mãos ao trabalho para reabrir o estabelecimento ainda durante a tarde. Lúcia fica um pouco mais animada.

Simão conversa com Nuno e diz que é um risco mudar a estratégia que estava definida para a Boheme. Nuno estranha que Sofia tenha esse poder mas o namorado esclarece que ela pode fazer o que quiser, pois conta com o apoio de Andreia. Simão muda de assunto e confessa a sua preocupação por não ter notícias de Teresa e Margarida.

Teresa agradece ao advogado por ter acompanhado a tentativa de captura do chantagista de Margarida. Esta critica a polícia mas a irmã faz-lhe ver que se o criminoso não apareceu, ninguém tem culpa. Margarida está desesperada e teme que o vídeo seja tornado público. Quando se encaminha para o quarto, cruza-se com Rita. Teresa pede à empregada que lhe leve uma torrada diz que vai estar na biblioteca. Dulce atende um estafeta que bate à porta e lhe entrega uma encomenda para Laura.

Sofia diz a Benedita que vai sair e a secretária avisa-a de que têm de falar. Manel chega nesse instante e troca palavras azedas com Sofia, que o acusa de se ter vendido por pouco a Laura. Ele lembra que lhe pediu para reatarem e que foi ela quem recusou. Sofia é ainda mais cruel e afirma que só o facto de imaginar que ele já foi para a cama com Laura lhe dá nojo.

Manel entra no gabinete de Laura ainda incomodado com a discussão que acaba de ter. Ela, pelo contrário, fica feliz por vê-lo e dá-lhe um beijo. Manel conta que se cruzou com Sofia e Laura afirma que a presença dela na empresa a deixa nervosa. Manel pede-lhe que assine um cheque de que necessita e Laura convida-o para jantar lá em casa, pois pretende evitar que as conversas à mesa se centrem no aparecimento do telemóvel de Eduardo, temendo que os outros filhos alimentem falsas esperanças de que o irmão esteja vivo.

Inês ouve com preocupação Luís contar que quando foi recolher o dinheiro que Margarida tinha deixado no local combinado, percebeu que a polícia estava à sua espera. Inês quer desistir de tudo com medo de ser apanhada mas ele garante que vai até ao fim e revela que já enviou um DVD a Laura para comprometer Margarida. Sem se deter, ordena em tom de ameaça a Inês que se mantenha calada. A rapariga fica com medo do que Luís possa fazer.

Vicente observa a desenvoltura com que Fátima atende os clientes no bar e repara na satisfação com que eles a olham, aproveitando o momento para dizer a Lúcia que era preferível tê-la contratado em vez de Tomás. Lúcia nem presta bem atenção, confessando que tem de pedir a Lé que a deixe ficar mais um mês no palacete, uma vez que ficou sem condições para se mudar, depois do assalto ao bar. Vicente oferece a sua casa, uma vez que estão de novo juntos. Lúcia lembra que tem de falar com os filhos sobre isso e o ex-marido propõe que o façam juntos. Ela fica agradada com a sua disponibilidade, mas assume que tem de falar sozinha com Matias e Violeta.

Matias confessa que está preocupado com o facto de os pais ficarem de novo juntos, porque receia que se zanguem outra vez, fazendo-os passar por outra separação. Violeta acredita que desta vez isso não vai acontecer. Vasco conta que chegou a desejar que os seus pais se reconciliassem mas que hoje já percebeu que isso é impossível, certo de que já não gostam um do outro.

Lé diz a Tomás que quer que ele volte a morar no palacete e deixa-o à-vontade, garantindo que vai tratar do assunto com Concha. Tomás agradece o gesto da amiga.

Isabel conversa com Horácio e fica desagradavelmente surpreendida ao saber que jacinto se entregou ao álcool para esquecer os problemas financeiros Entretanto repara que Célia não está no seu posto de trabalho e vai descobri-la no balneário feminino. Célia acaba por confessar que está preocupada pelo facto de ainda não conseguir envolver-se na intimidade com Fábio, temendo que ele se farte de esperar. Isabel garante-lhe que o rapaz será paciente, pois gosta mesmo dela. Célia também se mostra preocupada com a ida a tribunal para representar o avô de Mariano. Isabel aconselha-a a tratar primeiro do processo e depois de Fábio.

Rosa conta a Ana que está a pensar fazer um curso de escrita para se entreter e a filha aprova a ideia. Rosa vinca que não tenciona tornar-se escritora, mas também não descarta fazer um livro para os netos, referindo-se a Vasco e à criança que Nuno pretende adoptar. Ana acha que o irmão tem condições para ter uma criança mas a mãe diz que é melhor que o pai não as ouça, senão fica a ferver. Ana diz que está farta das embirrações do pai e ameaça responder-lhe á letra. Rosa elogia o facto de ela ter permitido que Manel fosse levar o filho à escola e Ana aproveita para mentir, dizendo que não pode privá-lo do contacto com o pai. Perante a curiosidade da mãe, continua a enganá-la e afirma que lhe tem feito muito bem conversar com o psicólogo. A mãe aconselha-a a arranjar um namorado mas Ana diz que não está interessada.

Horácio visita Jacinto que diz estar farto da vida que tem, magoado por ninguém lhe dar emprego. O amigo aconselha-o a não se entregar à bebida e testemunha o desprezo com que Lurdes trata o marido. Jacinto confessa a Horácio que também já não suporta a mulher.

Artur percebe a atrapalhação de Tomás para atender os clientes no bar e vai ajudá-lo atrás do balcão. Numa das mesas, Carlos pergunta a Fábio como foi a sua noite com Célia e mal acredita quando ele conta que nada de especial se passou.

Lúcia conta aos filhos que está disposta a dar mais uma oportunidade ao pai e fazer uma tentativa para morarem outra vez todos juntos. Violeta acredita que desta vez as coisas vão resultar mas Matias acha que vão acabar por separar outra vez, pois a mãe afirma que não pode prometer nada.

Mariano começa a entrar em pânico depois de falar com o avô, temendo não conseguir fazer-se passar por advogado. Lé dá-lhe coragem e o livreiro pressiona Célia para reverem o processo, assim que ela chega.

Joana trata mal a mãe depois de ler um email que ela está a escrever dizendo que a filha tem um feitio complicado. Joana acusa a mãe de ter uma vida desinteressante por ser medricas e acrescenta que se não fosse a tia a meter dinheiro em casa, estariam a viver num buraco. Adelino vem de dentro e grita para a neta que se acabou a discussão. Joana diz que com firmeza que acabou mesmo e vai apressada para o seu quarto. Beatriz chora desesperada, consolada pelo pai.

Andreia recebe de Sofia a chave do apartamento que ela lhe alugou e admira o espaço. Depois de estar sozinha lia a Luís e diz-lhe para subir.

Ignorando que Inês faz parte do esquema de chantagem que tem sofrido, Margarida conta-lhe que a entrega do dinheiro correu mal e que a polícia não conseguiu apanhar o bandido. Inês também fica a saber que foi Teresa quem envolveu a polícia no caso.

Laura conta a Teresa que está a namorar com Manel e fica aliviada porque a filha assume de imediato o apoio à relação da mãe. Laura aproveita para lhe pedir ajuda para contar aos irmãos e Teresa afirma que eles também vão ficar contentes com a revelação.

Dulce entra na biblioteca e entrega a encomenda que recebeu. Laura fica intrigada e chega-se ao computador para ver o DVD que lhe enviaram. 

Pages: 1 2 3