“Sol de Inverno”: Resumo de 7 a 13 de julho

258º Episódio

 

Destaque: Laura digere a bomba que foi a notícia de que Margarida foi sexualmente abusada pelo pai. Quando chega a casa, pede desculpa á filha por não ter percebido o que se passava.

Laura recebe a notícia de que Margarida sofreu abusos sexuais impostos pelo pai e culpabiliza-se por não ter percebido a tragédia que se desenrolava mesmo debaixo do seu teto. O psicólogo afirma que a única forma de lidar com o problema é continuar a terapia com Margarida.

Teresa procura Sofia para saber o que se passou para ela cancelar a parceria entre a Mood e a Boheme. Sofia afirma que Laura deu mais uma prova de que não é de confiança e acrescenta que deve ser ela a contar o que se passou.

Laura regressa a casa, ainda agoniada depois de ter conversado com o psicólogo de Margarida. Marisa conta que ela está na biblioteca a ler e Laura precipita-se ao encontro da filha. Sem rodeios, conta que esteve a falar com o médico e pede desculpa por não ter percebido que o pai abusava dela. Margarida está cabisbaixa e não consegue disfarçar a vergonha que sente.

Teresa conta a Simão a conversa que teve com Sofia e que ela preferiu que seja Laura a contar o que se passou para que tenha acabado com a parceria que tinham. Simão acha que Sofia está com a mania da perseguição mas Teresa diz que a história está mal contada e assegura que vai falar com a mãe. Nuno e Camila surpreendem Simão e vão ter com ele à Boheme para o convidarem para jantar fora. Ele fica feliz com a iniciativa da filha e do companheiro.

Rosa conversa ao telefone com Ana e anima a filha para a consulta que ela vai ter nesse mesmo dia em Paris. Depois de desligar, Rosa comenta com Adelino que também eles deviam ir a Paris mas ele diz que preferia ir à Madeira. Aproveitando a disposição dele, Rosa vai buscar um catálogo com vários cruzeiros que podem fazer. Adelino conta que tem um almoço de amigos e ela fica um pouco desapontada por não poder acompanhá-lo, uma vez que é só para homens. Como compensação, Rosa contrapõe que vai marcar uma viagem e ele aceita a sua decisão com algum entusiasmo.

Mariano faz exercícios no ginásio de forma atabalhoada e é salvo por Acácio quando está quase vencido por uma barra de pesos que está a levantar. O pai de Fátima conta que também vai passar a treinar, a conselho do homeopata. Andreia passa por eles e Acácio devora-a com o olhar. Ela não gosta e pergunta se precisam de algo. Mariano intervém, impedindo Acácio de agravar a situação.

Laura procura Sofia e diz-lhe que precisa de falar com ela sobre um assunto que envolveu Francisco, confessando estar a viver o pior dia da sua vida. Sofia não se comove e manda-a embora, atirando-lhe à cara que é a responsável por todo o mal que tem sofrido. Laura não adianta mais nada sobre o assunto que a levou ali mas insiste que a coleção de sapatos deveria ser lançada e suplica pela sua amizade. Sofia não transige e Laura vai embora destroçada a dizer que gosta muito dela.

Morais vai ter com Andreia ao ginásio e conta-lhe que Laura o contratou para descobrir como é que Sofia soube do suborno ao laboratório. O detetive assegura que a empresária não sonha que eles estão por trás de tudo e revela que vai acusar a médica de ter contado toda a verdade a Sofia. Andreia repisa que têm de lhe arrancar mais dinheiro e Morais alerta para o facto de não poderem dar-lhe todas as informações que têm ao mesmo tempo.

Isabel comunica com pesar ás gaspeadeiras da fábrica que a coleção da Mood e da Boheme já não vai para a frente e Lurdes, sem se comover, dispara que assim é melhor, pois os novos funcionários ainda não têm formação e por isso a produção cairiam toda em cima delas. Isabel opta por não promover mais discussões e dá ordem para que voltem ao trabalho. Horácio segue Isabel e esforça-se por lhe dar algum conforto. Artur aparece entretanto e o encarregado deixa-os a sós. Artur percebe que Isabel está muito fragilizada e ela confessa a sua insegurança ao perguntar-lhe se ele também acha que ela lhe está a destruir a vida, já que é isso que a mãe dele pensa. Artur desvaloriza a embirração de Lurdes e aceita jantar com Isabel para conversarem melhor sobre a sua gravidez.

Mariano tenta arrumar um livro que cai de uma das prateleiras da livraria mas não consegue resistir às dores que o treino no ginásio lhe provoca. Manel aconselha-o a não exagerar mas o livreiro afirma que no dia seguinte tem de estar preparado para vencer Acácio na bicicleta, pois a vergonha seria imensa se não conseguisse.

Acácio oferece um pote de mel biológico a Lé que fica muito contente com aquela atitude, embora sem perceber a atrapalhação dele e o facto de estar a tentar conquistá-la. Lé repara que Acácio ainda se coça e oferece-se para o ensinar a meditar, pois ele reconhece que a concentração ajuda a que não sinta comichão. A conversa corre bem ao feirante e ele desafia Lé, sempre com segundas intenções, para jogarem uma partida de bowling.

Beatriz faz sala a Rosa e Adelino enquanto Sofia não chega para o jantar. Rosa conta que Ana está em Paris com a esperança de integrar um ensaio clínico que pode fazer com que volte a andar. Beatriz saúda a novidade e Rosa acrescenta que já marcou a viagem que ela e Adelino vão fazer à Madeira. Ele não mostra grande entusiasmo e quando a namorada se ausenta para ir à casa de banho, pede ajuda à filha para demover Rosa, queixando-se de que ela não é capaz de estar quieta. Beatriz ri e diz que ele tem sorte em ter encontrado uma mulher como Rosa. O pai entra na brincadeira, também divertido.

Isabel ganha coragem e conta a Artur que esta não é a sua primeira gravidez e que há muitos anos teve um filho que teve de dar para adoção. Medindo cada palavra e exibindo uma angústia que não consegue disfarçar, Isabel revela que é a mãe biológica de Salvador, bem como toda a história que envolveu o seu nascimento. Artur fica em choque mal conseguindo articular uma frase.

Sofia conta a Matilde que Laura a procurou novamente e que ela está completamente louca, querendo que sejam amigas depois de ter voltado a enganá-la. Salvador chega entretanto e fica irritado por perceber que elas se calaram repentinamente. Matilde acalma-o inventando que a mãe veio visitar Clarinha. Depois de Sofia ir embora, Matilde confessa que já sabe porque é que a mãe quebrou a parceria com Laura, mas pede-lhe que fale com ela para saber as razões de mais um desentendimento entre ambas. Salvador fica mais satisfeito e promete conversar com Laura. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6