“Sol de Inverno”: Resumo de 7 a 13 de julho

259º Episódio

 

Destaque: Frederico invade o colégio de Camila para a levar consigo. Antes de ser agredido, o segurança ainda consegue chamar a polícia

Lúcia confere na mesa de Nuno e Simão se está tudo bem com eles e pergunta a Camila se está a gostar do seu Hambúrguer. A menina está tão feliz que só consegue sorrir. Nuno comenta que está tão bom que ela nem consegue falar.

Numa outra mesa, o ambiente é pesado entre Isabel e Artur. Ela faz-lhe notar que não abriu mais a boca depois de ele ter revelado que é a mãe de Salvador e o namorado vinca que não esperava que ela tivesse um filho da sua idade. Isabel desabafa que ele parece a mãe a falar e tem uma náusea por causa da gravidez e propõe que vão embora. Artur levanta-se para pagar e fica amuado quando ela esboça o gesto para lhe dar dinheiro.

Camila acaba de jantar e ouve Nuno dizer a Simão que estão convidados para o casamento de dois rapazes amigos. Simão não se mostra muito entusiasmado mas Camila aproveita a oportunidade para reafirmar o desejo de os ver casados. A menina conta que na escola os colegas dizem que eles não são uma família e que o pai de um deles afirmou que eles não podiam casar. Nuno e Simão fazem notar que agora a lei permite o casamento de pessoas do mesmo sexo e quando ela não está a reparar dizem entre dentes que têm de falar com a educadora sobre os comentários dos colegas.

Teresa fica estarrecida quando Laura lhe conta que descobriu que Margarida foi abusada sexualmente pelo pai e questiona, com lágrimas nos olhos, como é que ele foi capaz de tal monstruosidade. A mãe demove-a de falar com a irmã, pois esta revelação que fez a descompensou emocionalmente.

Matilde diz a Salvador que a mãe os convidou para jantarem em sua casa e com uma cara triste sugere que recomecem com Clarinha a vida noutro lugar, onde não tenham de enfrentar as desavenças entre as suas mães. Salvador insiste para que ela lhe conte o que é que levou Sofia a quebrar a parceria empresarial com Laura mas ela reafirma que é melhor ele falar com a mãe.

No palacete, Fábio insiste com Lé para que lidere uma empresa para distribuir o dinheiro que Mário lhe enviou. Lé resiste e reafirma que o dinheiro é para ajudar pessoas necessitadas e que é isso que vai fazer. André entrega a Fátima um saco com comida que tinha levado para o buraco que escavou para escapar ao fim do mundo. Acácio fica radiante e prepara-se para abraçar o filho, por acreditar que ele voltou a ter juízo. André vê que o pai continua a coçar-se, agora com uma mão de madeira, mandando-o afastar-se para não lhe pegar a sarna. Acácio defende-se lembrando que a psoríase não é contagiosa e Lé ajuda-o propondo que meditem juntos. Acácio volta a olhá-la com desejo e com ar apaixonado. Fátima irrita-se com o irmão porque ele diz sem qualquer vergonha que não gosta de trabalhar e sai da cozinha furiosa com ele. Nesse momento cruza-se com Mariano, que está cheio de dores por causa do exercício exagerado que tem feito no ginásio. Apesar dos protestos dele, leva-o para o quarto e, utilizando uma linguagem que ele não entende, diz que tem necessidades que tem de satisfazer. Assim, propõe-lhe que finjam que são outras pessoas para terem sexo sem pesos na consciência. Mariano acaba por ficar receptivo à ideia e ela diz que o vai esfolar como a um presunto.

Dulce descobre Carlos a tomar um copo de leite na cozinha dos patrões e percebe que ele está triste e desmotivado por ter perdido Fátima. A mãe ainda se esforça para o motivar a sair com amigos ou a arranjar outra namorada mas Carlos assume que nada mais lhe interessa, para além de Fátima.

Margarida entra no quarto de Teresa e pede para dormir com ela. A irmã recebe-a de braços abertos, percebendo a sua grande fragilidade.

Pala manhã, quando salvador entra em casa depois de ter ido correr, Matilde insiste com ele para que considere o seu pedido para refazer a vida longe dos conflitos familiares. Ele mostra-se surpreendido por pensar que ela não estava a falar a sério mas promete pedir á mãe que lhe conte o que aconteceu entre ela e Sofia para estarem de novo de costas voltadas.

Sofia toma o pequeno-almoço com Ricardo e confessa que não lhe apetece ir trabalhar. Ele sugere-lhe que tire o dia mas Sofia diz que tem muitos assuntos que só ela pode tratar. Nesse momento, Ricardo recebe uma chamada de um amigo que o desafia para ir jogar mas recusa o convite. Sem reservas conta a Sofia o teor da chamada e acrescenta que desde que decidiu combater o vício do jogo se farta de receber chamadas a desencaminhá-lo. Sofia percebe a insegurança do namorado e decreta que ele tem de cortar com aquela gente.

Vasco pede a Manel para telefonarem à mãe mas ela acaba por não atender a chamada. O miúdo tira um convite de aniversário que recebeu mas diz ao pai que não quer ir á festa do amigo porque não pode comer o que gosta. Manel contorna a situação e convence-o a mudar de ideias.

Lurdes desabafa com Horácio na fábrica, inconformada com a relação de Artur com Isabel, considerando que o filho é um miúdo grande, que vai estragar a vida ao assumir a paternidade do bebé que ela espera. Lurdes não esconde o rancor que sente de Isabel e até encara a possibilidade de procurar outro trabalho para deixar a fábrica.

Camila vai para a escola levada por Simão e diverte-se às suas cavalitas. Antes de se despedir do pai oferece-lhe um desenho que o deixa com um grande sorriso na face.

Teresa confessa a Laura que dormiu mal, afectada pela notícia de que o pai abusou sexualmente da irmã durante anos e refere que Margarida pediu para dormir com ela. Laura diz que já sabia e avança que Margarida saiu cedo para se encontrar com Alice, interrogando-se se ela alguma vez vai recuperar de tantos traumas.

Alice fica atónita quando Margarida lhe conta que teve uma relação incestuosa com o próprio pai e ainda mais surpreendida com o facto de ela não o culpar por isso. Depois de conversarem, Margarida diz que quer ir à loja de surf para falar com o irmão mas Alice afirma que o que ela quer é ver Tomás. Margarida não esconde esse desejo e quando lá chega depara-se com Tomás e Lúcia que se beijam apaixonados. Assim que percebe a presença de Margarida, Lúcia opta por regressar ao bar e ela conversa com Tomás, pedindo-lhe desculpa por lhe ter infernizado a vida. Ele mostra-se constrangido por ter sido surpreendido a beijar Lúcia mas margarida desvaloriza a situação.

Laura telefona a Morais para saber se ele tem novidades sobre a investigação que lhe encomendou e ele engana-a dizendo que já foi falar com a diretora do laboratório e que ela negou ter dito a Sofia que foi subornada. Laura pede-lhe que a informe quando tiver novidades e desliga o telefone. Andreia, que assistiu à conversa junto do detective, afirma que é impressionante a confiança que Laura tem nele. Morais sorri e responde com ironia que lhe vai dar muitas informações, acrescentando que o caso vai ser arquivado por falta de provas.

Simão prepara-se para mostrar a Teresa o desenho que Camila lhe deu mas Laura interrompe a conversa e avisa-o para não marcar nada pois quer falar com ele e com os irmãos ao mesmo tempo. O filho fica apreensivo e Teresa previne-o para que se prepare. Ele não valoriza a observação e mostra-lhe finalmente o desenho de Camila, onde aparece com Nuno, ambos vestidos de noivos. Nuno telefona-lhe nesse momento e confessa ter ficado embevecido com o desenho. Simão assegura que a menina não vai descansar enquanto não os vir casados e enquanto não lhe derem um irmão. Nuno responde bem-disposto que casado ainda vá, mas que não é conversa para terem naquele momento. Rosa entra na florista e conta que Ana já está de regresso a Portugal e que está a organizar um jantar para a receber. Nuno responde que vai falar com Simão mas que, em princípio, pode contar com eles.

Frederico vai ao colégio de Camila para a levar e diz aos gritos que ela é sua filha e não daqueles maricas. O segurança ainda consegue chamar a polícia antes de Frederico o agredir, invadindo depois a zona das salas de aulas.

Beatriz comenta com Sofia a vontade que Rosa tem de viajar, por contraste com a inércia de Adelino, que não está para essas aventuras. A irmã recorda que o pai viveu sempre para trabalhar e que agora estranha a vida diferente que tem. Sofia diz a Beatriz que também está na hora de ela tirar férias e sugere-lhe que vá com o pai e a namorada no cruzeiro. Beatriz mostra-se pouco interessada, muito por não ter outra companhia. Sofia muda a expressão e desabafa a sua preocupação com Ricardo, que pode ceder de novo à tentação de voltar a jogar.

Mariano sofre com dores musculares e deixa cair no chão da livraria uma pilha de livros que transporta. Manel vai ajudá-lo e diverte-se com a situação. Mariano pergunta-lhe se já decidiu aceitar a proposta para dar aulas na universidade e perante a negativa de Manel, deixa-o à-vontade para agarrar a oportunidade. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6