“Sol de Inverno”: Resumo de 7 a 13 de julho

160º Episódio

 

Destaque: Frederico é preso por tentar raptar Camila do colégio. Nuno e Simão ficam em pânico quando recebem a notícia.

Simão e Salvador ficam revoltados quando Laura conta que o pai abusou sexualmente de Margarida.

Frederico invade os corredores do colégio de Camila e grita o seu nome. As auxiliares conseguem esconder a menina no andar superior e agarrar o homem, com a ajuda do diretor e do segurança que entretanto se recuperou do murro que levou e avisa que a polícia deve estar a chegar. Frederico tenta libertar-se e grita que ele é que é o pai de Camila e não aquelas bichas, referindo-se a Simão e a Nuno.

Depois de vender um ramo de flores, Rosa confessa a Nuno que tem saudades de trabalhar, reconhecendo que não gosta de estar parada e justificando assim o seu desejo de viajar, ao contrário do que acontece com Adelino. Nuno recebe uma chamada do colégio de Camila e fica muito nervoso por saber que o pai biológico tentou levá-la. Nuno pede á mãe que tome conta da florista e vai para o colégio numa grande aflição.

Frederico é levado pela polícia para a esquadra, entre insultos a Nuno e Simão, gritando que não está certo ter entregado a sua filha a dois maricas.

Simão recebe a notícia de que Frederico tentou raptar Camila e, depois de contar a Laura o sucedido, diz à mãe que vai buscar a menina ao colégio.

Sofia reafirma a Ricardo que está fora de questão reatar a parceria empresarial com Laura, assumindo que nunca mais confiará nela. Mudando de assunto, pergunta a Ricardo se recebeu mais chamadas a desafiarem-no para ir jogar. Ele revela alguma insegurança mas afiança que não vai recair. Ela alivia a tensão que se gerou e convida-o para jantar.

Fátima leva produtos da horta do palacete para os cozinhados de Gonçalo no bar da praia e ele sorri, agradecendo a oferta. Lúcia faz limpezas e Fátima mete-se com ela, ao perceber que está intranquila. Tomás entra nesse momento e vai ter com Lúcia, assegurando que a conversa com Margarida não passou disso mesmo e que ela lhe pediu desculpa por lhe ter perturbado a vida e que o que queria mesmo era falar com Salvador. Lúcia faz questão de dizer, ainda pouco confiante, que precisa de uma relação estável e Tomás promete que nunca mais a vai largar.

Margarida confessa a Alice que sentiu ciúmes por ter presenciado o beijo entre Tomás e Lúcia mas que não tem moral para se revoltar seja com o que for. Alice esforça-se por animar a amiga e desafia-a para escolherem um curso para ela frequentar. O entusiasmo não é grande mas Alice consegue arrancar um sorriso a Margarida quando diz que qualquer dia a mãe ainda a põe a cozer sapatos.

Sofia conversa com Beatriz e Ricardo quando Laura aparece na Mood e lhe pede para conversarem. A irmã e o namorado retiram-se para outros gabinetes e Laura reconhece pela primeira vez que manipulou os exames médicos de Matilde, com o objectivo de a fazer perceber que estaria sempre ao seu lado, reganhando a sua confiança. Laura implora a Sofia que volte a ser sua amiga e sua sócia, mas ela mantém-se irredutível e trata-a com dureza, reafirmando que nunca mais a quer ver à frente. Laura vai embora triste e humilhada.

Camila estranha que Simão e Nuno a levem tão cedo para casa mas eles disfarçam e respondem que tiveram a ideia de fazer um dia diferente. Nuno explica que o pai Simão ainda vai ter de sair mas propõe levá-la ao cinema. A filha fica radiante, mas quando os deixa a sós, Nuno e Simão deixam transparecer a sua preocupação por mais um ataque de Frederico á sua estabilidade familiar.

Rosa telefona a Horácio e conta-lhe que o pai biológico de Camila tentou levá-la do colégio mas, ao mesmo tempo tranquiliza o ex-marido, confirmando que tudo se resolveu. Entretanto, Rosa mostra-se preocupada por não ter notícias de Ana e pede a Horácio que tente contactar Bruno, já que não conseguem falar com a filha.

Lurdes para de trabalhar antes da pausa e diz que precisa de esticar as costas. Célia avisa que se Isabel aparecer não vai gostar de a ver parada e Dulce sai em defesa da afilhada, dizendo que quem a ouvir falar ficará a pensar que ela maltrata as pessoas, acrescentando que ela agora tem outras preocupações. Lurdes irrita-se e bate com as mãos na bancada gritando que se ela tem preocupações é porque as criou. Horácio aproxima-se de Lurdes e repreende-a, avisando que não pode persistir em ter aquele comportamento. Lurdes sai ofendida para o corredor e encontra Artur, exigindo falar com ele. O filho pede-lhe que não arranje mais confusões mas ela não se detém e volta a dizer que não aprova a sua relação com Isabel, vincando que ele não está em condições de ser pai e que o que tem de fazer é de tratar de saber se o filho é seu. Isabel que vem a andar com Benedita fica ofendida com o que ouve e afirma que se ela gostasse do filho nunca diria o que disse. A discussão é interrompida por Artur que grita para a mãe que acabou. Ela diz que ele escolheu o seu lado e vai embora magoada. Isabel sente-se mal e é levada para o balneário por Benedita e Artur. Depois de vomitar e muito abalada, Isabel diz a Artur para falar com a mãe porque se ela continuar a trata-la assim, vai ter de a despedir. Benedita leva a irmã para casa, depois de ela ter dito ao namorado para voltar ao trabalho.

Fátima e Acácio despedem-se comovidos de André, que decidiu procurar trabalho, tal como a irmã lhe tinha imposto. Acácio abraça o filho e Fátima lacrimeja pela partida do irmão.

Lé e Concha avaliam projetos que possam auxiliar com o dinheiro que Mário lhes enviou, mas nenhum consegue despertar o interesse desejado. Acácio vai ter com elas e candidata-se ao subsídio para montar uma pequena feira no palacete. Lé e Concha rejeitam prontamente a ideia.

Salvador chega mais cedo à Boheme e confessa à mãe que o fez de propósito porque quer que ela lhe diga porque é que Sofia quebrou a parceria que tinham acordado. Laura é evasiva e insiste em dizer que Sofia desistiu porque continua a não confiar nela. Salvador não fica convencido mas não insiste porque a mãe afirma que o que tem para falar com ele e os irmãos é muito mais importante. Depois de estarem todos reunidos, Laura conta que descobriu que o pai deles abusou sexualmente de Margarida, percebendo-se agora as alterações comportamentais que ele sempre evidenciou. Teresa revive o horror da revelação, enquanto Simão e Salvador não escondem a estupefação e revolta. À medida que a conversa decorre, Simão chora a má sorte da irmã em silêncio. Laura pede aos filhos para jantarem lá em casa. Teresa diz que já tinha um jantar marcado e que o vai desmarcar. A mãe pergunta com quem tinha o encontro e ela responde que se trata de uma amiga que precisa de apoio pois está a divorciar-se. Salvador diz á irmã que não vale a pena anular o compromisso. Laura corrobora as palavras do filho e murmura que não sabe se Margarida conseguirá recuperar de um trauma tão grande.

Margarida despede-se já em casa de Alice e agradece-lhe por ser a sua melhor amiga. Quando fica sozinha, mergulha numa profunda tristeza que estava a esconder e vai para a biblioteca folhear um álbum de fotografias. Margarida chora ao deter-se numa foto em que aparece abraçada ao pai e murmura a chorar que sente muito a sua falta.

Mariano tem tantas dores musculares que nem consegue subir ao escadote da livraria para arrumar os livros. Manel dá-lhe uma preciosa ajuda e diz-lhe que não siga os conselhos de Acácio e vá comprar medicamentos para acabar com o sofrimento. Manel vai arrumar o armazém e nesse momento Morais entra na livraria e diz a Mariano que pretende conhecer as últimas novidades. O telemóvel toca e o detective atende uma chamada de Andreia que está impaciente porque Sofia não reagiu com um escândalo ao que Laura fez a Matilde. Morais não acredita que Laura tenha conseguido convencer Sofia da sua inocência e dá instruções que Andreia se dispõe a cumprir. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6