“Sol de Inverno”: Resumo de 7 a 13 de julho

262º Episódio

 

 

Destaque: Isabel despede Lurdes, justificando que não pode continuar a admitir que ela a desrespeite na fábrica, só por não aceitar a sua relação com o filho

Teresa aceita namorar com Manel e quando se despede dele no bar da praia observa Andreia aos beijos com Morais. Ao chegar a casa conta o que viu a Laura. A mãe fica desconfiada com o facto de Andreia e o detetive estarem juntos.

Horácio conta a Artur que o pai, embora não seja muito expansivo, está muito preocupado com a relação dele com Isabel. Artur confessa que, mesmo assim, prefere a compreensão do pai, à intolerância da mãe, já que Lurdes insiste em hostilizar a namorada. Horácio lembra que ele próprio foi confrontado com a homossexualidade do filho Nuno, que até hoje lhe custa a aceitar. Artur desvaloriza, pois não acha que as duas situações sejam comparáveis.

Isabel encontra Lurdes no balneário da fábrica e aproveita para a despedir, justificando a sua atitude com o facto de não poder permitir que ela continue a intrometer-se na sua relação com Artur. Lurdes engole o orgulho e a raiva e sai despeitada.

Morais telefona a Andreia e conta-lhe que Laura não compareceu ao encontro, acrescentando que tentou ligar-lhe e que o telemóvel estava desligado. Andreia estranha o facto insiste para que ele tente perceber o que se passou. O detective convida-a para ir ter com ele ao bar da praia mas ela diz que tem de trabalhar e que se juntará a ele mais tarde.

Sofia chega à Mood e mente a Beatriz para justificar a sua ausência matinal da empresa, dizendo que foi tratar de assuntos ao banco. Porque a irmã questiona o facto de ela não ter ido com Ricardo, o responsável pela área financeira, Sofia afirma que a questão não era suficientemente importante que exigisse a presença dele. Já que está a falar do namorado, conta que ele é frequentemente tentado a voltar a jogar, ao mesmo tempo que se mostra insegura quanto á sua capacidade para o afastar do vício. Beatriz pergunta se a última disputa com Laura ainda a incomoda e a irmã responde que nunca a perdoará.

Laura chega a casa bastante maltratada e Margarida fica horrorizada com as lesões que ela apresenta. A mãe explica que sofreu um assalto violento e pede-lhe que avise os irmãos, sem contudo os alarmar. Antes de se deitar para descansar, Laura telefona ao detective Morais a explicar-lhe porque é que não compareceu ao encontro com ele, dizendo que falará mais tarde com ele.

Teresa recebe uma chamada de Manel e, embora a custo, aceita ir almoçar com ele. Simão entra no gabinete da irmã e deixa-a incrédula ao revelar que a mãe foi agredida e assaltada. Teresa não resiste e decide ir para casa para conferir o estado de saúde de Laura.

Carlos procura Mariano na livraria e pede-lhe ajuda para reconquistar Fátima. O amigo fica comprometido, pois envolveu-se com ela e não tem coragem de o revelar.

Fátima arruma o seu quarto e os fatos tradicionais de Espanha que usou com Mariano na última noite em que se envolveram. Lé entra no quarto para colocar umas flores e Fátima esconde os adereços com grande atrapalhação. No entanto, a patroa não se apercebe que ela escode também que se continua a encontrar com Mariano às escondidas.

Teresa olha apreensiva para as mazelas que Laura exibe depois de ter sido assaltada e prontifica-se a desmarcar o seu almoço para ficar com ela o resto do dia. A mãe reforça que não vale a pena preocupar-se.

Rosa atende clientes na florista e fica embevecida quando Adelino afirma com ar sedutor que as rosas são, para ele, as flores mais bonitas. Confessando-se esfomeado, o namorado desafia-a para almoçarem num restaurante que tem um cozido á portuguesa fantástico mas Rosa prefere ir almoçar a casa, desejosa de se reencontrar com Ana, de quem não teve notícias até agora, recebendo apenas uma mensagem a dizer que estava tudo bem.

Ricardo prepara-se para almoçar com Sofia e confessa que sentiu a sua falta quando despertou de manhã, acrescentando que acordou mesos ansioso e que não vai perdê-la por causa do seu vício do jogo. Sofia acredita que ele vai ser forte e diz que saiu cedo para tratar de uns assuntos. Incomodada por estar a mentir, corta a conversa a pretexto de ir chamar o empregado que nunca mais aparece para os servir. Quando ele sai da mesa, um amigo de Ricardo aproxima-se dele e conta que tem frequentado uma casa de jogo onde tem ganho muito dinheiro, desafiando-o para aparecer. O amigo entrega-lhe um cartão-de-visita para que lhe telefone e cruza-se com Sofia, sendo apresentado por Ricardo. Ela percebe o que se passou e tira delicadamente o cartão das mãos do namorado e rasga-o em pedacinhos. Ele aceita a decisão de Sofia, indiciando que está mesmo apostado em curar-se.

Teresa almoça com Manel no bar da praia e, depois de ouvir a sua argumentação, aceita namorar com ele, ambos dispostos a enfrentarem a mais que provável oposição de Laura. Lúcia observa os movimentos de Teresa e garante a Tomás que nada tem contra ela, pois também foi enganada por Vicente. Tomás convida-a para um passeio e ela pede a Gonçalo que tome conta do bar por ela. Gonçalo aproveita para lhe propor a inscrição noutro concurso de gastronomia mas ela recusa, deixando-o frustrado.

Salvador visita Laura, incrédulo pelas agressões que a mãe sofreu durante o assalto de que foi vítima. Ela desvaloriza a preocupação dos filhos e recusa a companhia de Margarida que queria faltar ao primeiro dia de trabalho na loja, para ficar com ela.

Ricardo assegura a Sofia que sempre que for tentado para voltar a jogar vai conseguir resistir porque vai pensar nela. Sofia dá-lhe um beijo carinhoso e Beatriz fica constrangida por entrar nesse momento interrompendo o momento. Sofia coloca a irmã à-vontade e tem a ideia de convidar o pai para jantar lá em casa com elas. Beatriz gosta da ideia, pois está curiosa para saber se o pai sempre decidiu viajar.

Manel e Teresa tomam consciência de que não vão ter uma relação fácil, embora ele confie que as mudanças que Laura evidenciou desde que reapareceu a vão tornar mais compreensiva. Depois de combinarem ver-se mais tarde, despedem-se e deixam o bar da praia. Teresa é a última a entrar no carro e fica espantada quando avista Andreia aos beijos com o detetive Morais. Sem que deem pela sua presença. Teresa arranca no seu automóvel, perplexa com o que acabou de observar.

Ana regressa de França muito desmoralizada porque os médicos consideram a sua situação clínica demasiado complicada para que possa voltar a andar. Rosa esforça-se por animá-la mas a filha prefere isolar-se no quarto. Bruno aconselha Rosa a dar tempo à filha de resolver sozinha, as suas frustrações.

Isabel pede desculpa a Artur por ter despedido Lurdes mas ele assume que a mãe é que foi a responsável por não aceitar a relação deles, nem o facto de esperarem um filho. Artur acarinha Isabel e reforça que é ao seu lado que quer estar.

Fátima insiste em mimar Concha, convencida de que ela está melindrada por Artur estar com Isabel e prestes a ser pai de um filho com ela. Concha reafirma que não tem qualquer problema com isso, mas a cozinheira não acredita.

Lé faz meditação quando é interrompida por Horácio que tenta fazer o mesmo mas com um pau de incenso aceso. O pai de Fátima fica algo desiludido por não causar o impacto desejado, mas aceita fazer meditação em conjunto com ela. Cada um de sua vez vai olhando para o outro com apenas um olho aberto.

Laura não consegue acreditar quando Teresa lhe conta que viu Andreia aos beijos na praia com Morais. Ambas concordam que para estarem juntos, Andreia tem de ter um objectivo para melhorar a vida e Laura confessa que ele tem várias informações que a podem prejudicar gravemente. Depois de lhe ligar para tirar tudo a limpo, fica furiosa porque o detective não a atende. (conclusão)

 

Pages: 1 2 3 4 5 6