“Sol de Inverno”: Resumo dos episódios de 2 a 8 de outubro de 2017

“Sol de Inverno”: Resumo dos episódios de 2 a 8 de outubro de 2017

 11º Episódio

Inês está desesperada sem conseguir que Margarida volte a respirar e pede que a ajudem a chamar uma ambulância. O dono da casa onde decorre a festa que envolve álcool e drogas, só quer que Inês leve a amiga dali para fora para não o comprometer. Rodrigo aplica uma massagem cardíaca a Margarida e consegue, com muito esforço, que ela acorde. Quando Inês lhe pede que a ajude a levar a amiga ao hospital, Rodrigo esquiva-se com o argumento de que não quer responder a perguntas. Inês lembra-se então de telefonar a Luís que as acompanha até às urgências. Perante as perguntas do enfermeiro e do médico, o treinador de Margarida força Inês a contar toda verdade para que ela possa ser tratada convenientemente. O médico censura o comportamento de risco que elas tiveram ao misturarem álcool com drogas que ninguém sabe como são produzidas. O médico, com cara de poucos amigos, aconselha Luís a prevenir a família de Margarida de que ela vai passar a noite no hospital.

Joana faz companhia a Matilde enquanto esta faz a mala e, disfarçando a inveja que sente, vai dizendo que ela não tinha necessidade de ir morar para o hotel com Salvador, já que podiam muito bem esperar que a casa nova estivesse pronta. A prima adianta que não vai demorar muito, porque o senhorio está disposto a entregar-lhes as chaves dentro de dois ou três dias. Matilde sublinha que não fazia sentido ficar longe de Salvador, depois de ele ter enfrentado a mãe, saindo de casa para viver com ela. Joana insiste em ver o amor da prima como uma questão financeira, insistindo que devia era casar para garantir o futuro. Matilde reafirma que está ao lado de Salvador porque o ama e não porque ele tem dinheiro. Sofia entra no quarto e interrompe a conversa. Matilde antecipa-se e diz que não vai mudar de ideias. A mãe contrapõe que está ali apenas para lhe pedir desculpa por ter desejado que ela fosse infeliz com Salvador, confessando que falou sem pensar, embora certa de que ela vai sofrer se continuar ao lado do filho de Laura. Matilde irrita-se e, depois de a mãe sair do quarto, pede a Joana que a convença a não se meter entre ela e o namorado.

Tomás e Artur tomam cerveja juntos e aproveitam para se conhecerem melhor. Tomás conta que está a viver no palacete em troca de pequenos biscates que vai fazendo a Lé, lembrando que Concha se opôs a este negócio. Artur afirma que a namorada é que orienta a mãe, que é uma freak, convencida que o tempo de Woodstock vai regressar. Tomás fica curioso e pede a Artur que lhe explique em que consiste a sua actividade de rent a friend. O namorado de Concha esclarece que acompanha pessoas, especialmente turistas, por Lisboa e arredores, para que tenham maior facilidade em visitar os locais que têm referenciados. Por falar no assunto, lembra-se que tem um grupo de turistas à sua espera na mesa do bar. Tomás pede mais uma rodada e Lúcia exige que pague imediatamente. Artur nota a agressividade e Tomás brinca com a situação, atirando que tem o dom de irritar as mulheres com muita facilidade. Concha chega nesse instante para passar alguns minutos com Artur, contando-lhe que esteve a organizar a escrita de Lé, pois quando for altura de entregar o IRS a mãe não saberá onde tem os documentos. Concha avisa o namorado de que não vai andar com ele a guiar os turistas pela noite de Lisboa, porque está muito cansada.

Inês suplica a Luís que não avise a família de Margarida de que ela foi parar ao hospital pelos excessos que cometeu. O instrutor está renitente mas acaba por aceitar.

Salvador confessa toda a felicidade que sente pelo facto de Matilde estar finalmente a seu lado, ainda que num quarto de hotel. Ambos anseiam por entrar de vez na casa onde vão viver juntos. O casal não resiste ao fogo da paixão e cai na cama para uma noite de amor.

Já de manhã, Margarida desperta enjoada e confusa por estar num quarto de hospital com Luís à cabeceira. Lentamente apercebe-se do que sucedeu e o médico ajuda a que se sinta culpada pela imprudência que cometeu, pois adverte-a de que a paragem cárdio-respiratória que sofreu podia ter sido fatal. Entre lágrimas e a auto-censura, Margarida só não quer que a família saiba o que lhe sucedeu e Luís confirma que nada disse.

Andreia acorda Eduardo e grita que tem uma grande novidade para lhe dar. O marido protesta mas fica curioso. Andreia conta que a sua agente lhe transmitiu o convite para que seja a cara de uma conhecida marca de perfumes. Eduardo proíbe-a de voltar a trabalhar para não prejudicar a gravidez. Andreia fica zangada e vinca que está apenas a informá-lo. Eduardo volta ao tom agressivo e faz-lhe notar que tem mais de trinta anos e que a sua carreira de modelo acabou. Ela fica contrariada mas não desiste dos seus intentos. Eduardo entra no banho e a mulher pergunta-lhe onde andou até tão tarde. Ele é obrigado a mentir, dizendo que esteve a ouvir os desabafos de um amigo que está a divorciar-se.

Laura oferece-se para acompanhar Teresa ao tratamento de hemodiálise mas a filha conta que já combinou ir com Andreia, depois de almoçarem. Salvador entra no gabinete e, depois de dar os bons-dias faz a mesma proposta à irmã, que diz achar graça a que toda a gente queira acompanhá-la. Laura provoca o filho e pergunta se ele ainda está a morar num hotel. Salvador responde-lhe que está prestes a mudar-se com Matilde para a casa que alugaram. Laura dispara que não percebe a sua pressa para cometer tal erro. Ele irrita-se e diz que foi por essas e outras coisas que decidiu sair de casa para viver em paz com Matilde. De seguida diz à mãe que tem de falar com ela e sai. Laura insinua a Teresa que devia falar com o irmão para o demover de ir viver coma a namorada mas a filha não deixa dúvidas de que apoia o irmão na sua decisão.

Sofia vê Beatriz a fazer a lista para ir ao supermercado e lamenta não ter dinheiro para ajudar nas despesas. Confessa também a sua preocupação por Matilde não lhe ter dado ouvidos e ter ido viver com Salvador. Nesse momento, Sofia recebe uma chamada do patrão da fábrica de calçado que lhe pede que passe pelos escritórios para conversarem. Sofia e Beatriz ficam na expectativa de que ela consiga o emprego de que tanto precisa.

Vasco fica radiante quando Manel lhe conta que afinal pode continuar no colégio porque os avós se dispõem a pagar a mensalidade.

Isabel insiste com Lurdes para que traga a sua máquina de filmar, na tentativa de surpreenderem Rita e Fábio juntos. Estes entram na fábrica denunciando grande cumplicidade. Rita começa logo a embirrar com as subordinadas e arranca das mãos de Célia um pacote de leite que ela está a beber, atirando-o para o caixote, deixando claro que ali não se come. Lídia contém o riso ao perceber o medo na cara de Célia. Isabel tenta animá-la afirmando que os dias da generala estão a acabar, pois algo vai acontecer. Célia não percebe o que ela insinua.

Mariano fala ao telefone com o avô e mente-lhe, dando a ideia que é um advogado famoso e que ele fez um excelente investimento no escritório que montou. Depois de desligar, o livreiro suspira que vive no inferno de Dante. Matilde aparece nesse instante e detecta-lhe alguma inquietação que ele desvaloriza. Matilde confirma que passou a noite no hotel com Salvador e pede ao patrão para antecipar o almoço porque tem de assinar o contrato de arrendamento da casa nova. Mariano não coloca problemas e Matilde confessa que ainda não desistiu de convencer o proprietário da casa que Salvador queria comprar a vender-lhes a moradia.

Manel, desanimado, conta a Vasco que já não há vagas no colégio para alunos do quinto ano, mas promete ao filho que vai tentar resolver o problema junto da directora. Vasco tranquiliza o pai e diz que não se importa de ir para a escola pública, pois vai gostar de fazer novos amigos e porque Leonor também vai para lá. Manel fica mais aliviado com a posição que Vasco assumiu.

Sofia fica emocionada quando Antunes a recebe na sua empresa e lhe apresenta Xavier. O sócio diz que o lugar de designar é seu e que pode começar a trabalhar já no dia seguinte, pois gostou muito do trabalho que ela desenhou. Sofia não esconde as lágrimas e desculpa-se por esse facto. Antunes reconhece que a vida dela não tem sido fácil e manda-a para casa festejar a boa notícia. Os sócios acompanham-na à porta. Ao sair do escritório, Sofia esbarra em Teresa e Andreia que vão a conversar nesse instante. Todas ficam muito constrangidas mas cumprimentam-se de forma cordial. Antunes desfaz o impasse que se gera perguntando a Teresa se está tudo bem com a família. Ela responde afirmativamente e ele envia cumprimentos para Laura, despedindo-se também de Sofia até ao dia seguinte. Teresa comenta com Andreia que, pelos vistos, Sofia já arranjou trabalho e a cunhada mostra-se convencida que Laura não vai gostar nada de saber disso.

Salvador confronta Teresa por ter ido falar com Matilde e lhe ter oferecido dinheiro para ela o deixar. Sem se deter pede-lhe satisfações por ter dito à namorada que o pai tinha um caso com Sofia. Laura joga mais um trunfo que julga forte e confirma que tem provas de que Francisco a traiu com a sua melhor amiga, mostrando-lhe um disco rígido onde guardou os emails que o marido enviou a Sofia. Dramatizando ainda mais, Laura afirma que sofreu muito e acrescenta que até a empregada, Dulce, os apanhou aos beijos na casa da barragem. Salvador lamenta o sucedido mas não muda de ideias e reafirma que vai viver na mesma com Matilde, pois não têm qualquer culpa no que sucedeu. Depois do filho sair da sala, Laura muda a sua expressão de vítima para a de carrasco e dá, furiosa, um murro na secretária.

Luís leva Margarida a casa e promete-lhe que não contará seja a quem for a noite infeliz que ele viveu, exigindo-lhe em troca que se aplique mais nos treinos de equitação. Margarida fica feliz pela compreensão que Luís demonstra com ela e despede-se dele com um beijo na face. Ele afasta-se com o carro, também satisfeito por estar cada vez mais perto de Margarida. Esta encontra Dulce quando entra em casa e a empregada percebe que ela não está com boa cara. Margarida consegue contornar este obstáculo com que não contava e diz que quer apenas deitar-se porque está cansada por ter andado a ver filmes até às tantas em casa da amiga.

Matilde vai ter com o proprietário da casa que Salvador queria comprar e convence o homem a fazer um preço. Ele fica agastado mas lá atira um número exagerado, convencido de que o casal não terá hipótese de cobrir. Matilde assume que o banco não deverá financiar tal montante mas, mesmo assim, mostra-se disposta a tentar.

Laura fica bastante irritada quando Teresa e Andreia lhe contam que viram Sofia com Filipe Antunes, adivinhando que ele a contratou como designer da sua empresa. A conversa é interrompida por Simão que telefona para saber de Teresa. A irmã fica de lhe devolver a chamada assim que termine de falar com a mãe.

Nuno chega a casa carregando os sacos do supermercado, quando Simão termina o telefonema que fez para Teresa. O namorado explica que queria saber como tinha corrido a hemodiálise da irmã. Nuno confessa que não teve coragem de convidar os pais para jantarem com eles mas promete faze-lo no dia seguinte. Simão assume que se esqueceu de tirar a roupa da máquina e Nuno diz que ele tem de ajudar mais em casa. Simão brinca e responde que deviam ter uma Dulce, de quem tem muitas saudades. Nuno também esboça um sorriso e afirma que ele foi muito mal habituado. Simão diz que vai tratar da roupa enquanto ele faz o jantar.

Laura conta a Eduardo que Filipe Antunes contratou Sofia e decreta que vão ter de o encostar à parede para ele retirar a oferta de emprego que fez.

Fátima pede um dia a Lé para ir tratar do cartão do cidadão e Mariano oferece-se logo para a ajudar. O livreiro traça um programa cultural propondo que lanchem e assistam a uma exposição. Fátima acolhe bem a ideia do lanche mas dispensa ver quadros. Mariano esforça-se por sensibiliza-la para as artes mas nem a intervenção de Lé ajuda. Célia aproxima-se e queixa-se de que a torneira do seu lavatório está avariada e Tomás prontifica-se logo a resolver o problema. Lé assegura que se ele continua a trabalhar tanto, ainda fica a dever-lhe noites. Lé prepara um chá para todos e coloca música ambiente para relaxarem.

Sofia vai a casa de Manel contar-lhe que conseguiu o emprego e agradecer-lhe a ajuda que deu. Manel fica feliz com a notícia e convida-a para jantar.

Laura faz uma visita a Antunes e deixa-o surpreendido ao propor-lhe a compra de toda a sua colecção de sapatos, se ele abdicar de contratar Sofia como designer da empresa. 

Pages: 1 2 3 4