“Sol de Inverno”: Resumo dos episódios de 2 a 8 de outubro de 2017

“Sol de Inverno”: Resumo dos episódios de 2 a 8 de outubro de 2017

13º Episódio

Salvador sai furioso do gabinete da mãe e bate com a porta, surpreendendo Eduardo e Benedita que estavam a namorar. Laura vem logo atrás de Salvador e para o tentar demover de deixar a empresa diz que ele está a ser pouco profissional, uma vez que quer abandonar tudo numa altura em que a nova colecção de sapatos já está nas lojas. O filho devolve a acusação e sublinha que ela foi longe demais insistindo em separá-lo de Matilde quando os deixou sem casa. Laura pede a Benedita saia e insiste com Salvador para que não deixe a Boheme, reconhecendo que precisa dele, pois Teresa não está em condições. Eduardo intromete-se e diz que está pronto a assumir o lugar, levando a que a mãe lhe pergunte, irritada, se ele não tem nada para fazer. Eduardo deita um olhar furioso ao irmão, enquanto este reconhece que só está incomodado por não poder cumprir a promessa que fez a Teresa de a substituir. Laura joga mais uma cartada perguntando a Salvador como tenciona viver sem dinheiro com a namorada. A questão só serve para o irritar mais e a responder-lhe que não precisa do seu dinheiro para nada e que se está a afastar de tudo para poder ter uma vida em paz ao lado de Matilde. Antes de sair, Salvador volta-se para Eduardo e diz-lhe que aproveite. Laura fica arrasada quando o filho lhe vira as costas e se vai embora.

Salvador tem Matilde à sua espera no exterior da empresa e conta-lhe, com ar desiludido que foi mesmo a mãe que fez com que perdessem a casa onde iam morar. O rapaz acrescenta que se demitiu da Boheme e decide seguir a sugestão de Matilde para irem morar no sítio especial que ela disse conhecer.

Andreia toma chá com Filipa e confessa que só consegue pensar na campanha publicitária que foi convidada a fazer. A agente conta que já enviou o contrato para a empresa contratante, tentando que eles não se arrependam de a ter escolhido, até porque não é todos os dias que ela recebe uma proposta destas. Filipa acrescenta que nem lhes disse que ela estava grávida e Andreia revela que Eduardo é bem capaz de lhe ligar a dizer para não a contratarem, mas pede a Filipa para não atender o pedido do marido, pois se dependesse dele, ela ficaria internada no hospital até ao parto.

Laura está ás voltas, ainda a digerir a discussão com Salvador. Eduardo controla a alegria que sente e esforça-se para que a mãe esqueça que o irmão existe mas ela mantém intacta a esperança de que ele volte. Eduardo desvia as atenções e conta que Sofia tentou entrar na loja da Boheme para ver a nova colecção. Laura espera que ela tenha percebido que nunca mais vai recuperar aquilo que tinha e surpreende o filho quando revela como conseguiu que Filipe Antunes, dono da Stiletto, desistisse de contratar Sofia para trabalhar no seu atelier.

Lé dá as boas vindas a Salvador e Matilde, que vão ficar alojados no palacete e chama por Fátima dizendo-lhe para preparar um quarto com vista para a frente, pois quer que os novos hospedes vivam uma espécie de lua-de-mel enquanto ali estiverem. Fátima não tira os olhos de Salvador que não esconde algum desconforto por isso. Concha repreende a empregada e esta acaba por dizer a Matilde que escolheu muito bem. O casal aceita o convite para jantar e Concha leva-os para conhecerem o quarto em que vão ficar. A sós com Lé, Fátima confessa que se arranjasse um homem assim nunca mais saía do quarto. Lé, a rir, lembra-lhe que ainda há horas estava apaixonada por Carlos. Fátima atira logo que tem um coração muito grande.

Concha mostra o quarto a Matilde e Salvador que reconhece ter ficado espantado quando percebeu que Simão tinha morado ali. Concha também é surpreendida ao saber que eles são irmãos e fica atrapalhada depois de se lembrar que Simão começou a namorar outro rapaz também bastante simpático e que a mãe gostava muito deles. Matilde deixa a amiga à-vontade para falar abertamente e confessa que não teve oportunidade para combinar o preço do quarto com Lé. Concha responde-lhe que não tem que se preocupar com isso, uma decisão que agora é sua e não da mãe.

Depois de ficarem a sós, Salvador diz a Matilde que não deve preocupar-se pelo facto de ele ter abdicado de tudo e que lhe basta ficar a seu lado. Salvador pede Matilde em casamento e ambos se envolvem aos beijos em cima da cama.

Vasco regressa da escola e pede à avó para lanchar, pois está com pressa para ir para a praia com o pai. Rosa sugere-lhe que vá brincar um pouco enquanto lhe prepara a comida. Manel conta a Horácio e Rosa que fez tudo para inscrever o filho no colégio mas que a directora se desculpou, alegando não poder satisfazer o pedido por não ter mais vagas. Manel agradece aos ex-sogros a ajuda que pretendiam dar no pagamento da mensalidade, convicto de que Vasco se vai adaptar à nova escola. Rosa assegura que ela e o marido têm o maior gosto em ajudá-lo na educação do neto, enquanto Horácio elogia Vasco pela lição de maturidade que tem dado e Manel por ser um bom pai.

Nuno motiva Simão para que entregue as ilustrações que lhe encomendaram para o manual escolar. Ele pede ao companheiro para não lhe dar um sermão e Nuno responde que só não o fará se ele fizer o jantar. Simão aceita o acordo e explica que o trabalho não está como ele queria mas rende-se ao facto de estar a respeitar o que lhe pediram. Nuno senta-se ao pé dele e conta que aproveitou a visita de Vasco e Manel para o jantar com os pais. Simão duvida que eles apareçam mas o namorado assume que fez o que lhe competia. Simão vai fazer o jantar e avisa-o que depois arruma ele a cozinha.

Manel e Vasco estão na praia e o miúdo lamenta-se porque o Verão está quase a acabar. O pai sugere que se mudem para um país qualquer na linha do equador, onde o tempo é sempre igual. Vasco, infantil, combina que quando chegarem a casa vão procurar um destino no globo. Tomás aproxima-se e entrega um panfleto sobre as aulas de surf e diz a Vasco que não há melhor para impressionar as miúdas. Manel acha uma boa ideia e argumenta que seria uma boa estratégia para perder o medo da água e impressionar a coleguinha com quem está sempre a trocar mensagens. O filho conta que ela começou a namorar com outro rapaz e sugere ao pai que pratique ele o surf, perguntando-lhe se não está a pensar namorar com Sofia. Manel contorna a questão e brinca com a malandrice de Vasco.

Tomás vai ao bar de Lúcia pedir-lhe que o deixe colocar um dos seus cartazes na entrada. Ela recebe-o com sete pedras na mão e diz-lhe que nem sequer pense nisso, aconselhando-o sim a retirar a carrinha podre que tem no estacionamento. Tomás vai brincando como é seu hábito e quando Violeta e Matias chegam para lanchar, desafia-os para irem fazer surf. Lúcia dá uma desculpa e atira à cara de Tomás que não confia nele. O rapaz afirma que com o mau feitio que ela tem, não admira que esteja sozinha. Lúcia fica magoada e furiosa e expulsa-o do bar, batendo-lhe com um cartaz, proibindo-o de lá voltar.

Isabel liga a câmara de filmar no balneário das senhoras para filmar Rita quando ela se encontrar com Fábio. Depois via ter com Lurdes que já está numa pilha de nervos à sua espera. Rita aparece nesse momento com Fábio e disfarça ao vê-las, mandando-o ver se ainda tem alguma caixa para arrumar no armazém, questionado o que é que elas estão ali a fazer depois do expediente. Isabel responde que já estão de saída e vai embora com Lurdes. Assim que as operárias se retiram, Rita conduz Fábio ao balneário e começa a beijá-lo com sofreguidão. A câmara que está a filmar dentro de uma caixa de sapatos em cima de um armário começa a apitar, por ter a bateria fraca. Rita acaba por descobrir a armadilha e Fábio pergunta se não terão sido os patrões a colocarem a câmara para os vigiarem. Rita faz cara de casa e afirma que acha que sabe quem é responsável por aquilo.

Mariano fica incomodado porque Fátima fica toda excitada com a mensagem que Carlos lhe manda, dizendo que ele já a trata por princesa e que quer sair com ela nessa noite.

Carlos pergunta a Dulce onde estão as roupas de Eduardo que ela esteve a passar. A mãe atira logo que nem lhe passe outra vez pela cabeça usar as roupas dos patrões nem usar o carro da família. Ele, com ar trocista, afirma que tem de manter a pose porque a rapariga com quem travou conhecimento pensa que ele é podre de rico. Carlos acrescenta que está a pensar levá-la para conhecer a casa, uma vez que no dia seguinte os patrões vão estar ocupados com a cirurgia que Teresa vai fazer. Dulce proíbe o filho de prosseguir com a ideia e manda-o trabalhar. Carlos afasta-se com ar de quem não vai desistir.

Laura desculpa-se por chegar mais tarde que o previsto para o jantar mas Margarida atalha e revela que todos já sabem do que aconteceu. Eduardo assume que contou que Salvador se demitiu e Teresa critica a mãe por ela não controlar o ódio que sente por Sofia, impedindo assim que o irmão não possa estar a festejar com eles o sucesso de mais uma colecção de sapatos da empresa. Laura acha que ele não vai estar muito tempo fora de casa mas quando Eduardo argumenta que o irmão não vai voltar, a mãe acaba com a conversa. Já á mesa, Andreia abre mais um conflito com Eduardo quando afirma ter de controlar o apetite que a gravidez lhe provoca e a seguir por manter a ideia de fazer a campanha publicitária da dos perfumes Chiffon. Laura fica admirada e Eduardo decide contrariar a mulher, decretando que ela vai é ficar quietinha até ao parto. Andreia responde que ele não lhe dá ordens e Laura proíbe que voltem a discutir. Margarida avisa que depois do jantar vai tomar um café com Inês e a mãe recomenda-lhe que não regresse tarde a casa.

Sofia conta a Adelino e Beatriz que ficou sem emprego na Stiletto, mesmo antes de começar, porque Laura falou com Antunes e ele cedeu à sua pressão. O pai e a irmã ficam indignados e Sofia sai para a zona dos quartos para falar com Joana, confessando que depositava grandes expectativas naquele emprego. Adelino questiona quando é que irão ter paz.

Margarida vai com Luís ao bar da praia e conta como começou a frequentar as festas, começando progressivamente a consumir álcool e drogas e a envolver-se com vários rapazes. Luís diz que ela tem de deixar de se dar com aquela gente e reforça que se Inês persistir em convidá-la, terá de se afastar dela. Margarida pensa que ele deve pensar que ele é uma oferecida mas Luís aproxima-se, afirma que acha exactamente o contrário e beija-a.

Lé e Fátima ficam indignadas porque Célia diz que a chávena do chá está mal lavada. A empregada prepara-se para sair com Carlos e diz toda entusiasmada que é com ele que vai subir ao altar. Lé alerta-a que o amor está mais perto do que ela julga mas Fátima pergunta se ela estará a falar de Tomás, com quem não se importava também de namorar. Mariano fica incomodado por ser ignorado e diz que se vai deitar. Lé abana a cabeça e vê Fátima ir à sua vida.

Sofia declara guerra a Laura e, com a ajuda de Joana, começa a trabalhar no computador para descredibilizar a nova colecção de sapatos da Boheme no mercado junto das redes sociais. Beatriz pede à irmã para se afastar daquela gente, lembrando que Laura tem poder e dinheiro, para além de já ter demonstrado que é perigosa. Joana sai em defesa da tia e incentiva-a a prosseguir a sua vingança. Sofia diz à irmã que quer demonstrar a Laura que também sabe atravessar-se no caminho dela.

Salvador e Matilde falam do presente com um olhar no futuro. Ele mostra-se convencido que a mãe não vai deixar de tentar separá-los, pois está habituada a ganhar. Matilde, por seu lado, assegura que não o vai largar. Salvador assume o desejo de arranjar trabalho em Londres, onde tem alguns contactos, mas só quer ir embora com ela quando Teresa fizer o transplante de rim. Salvador e Matilde acarinham-se e reafirmam o amor que têm um pelo outro.

Sofia conta a Beatriz que uma das empresas para onde enviou o seu currículo lhe marcou uma entrevista de trabalho. A irmã fica entusiasmada e repara que Sofia está na página da Boheme na internet. A irmã explica-lhe que descobriu que a nova colecção de sapatos da empresa foi feita com peles verdadeiras e conta que vai aproveitar esse erro de Laura para a prejudicar. Sofia acrescenta que já denunciou o facto nas redes sociais e a diversas associações ambientalistas, vincando que Laura tem de perceber que também não vai ter a vida facilitada.

Laura acusa uma noite mal dormida e assume à mesa do pequeno-almoço que está cheia de preocupações. Eduardo pergunta a Teresa se quer que vá com ela ao hospital onde vai fazer a cirurgia. Laura diz que vai ela e pede ao filho que contacte as lojas para saber como está a correr a venda da nova colecção de sapatos. Nesse momento, Filipa entra em casa dos Aragão e, depois dos cumprimentos da praxe, conta a Sofia que a Chiffon já não a quer como modelo da sua campanha publicitária, pois souberam que ela está grávida e por isso têm receio de que a barriga se note. Eduardo faz pirraça e Andreia tem um ataque de fúria e sai disparada da mesa. O marido faz-se de vítima mas Laura põe o filho no lugar dizendo que Andreia pode ter muitos defeitos mas qualquer outra não teria a paciência que ela tem para o aturar.

Andreia chora desesperada no seu quarto e Filipa tenta confortá-la dizendo que outras campanhas publicitárias irão aparecer. Ela responde que pode fingir que não liga aos disparates de Eduardo, mas reconhece que está na recta final da sua carreira. Filipa fica estupefacta quando Andreia lhe pede para a ajudar a arranjar comprimidos abortivos, decidida a abortar para poder fazer a campanha da Chiffon.

Pages: 1 2 3 4