“Sol de Inverno”: Sofia descobre tudo e expulsa Joana de casa depois de uma violenta discussão [vídeo]

Sem saber que a sobrinha estava a fazer jogo duplo e a dar informações à sua arqui-inimiga, Sofia recebe Joana em casa e deixa-a ao corrente de todas as suas movimentações.

Essa situação vai mudar hoje com a protagonista de “Sol de Inverno” a descobrir a verdadeira função da sobrinha. Após uma violenta discussão, Joana é posta na rua e vai pedir abrigo a Laura, mas este é negado.

Veja o que se vai passar esta noite:

Matilde prepara-se para sair de casa e pergunta a Joana pela mãe. A prima diz que Sofia saiu mas não sabe para onde. Matilde lamenta, pois tinha uma coisa para lhe mostra. Joana oferece-se para fazer isso mas Matilde recusa, deixando-a de mau-humor. Assim que fica sozinha, Joana deixa-se levar pelo despeito e telefona a Laura informando-a que Benedita está a trabalhar na Mood com a tia e que como eles são uns tolos não lhe deverá ser difícil descobrir mais coisas. Depois de desligar o telefone, Joana apercebe-se que alguém está atrás de si e fica estarrecida quando percebe que é Sofia. Esta não esconde o choque em que mergulhou ao descobrir que anda a ser traída pela própria sobrinha, ainda que Joana se esforce por fazê-la querer que estava a falar com outra Laura. Sofia manda que ela agarre nas suas coisas e abandone aquela casa, deixando Joana aflita por não ter para onde ir. Apesar disso, Sofia mantém a sua decisão mas tem de se amparar ao sofá, porque ficou muito afetada com a sua descoberta.

Joana prepara-se para sair de casa e Sofia, ainda muito irritada, confere se ela tem tudo o que é seu. A sobrinha responde que se deixar alguma coisa para trás irá buscar mas Sofia não a quer ver mais por ali e diz que lhe farão chegar o que ela deixar para trás. Joana argumenta que é uma injustiça que lhe está a fazer ao mandá-la embora apenas por um erro. A tia contrapõe que injustiça é ela tê-la traído ao passar informações para Laura, responsável por tudo o que ela perdeu e pelo suicídio do tio. Joana adota uma postura arrogante e continua a fazer-se de vitima, lembrando que andou toda a vida a apanhar as migalhas que Matilde deixava cair. Sofia irrita-se ainda mais e manda-a embora aos gritos. Beatriz chega naquela altura e apanha a discussão no auge, perguntando alarmada o que é que se passa. Sofia exige que seja Joana a explicar à mãe o que andou a fazer. A sobrinha vira costas e vai embora. Sofia conta a Beatriz que Joana está ao serviço de Laura passando informações da Mood. Beatriz fica com os olhos rasos de água e pede desculpa a Sofia.

Joana vai a casa de Laura e esbarra na má educação de Eduardo. A mãe pede-lhe que as deixe a sós mas ele ainda replica que a empresa está em tal estado que agora até os funcionários lhes invadem a casa. Laura é mais assertiva e diz-lhe que não a obrigue a repetir. Joana conta-lhe então que Sofia a expulsou de casa por ter assistido à última conversa que tiveram, descobrindo que ela estava a passar-lhe informações sobre si. Laura mostra-se insensível e atira que ela sabia os riscos que corria, não se sentindo na obrigação de a ajudar. Joana tenta um aumento para conseguir pagar um sítio para ficar, mas perante a pouca vontade de Laura diz possuir uma informação importante que ainda não lhe deu e conta que Matilde está grávida, sendo quase certo que o bebé é de Salvador. Laura fica incrédula mas tem de abortar a conversa porque Margarida chega nesse momento. A empresária despede-se de Joana e acompanha-a à porta, segredando-lhe que não conte a ninguém o que lhe contou.