“Sol de Inverno”: 07 a 13 de outubro

SDI BannerEsta semana em “Sol de Inverno”
(07 a 13 de outubro de 2013)

20º Episódio

Sofia desfaz o beijo com Manel e assume que ainda não está preparada para uma nova relação, achando mesmo que está a trair a memória de Álvaro. Manel não esconde que está apaixonado por ela e promete lutar pelo seu amor. Sofia decide ir para casa e pede e diz que não quer perder a sua amizade, pedindo desculpa por ter desiludido Manel.

Joana incentiva a mãe a usar o dinheiro da indemnização que recebeu por ter sido despedida e sugere-lhe que abra uma loja com roupas de marca própria ou marcas para gente rica. Beatriz prefere ter os pés no chão e prefere gastar o dinheiro para lhe pagar um curso numa
universidade privada. Joana não se entusiasma muito, afirmando que tem colegas no trabalho que são licenciadas e passam o dia a atender chamadas telefónicas. Beatriz pede à filha que lhe diga alguma coisa se abrir alguma vaga no call center. Joana lembra, entretanto que no dia seguinte passa mais um aniversário da morte do pai e diz que gostava de ir ao cemitério.

Beatriz fica atrapalhada, tal como Adelino, esforçando-se por desviar a atenção da filha, sugerindo que até seria melhor porem uma vela numa igreja em vez de irem visitar a campa. Joana recebe um sinal no telemóvel e diz à mãe e ao avô que vai sair com Rodrigo. Depois da neta sair, Adelino lembra a Beatriz que concordou em sustentar a sua mentira para evitar que Joana crescesse traumatizada. No entanto, mostra-se convencido que chegou a hora de contar toda a verdade à neta, seguro de que ela compreenderá porque lhe mentiram. Beatriz não está tão certa de que a filha entenda as razões de lhe terem mentido sobre o pai durante tantos anos.

Luís bebe café no bar da praia e conversa ao telemóvel com alguém a quem diz que a miúda pode ser miúda mas não é estúpida, prometendo à tal pessoa que avisará quando na manhã seguinte sair da quinta. Margarida chega instantes depois de ele desligar a chamada e dá-lhe um beijo na cara. O instrutor avisa que alguém pode ver, temendo que Laura venha a saber que estão a namorar, pois crê que o despediria. Margarida desvaloriza as preocupações e até ache que se a mãe soubesse, teria a vida facilitada. Luís lembra-lhe que tem mais dezassete anos do que ela. Joana chega ao bar com Rodrigo e apressa-se a ir cumprimentar Margarida. Logo de entrada confidencia que tem saudades dos dias que passavam na sua casa de férias. Margarida dispensa a apresentação de Rodrigo dizendo que já se conhecem e ele complementa que têm amigos em comum. Depois de apresentar Luís como seu treinador, Margarida conta que já estavam de saída porque no dia seguinte tem treino. A caminho do carro, Margarida conta a Luís que conhece Rodrigo daquelas festas onde por pouco não morreu.

Depois da insistência de Beatriz para que Sofia conte como correu o jantar com Manel, a irmã acaba por lhe contar que ele a beijou. Beatriz fica toda entusiasmada e faz ver à irmã que deve refazer a sua vida mas ela assume que só o facto de Manel a fazer feliz não chega. Sofia está determinada a cumprir outras prioridades e uma delas é transladar o corpo do marido para Portugal, logo que tenha dinheiro para isso, pois Matilde não fez o luto pelo pai. Beatriz afirma que lhe dará o dinheiro assim que receber a sua indemnização mas Sofia rejeita a oferta da irmã. Esta conta que Joana insiste em ir ao cemitério ver a campa do pai e que Adelino é de opinião que a neta devia saber a verdade. Beatriz assume que só de pensar nisso entra em pânico.

Dulce faz uma visita a Isabel e só fala à-vontade depois de se certificar de que Benedita não está em casa. Isabel confirma que o relacionamento com a meia-irmã tem dias mais complicados e outros menos, dizendo que se pudesse comprar-lhe a sua parte da casa já o tinha feito. Isabel critica o pai por não ter deixado testamento, mas principalmente por ter tido duas filhas de mães diferentes. A operária, acaba por reconhecer que também fez os seus disparates e remete a conversa para Salvador, o filho que teve com Francisco. Isabel continua a ter o desejo que o rapaz a conheça como sua mãe biológica mas Dulce mantém a sua opinião de que o passado deve ficar no passado e não ser remexido. A madrinha acrescenta que ao fazer o acordo com Francisco, ela escolheu um caminho. Benedita interrompe a conversa e conta que acaba de vir de um cabeleireiro novo. Isabel pede-lhe que veja se é possível encaixá-la com Horácio na agenda de Laura, pois precisam de dar uma palavra à patroa. Benedita responde que para o dia seguinte a agenda está cheia e a irmã, já com um discurso mais ríspido, volta a pedir que veja o que pode fazer.

Fátima confessa a Lé que está maravilhada com Carlos e conta que ele está sempre a fazer grandes negócios, já para não falar dos atributos físicos que ela pode comprovar na praia. Mariano fica perturbado e deixa cair a comida no chão. Fátima continua a desfiar elogios a Carlos e chama semítico a Mariano, que se preparava para aproveitar a comida que tinha deixado cair.

Horácio, acompanhado por Rosa e Vasco, vai a casa de Lurdes dar-lhe a garantia de que vai tentar esclarecer tudo com Laura, de modo a que a patroa perceba que ela não roubou nada da fábrica e a readmita. Horácio assume que já percebeu que Rita é um perigo e que foi ela a responsável pelo despedimento de Lurdes. Jacinto regressa do café e não se contém, dizendo a Horácio que devia ter feito mais para a mulher não ser despedida. O amigo explica que Laura não quis ouvir mais nada nem ninguém naquela altura, mas que agora será diferente. Vasco interessa-se por um dos cintos que Jacinto tem feito e Horácio compra-o para o neto. Ao perceber que o cinto está grande, Jacinto vai fazer-lhe um furo e o relacionamento com o amigo Horácio começa a voltar ao normal. Lurdes desabafa com Rosa e diz que não saberá que fazer se não tiver o emprego de volta. A amiga confia que o marido vai conseguir resolver a situação.
Rodrigo confessa a Joana que na vida política não se sente nada atraído pelo contacto com as pessoas na rua, preferindo experimentar um período na Assembleia da Republica. O namorado desafia Joana para que junte umas folgas e o acompanhe até Amesterdão para assistir a um concerto. Rodrigo deixa a namorada à-vontade para não pensar nas despesas, porque vai pedir à secretária do pai que marque a viagem com as milhas que ele tem para gastar. Joana fica radiante.
Salvador confessa que não consegue deixar de pensar em Matilde e que não tem sono por causa disso. Simão aconselha-lhe a corrida como terapia.
No palacete, Matilde conta a Concha que já tem marcado a assinatura do contrato de promessa de compra e venda da casa que vai adquirir com o cheque de Laura e que assim que assinar os papéis vai ter com Salvador para lhe entregar a chave e fazer-lhe ver que agiu mal quando achou que ela se tinha vendido. Artur chega nesse instante e constata que Concha não larga o tablet que ele lhe ofereceu. Logo de seguida conta que a mãe foi despedida e Matilde desabafa que a tia está na mesma situação.
Matilde decide ir apanhar ar e Salvador começa a correr, ouvindo a mesma música que Matilde está a escutar dentro do seu carro. Depois de fazer uma curva, acaba por cruzar-se com ele, parando o automóvel um pouco mais à frente. Salvador ainda ensaia ir ter com ela mas Matilde arranca, resistindo ao apelo da paixão. Salvador fica desiludido.
Laura prepara-se para ir tomar o pequeno-almoço e encontra Teresa a trabalhar ao computador. A filha conta que teve insónias e insiste em continuar a trabalhar enquanto tiver forças para tal, ciente de que ela precisa de ajuda, pois perdeu Salvador e não confia em Eduardo. Laura assume que não quer discutir com ela mas faz-lhe ver que, apesar de saber que o seu problema se vai resolver, não pode deixar de ter cuidados com a saúde.

Matilde faz uma surpresa a Sofia e Beatriz e leva-lhes para o pequeno-almoço pão fresco e compotas que Lé fez no palacete. Adelino também fica radiante por ver a neta e Joana reaje como sempre enciumada, dizendo que a prima tem de os visitar mais vezes para comprarem coisas boas para comer. Adelino repreende-a e esclarece que foi Matilde que levou as iguarias. Matilde vai ao quarto buscar o resto das suas roupas e o avô atira que é um desperdício estar a gastar dinheiro na pensão, quando podia estar a morar com eles.
Sofia ajuda a filha a organizar a roupa e tenta que ela regresse a casa mas Matilde recusa. A mãe reconhece que gostava de estar a seu lado neste momento difícil e que apesar de ser contra o seu namoro com Salvador, não gosta de a ver em baixo. Matilde duvida que consiga ser feliz sem ter o homem que ama.
Laura mostra desagrado por Margarida ter chegado tarde a casa. Ela mente e diz que esteve em casa de Inês a ver filmes. A mãe pergunta-lhe o que tenciona fazer durante o resto das férias, por gostar de saber o que ela anda a fazer. Margarida responde que durante o dia vai continuar a treinar e diz que gostava de ter mais um cavalo para entrar nas provas. Laura, deixa claro que Guerreiro é para vender, pois é um cavalo que vale uma fortuna e cujo investimento tem de ter retorno Margarida atira que se o pai fosse vivo não venderia o cavalo e Laura fica indignada com a observação. A filha pergunta-lhe se não sente saudades do pai e ela assume que sim, apesar de tudo. Ao perceber que Margarida não entendeu o que ela quis dizer, muda de assunto e manda-a tomar o pequeno-almoço, pedindo que não se esqueça do seu café. Depois da filha sair, Laura não esconde que ficou magoada.

Manel está absorvido pelos seus pensamentos quando desperta com o tocar da campainha. É Rosa que traz Vasco consigo. O rapaz brinca com o pai e pergunta se ele se portou bem e se Sofia gostou das flores. Manel disfarça o constrangimento e responde que se porta sempre bem, acrescentando que Sofia adorou as flores que ele escolheu. O filho vai para o quarto e Rosa, visivelmente incomodada, questiona Manel sobre o seu relacionamento com Sofia. A conversa decorre com alguma tensão porque ele garante à ex-sogra que não permitirá que ela se meta na sua vida, muito menos depois da sua filha o ter abandonado e Vasco quando decidiu partir há cinco anos atrás. Rosa replica que apenas se preocupa com o neto, mostrando desagrado que Manel lhe atire à cara que não soube educar a filha. O ex-genro frisa que nunca disse tal coisa mas deixa claro que nunca permitirá que Rosa interfira na sua vida. Ela diz que a filha se foi embora porque estava doente mas que um dia voltará.
Depois de prender o cavalo na cavalariça, Margarida conversa com Luís sobre o treino que acabou de fazer. Nesse momento são interpelados por dois homens que exigem dinheiro ao treinador. Ele parece apanhado de surpresa e pede mais tempo para arranjar a soma que lhe pedem. Os homens começam a espancar Luís, perante o desespero de Matilde que grita para que parem. O treinador pede-lhe que fuja.

Benedita fica agastada com Isabel e Horácio que insistem em ser recebidos por Laura. A patroa sai do gabinete nessa altura e acaba por aceitar conversar com eles.
Depois dos homens desaparecerem, Luís tenta recuperar-se e explica a Margarida que os bandidos foram cobrar uma divida de jogo. O treinador esclarece que se meteu no jogo para pagar dívidas contraídas por causa de uma cirurgia que teve de fazer para voltar a andar, depois de ter sofrido um acidente. Margarida começa a procurar encontrar uma solução, considerando até a possibilidade de pedir ajuda á mãe. Luís diz tratar-se de uma soma muito elevada e atira que só roubando Guerreiro poderá fazer o dinheiro necessário, dispondo-se a fugir com ela quando tudo estiver resolvido.

Pages: 1 2 3 4 5 6