“Sol de Inverno”: 14 a 20 de outubro

29º Episódio

Sofia e Laura discutem à porta da Boheme, trocando ameaças e acusações. Sofia garante que a filha é suficientemente inteligente para não se deixar enganar, enquanto Laura assume que está disposta a assumi-la e tratá-la como uma filha. Sofia é interpelada pelo supervisor, que a manda trabalhar e responde que vai começar já. No entanto ainda tem tempo de praguejar contra a rival, assegurando que o mal que faz aos outros se voltará contra ela. Laura insiste que Sofia lhe roubou o marido, mas ela contrapõe que nunca se envolveu com ele, acrescentando que se ele fez tudo para ficar consigo, foi porque Laura falhou nalguma coisa. Sofia acusa Laura de falta de humanidade. Eduardo tira uma fotografia, murmurando que tem de actualizar. De seguida, acompanha a mãe que faz questão de entrar na empresa pela porta principal. Laura entra na Boheme a praguejar contra Sofia e pede a Benedita um café com gotas de limão, assumindo perante a secretária que está a começar a ter dores de cabeça. Eduardo deixa que a mãe siga para o gabinete e tenta seduzir Benedita, perguntando se pode vê-la ao final do dia. Fica desconcertado com a rejeição da secretária que continua a exigir-lhe que deixa a mulher antes de querer algo mais consigo.

Mariano está desesperado e devora livros de Direito, na esperança de poder representar o avô que quer pôr um vizinho em tribunal. Matilde lembra-lhe que não pode tirar o curso de um dia para o outro e o livreiro cai na realidade, reconhecendo que mesmo que assinasse qualquer documento relativo ao processo iria incorrer em fraude. A amiga sugere-lhe que entregue o caso a um advogado ou que conte a verdade a Afonso. Mariano afasta qualquer das possibilidades, temendo que o avô ache que ele não lhe está a prestar a devida atenção, ou morra de enfarte se souber que ele comprou uma livraria, em vez de se tornar advogado. Beatriz entra nesse momento na livraria para visitar a sobrinha e durante a breve conversa que têm, esforça-se por aproximá-la de Sofia. Matilde compreende as suas boas intenções mas afirma que agora terá de ser Sofia a procurá-la e a pedir desculpa pelas acusações que lhe fez.
No final do dia, Sofia termina o seu trabalho de limpeza no edifício da Boheme e é dispensada. Antes de regressar a casa, olha para o último andar, onde se situa o gabinete de Laura.

Eduardo conduz a reunião com o departamento de comunicação da empresa e define a estratégia para melhorar a imagem da Boheme. Laura deixa de olhar para a rua e de observar Sofia, decretando que quer levar a cabo um desfile num bairro problemático e doar uma soma em dinheiro, num gesto de solidariedade para com os jovens desfavorecidos, reclamando uma grande cobertura mediática. Eduardo oferece-se para tratar da produção do evento mas a mãe lembra-lhe com o autoritarismo habitual que ele vai enfrentar uma cirurgia e que terá semanas de recuperação pela frente. Eduardo é forçado a aceitar a ordem, disfarçando o seu incómodo.

Margarida encontra-se com Luís e conta-lhe que a polícia suspeita que ele esteve envolvido no roubo do cavalo, advertindo para o facto de a mãe já saber de tudo, sinal de que vai querer descobrir a verdade. O treinador fica preocupado e palpita que deve ter sido Ivan a contar que os viu aos beijos na quinta. Margarida diz que têm de ter mais cautela e Luís concorda que não devem dar mostras de qualquer cumplicidade, ao mesmo tempo que assegura que se começarem a ganhar provas conseguirão afastar as suspeitas que possam recair sobre eles. Margarida acolhe a sugestão de Luís e pede-lhe que a leve dali porque quer fazer amor com ele. O treinador beija-a e ela corresponde com desejo.

No momento em que Luís e Margarida estão a beijar-se são avistados por Salvador que está a fazer jogging naquela zona. Salvador tem um momento de pausa, indeciso entre denunciar a sua presença ou continuar a correr, mas acaba por decidir afastar-se.

Tomás toma uma bebida no bar da praia, sempre atento aos movimentos de Lúcia e à conversa que ela está a ter ao telefone com o ex-marido. Artur chega com duas clientes muito especiais e desafia o amigo para conquistar a que quiser. Tomás prefere continuar a escutar o raspanete que Lúcia está a dar a Vicente, exigindo ao ex-marido que pague o seguro de saúde dos filhos. Ela desliga o telefone e Tomás diz-lhe que se tivesse dinheiro emprestava e fica esperançado de que pode chegar ao seu coração. No entanto acaba por ficar frustrado porque Lúcia ameaça atear fogo à carrinha, se ele não a tirar da frente do bar.

Fátima continua com os “calores” em alta e comenta que se não tivesse Carlos como namorado, não se importaria de deixar Tomás pagar a renda do quarto em “servicinhos. Lé trava os ímpetos da empregada e aconselha-a a descobrir algo mais sobre as origens de Carlos, para não ser surpreendida. A paixão não deixa Fátima raciocinar e faz com que volte a entoar as músicas de Tony Carreira, seu cantor de eleição.

Sofia está desconcentrada a atender as chamadas no call center e Joana, sempre acelerada, adverte a tia de que Hugo já foi muito compreensivo ao atribuir-lhe um horário fixo. A rapariga fica ainda mais agastada quando vê Sofia atender uma chamada particular mas a tia silencia-a ao confessar que acaba de ser informada de que o corpo do marido acabou de chegar. Joana muda o seu comportamento e dispõe-se a avisar o avô, a mãe e também Matilde. Sofia agradece e vai tratar do eterno descanso do marido.

Salvador recebe a visita de Alfred, um vizinho que lhe dá as boas vindas oferecendo um cabaz de produtos da sua agricultura biológica. Salvador agradece e promete retribuir a gentileza. Depois do homem ir embora, Salvador telefona a Margarida e combina um encontro com a irmã, dizendo que precisa de falar com ela.

Andreia vê modelos numa revista mas está visivelmente desanimada. Teresa diz que se não estivesse tão debilitada ia às compras com ela. Manel aparece nesse instante e tece comentários agradáveis à beleza de Andreia mas até ele reconhece que se trata de um favor do amigo. Teresa recebe o amigo e conta que já fez alguns contactos para lhe arranjar mais trabalho. Ele confessa que está a ficar enervado com a conjuntura económica, temendo não ter condições para dar ao filho o que ele necessita. Mudando de assunto, o contabilista pergunta a Teresa em que ponto está o seu transplante renal. Ela mostra-se animada com a proximidade da cirurgia mas, ao mesmo tempo, receosa.

Rosa vai buscar Vasco à loja de flores de Nuno e ele oferece ao sobrinho o desenho que Simão criou, retratando um novo super-herói inspirado no próprio Vasco. Rosa fica constrangida com os maneirismos que o filho tem para o empregado. Nuno censura a mãe e adverte-a de que tem de preparar o pai, pois tenciona convidá-los para mais um jantar lá em casa.
Rita aperta com Fábio e ele acaba por revelar que as gaspeadeiras estão a organizar um jantar de homenagem a Lurdes. Furiosa por não ter sido convidada. Rita obriga Fábio a descobrir quando e onde vai realizar-se o convívio das operárias.

Rita tenta humilhar mais uma vez Célia e Isabel com o seu autoritarismo mas, desta vez, Horácio manda-a calar. A chefe sai despeitada da zona das máquinas e o encarregado aproveita para aconselhar as outras a divertirem-se quando deixarem o trabalho, para arejarem as ideias.

Lé desperta o interesse de Fátima ao dizer que está a pesquisar dados sobre o namorado dela no computador. A empregada diz para introduzir o nome de Carlos de Andrade e Lé descobre o perfil de um jogador de cricket, desporto que Fátima desconhece. Mesmo assim, decide mandar-lhe uma mensagem.

Carlos está a contar à mãe a vergonha que presenciou quando Laura encontrou Sofia a limpar as paredes da Boheme, cumprindo o serviço comunitário que o juiz decretou. Dulce ouve o sinal de mensagem no telemóvel do filho e censura-o, adivinhando que se trata da namorada. Ele confirma que a mensagem é de Fátima e conta que talvez tenha de aprender a jogar cricket, pois ela pensa que é esse o desporto que ele pratica. Dulce, agora mais preocupada, lembra ao filho que a mentira tem perna curta e que um dia vai ter dissabores. Carlos desvaloriza o problema e dispõe-se a treinar a nova modalidade.

Eduardo comenta em tom jocoso o facto de Sofia estar obrigada a limpar as paredes da Boheme mas não consegue arrancar o entusiasmo de Andreia que se limita a dizer que nunca vestiria aquela roupa. Eduardo sugere que se utilize a fotografia que ele tirou a Sofia para a descredibilizar. Laura não concorda e decide não seguir esse caminho, uma vez que a empresa já teve publicidade negativa que baste. De caminho, pergunta por Margarida, mas ninguém lhe sabe responder.

Salvador mostra-se compreensivo com Margarida que reage com nervosismo ao facto de ele a ter visto aos beijos com Luís. Apesar de confessar a sua preocupação, Salvador promete à irmã manter tudo em segredo, principalmente de Laura.

Laura tenta que Teresa deixe de ajudar Manel mas a filha afirma que o facto de ele se dar com Sofia ou significar para ela algo mais, não faz com que ele deixe de o ajudar ou ser sua amiga. Laura rende-se à vontade da filha, ainda que contrariada.

Sofia recebe o caixão com os restos mortais do marido. Quando fica sozinha, lembra as palavras de Raul e abre a urna, descobrindo no forro um grande diamante. Sofia mal se contém ao ver a fortuna que tem entre mãos.

Pages: 1 2 3 4 5 6