“Sol de Inverno”: 14 a 20 de outubro

31º Episódio

Manel está petrificado com a aparição de Ana e ouve-a reafirmar que regressou para reclamar a custódia do filho. Quando se recompõe da surpresa, Manel lembra que ela desapareceu sem deixar rasto durante cinco anos mas ela contrapõe porque ele a obrigou a tomar essa decisão, pois só pensava na sua carreira. Ana avisa que vai lutar por Vasco em tribunal, mesmo que isso implique esperar anos para reaver o filho.

Na escola, Vasco e Matias discutem qual deles foi melhor no futebol, enquanto de aproximam de Violeta. Enquanto tiram os lanches das mochilas, Matias pergunta a Vasco se vive sozinho com o pai e quando o amigo responde que sim, questiona-o sobre o que aconteceu à mãe. Vasco fica muito triste e responde que ela se foi embora quando ele era muito pequeno. Violeta percebe que o assunto é melindroso e acaba com a conversa.

Na fábrica da Boheme soa a sirene indicativa da hora do almoço e os funcionários param o trabalho. Horácio recebe uma chamada de Rosa e fica em choque com a notícia de que Ana voltou.

Na loja de flores, Nuno segura o telemóvel, a digerir a chamada que acabou de receber. Simão aparece nesse instante, trazendo um saco com o almoço para os dois. Não se apercebendo do estado do namorado, pede desculpa pela discussão da noite anterior e fica incomodado por não obter resposta. Nuno revela então que acabou de saber que a irmã regressou e mostra-se preocupado com o modo como os pais irão reagir, confessando que todos sofreram muito com a fuga de Ana e que para si próprio será estranho voltar a conviver com ela. Simão tenta aliviar a angústia do companheiro, ficando ambos na dúvida se Vasco e Manel já saberão da novidade. Nuno deseja que o sobrinho não fique desestabilizado com o regresso da mãe.
Eduardo comunica a Laura que já dispõe de uma lista das instituições que podem ser escolhidas para beneficiarem da campanha de solidariedade que a Boheme e a mãe defende que devem privilegiar uma que suscite mais comoção ao público. Nesse momento, Laura recebe uma chamada de Teresa que a previne de que o hospital a convocou para ser internada para preparar o transplante do rim que Eduardo lhe vai doar. A mãe tenta tranquilizá-la e, depois de desligar o telefone, informa Eduardo que tem de ir para o hospital, uma vez que o transplante da irmã já está marcado. O filho esforça-se por disfarçar a grande tensão que o invade.

Andreia apoia Teresa e transmite-lhe coragem para a cirurgia, garantindo que depois do transplante ela ficará como nova. Teresa deseja que tudo corra pelo melhor e sugere à cunhada que façam uma viagem juntas. Andreia assume que não está particularmente animada e Teresa incentiva-a para que acabe com o casamento que não lhe trás felicidade a si, nem a Eduardo.

Laura fita Eduardo com a sua habitual firmeza e repisa que ficou muito desiludida com a sua cobardia inicial para doar o rim à irmã mas confessa que agora está orgulhosa por ser ele quem vai salvar Teresa. O filho disfarça o incómodo da conversa e diz que não admite que algo possa correr mal. Laura muda de assunto e mostra-se esperançada que Manel decida aceitar o convite para tomar conta do negócio dos cavalos, desejando que isso provoque mau estar entre ele e Sofia. Eduardo acha que Manel não pode dar-se ao luxo de recusar o trabalho.
Arlindo deixa Sofia à porta do prédio de Lourenço e ela olha para cima, percebendo que o amigo e o seu grupo estão a ensaiar. Por momentos, Sofia é assaltada pela nostalgia, lembrando tempos felizes em que o marido era vivo e também tocava. Memórias que partilha com Lourenço ao chegar ao apartamento. Ele diz ter gostado dos desenhos que ela lhe mostrou e incentiva-a a arrancar com o seu próprio negócio de sapatos, convicto de que está prestes a vender o diamante que Raul lhe enviou e que vai render o dinheiro de que ela precisa. Sofia responde que não tem pressa, preferindo dar passos seguros antes de se aventurar. Lourenço olha a amiga com admiração.

Salvador regressa a casa, satisfeito com a entrevista de emprego que teve ao almoço, confessando a Matilde que está focado em conseguir o lugar de financeiro numa das empresas da amiga. No entanto, revela que a sua principal preocupação é ver o transplante de Teresa consumado. A namorada faz notar que ele é mais próximo desta irmã do que dos restantes. Salvador não nega e confessa que quando eram pequenos ela dizia que ele era seu gémeo. Matilde ensaia dizer algo sobre ele mas arrepende-se. Por insistência de Salvador acaba por lhe perguntar se nunca teve curiosidade de conhecer os pais verdadeiros. O namorado não nega que isso lhe passou pela cabeça mas que também decidiu considerar como verdadeira a família que o acolheu.

Célia comenta com Isabel que têm de sair mais vezes. Ela percebe que Rita está a ouvir e grita que depois da outra ter desaparecido a noite ficou mais animada. Célia confessa que chegou de rastos a casa e Isabel conta que também apagou mal caiu na cama. Despeitada, Rita comenta com Lídia que o apagão é porque ninguém lhes pega. Como retaliação deixa uns sapatos na mesa de Isabel, como pretexto de que Lídia está sobrecarregada. A operária não perde tempo a dar o troco e afirma que isso sucede porque Lídia tem de estar atenta às conversas das outras para depois lhe ir contar. Horácio aproxima-se e conforta Fábio que continua a cismar por não ter conseguido o lugar no departamento de marketing. O encarregado aconselha-o a voltar a estudar e anuncia às trabalhadoras que tem de sair mais cedo, lembrando que não devem abrandar o ritmo de produção. Rita apressa-se a garantir que toma conta de tudo e começa por mandar toda a gente trabalhar, incluindo Fábio, que fica amuado com ela.

Eduardo pesquisa na internet tudo sobre transplantes renais e reage com impaciência quando Andreia o pressiona para fazer a mala que vai levar para o hospital, dizendo que não deve fazer esperar Teresa. O marido fica melindrado pelo facto de Andreia não se mostrar preocupada com ele. A mulher atira um frio vai correr tudo bem e diz que vai andando com Teresa para o hospital.

Benedita reclama com Isabel por não ter recolhido a sua roupa que estava no estendal. A irmã responde que se esqueceu porque teve de lavar a casa de banho que ela deixou imunda. A discussão volta a instalar-se e Isabel diz que o que lhe apetece é expulsá-la de casa. A secretária garante que só sai se ela lhe comprar a sua parte. A outra responde que se ela pensa que Eduardo lhe dará dinheiro, está enganada porque o que ele quer é apenas divertir-se. Benedita irrita-se e afiança que se quiser pode fazer com que ele seja despedida, bastando para isso pedir ao amante. Isabel replica que, se calhar, ela sairá primeiro, bastando que Eduardo se farte de si.

Lurdes está de saída para o palacete, onde vai participar no curso sobre poupança que Lé organizou. Jacinto sugere que ela leve algumas peças que ele fez em pele mas a mulher explica que se trata de uma reunião de mulheres em que o objectivo não é vender coisas mas sim aprender. Jacinto reage com azedume mas depois acaba por se desculpar. Ela responde que se ele não tivesse tal feitio, a situação de desemprego que vivem seria mais fácil de enfrentar, lembrando que os amigos Horácio e Rosa se ofereceram para ajudar. Jacinto dispara que não são pedintes e Lurdes vira costas e vai embora.

Ana reencontra-se com os pais, que a recebem de braços abertos, muito comovidos. A filha explica-lhes que na altura em que fugiu estava com uma depressão, justificando que para refazer a sua vida precisou de se afastar de toda a gente. Ana assume que veio para ficar, perante a alegria de Rosa e da apreensão de Horácio.

Manel vai até ao bar da praia para espairecer e Lúcia oferece-se para trazer Vasco da escola, uma vez que também vai buscar os filhos. Manel aproveita para desabafar com Tomás e conta-lhe que Ana voltou e que quer ficar com o filho. O amigo reconhece que os seus problemas ao pé deste são coisas menores e Manel assume que tem de preparar o filho para não sofrer traumas quando a mãe lhe aparecer à frente. De seguida liga para o filho a avisar que é Lúcia que o vai buscar.

Vasco fica radiante quando o pai lhe diz que é Lúcia que o vai apanhar na escola. Isto porque pode brincar mais um pouco com os amigos. Vasco mostra curiosidade em saber como é que Violeta e Matias reagiram à separação dos pais, confessando que no seu caso, já nem se lembra de como é ter mãe.

Eduardo vai sozinho ver o mar do alto de uma arriba. Quando Laura lhe telefona, mente à mãe e diz que está a caminho do hospital.

Laura tranquiliza Teresa e informa que Eduardo está a caminho. Andreia censura o marido, sem encontrar explicação para a demora. Margarida pergunta à irmã se está nervosa e Teresa tem de reconhecer que está um pouco.

Lé inicia a sessão sobre o modo de poupar, seguida com atenção pela plateia que se reúne no palacete.

Concha comenta com Mariano que nos próximos dias vai ter de se enfiar no quarto porque a mãe lhe encheu a casa de gente, partilhando mais uma vez o que tem e o que não tem. O livreiro defende Lé e diz a Concha que a mãe está a fazer um trabalho que é de louvar. Beatriz entra na livraria e pede a Mariano que lhe empreste um rolo de multibanco, pois o da sua loja acabou. Ele deixa-a irritada por dizer que tem tudo à conta e só a interferência de Concha faz com que Mariano satisfaça o pedido da vizinha. Concha justifica a atitude do amigo dizendo que ele não está bem.

Joana está numa esplanada com Rodrigo quando o namorado se levanta subitamente da mesa para ir cumprimentar o pai. O homem, politico distinto, lamenta em voz alta que o filho tenha saído de casa há seis meses e que ele e a mãe quase não o vejam. Joana ouve a conversa e fica furiosa.

Manel caminha pela praia com Vasco e começa a prepará-lo para o regresso de Ana, tentando perceber qual a reacção que ele pode ter quando voltar a ver a mãe. O filho mostra-se confuso, sem saber se gostaria ou não de a rever.
Teresa já está deitada na cama vestida com a bata do hospital. Laura, Salvador, Margarida e Andreia não conseguem disfarçar a apreensão pelo atraso de Eduardo. Salvador telefona e acaba por desistir, pois o irmão não atende. Laura sai do quarto e faz também uma chamada para o filho e o destino é a caixa de mensagens. Salvador vai atrás dela e encontra a mãe desesperada. Laura diz-lhe, mergulhada numa imensa angústia, que conhece bem o filho que tem e que Eduardo não vai aparecer.

Pages: 1 2 3 4 5 6