“Sol de Inverno”: 30 de setembro a 06 de outubro

 

16º Episódio

Andreia suplica a Eduardo que pare de lhe bater mas ele está de tal forma descontrolado que nem ouve o que ela diz.

Teresa diz a Laura que é melhor irem ver o que se passa, mas a mãe afirma que é melhor não se meterem. Teresa recusa-se a partilhar da indiferença da mãe e decide agir, avançando rumo ao quarto de Eduardo. Quando o irmão abre a porta e diz que está tudo bem ela não acredita e força a entrada. Ao ver a cunhada no chão e a sangrar, expulsa Eduardo do quarto, interrogando-se como foi capaz de uma barbaridade daquelas. Andreia desabafa que o marido é uma besta e Teresa começa a ajudá-la.

Sofia conforta Beatriz quando a irmã se entristece por não ter superado a morte precoce do marido. Sofia pensa que ela nunca mais teve ninguém por quem se apaixonar e a própria irmã reconhece que a terapia que efectuou a ajudou a ter outros relacionamentos. Sofia abraça-a na tentativa de a apoiar.

Horácio fica muito preocupado quando Rosa lhe conta que o namorado de Nuno é filho de Laura Aragão, dona da Boheme onde ele trabalha. Horácio reafirma que não consegue aceitar a homossexualidade do filho e lembra que também Ana saiu de casa, como forma de assumir a sua responsabilidade e a da mulher na educação dos filhos, convicto de que ambos falharam nesse particular. Rosa tenta demonstrar-lhe que não tiveram culpa das opções dos filhos mas Horácio prefere ir deitar-se, alimentando essa ideia.

Teresa e Margarida estão à cabeceira de Andreia, reconfortando-a depois da tareia que Eduardo lhe deu. Teresa garante que vai confrontar o irmão, apesar da cunhada não querer, enquanto Margarida desabafa que aquela situação é deplorável.

Na biblioteca, Laura dá um raspanete violento a Eduardo por ele ter batido na mulher. O filho ainda tenta justificar a sua atitude e ensaia uma saída de casa, dizendo que vai passar essa noite num hotel. Laura não só o proíbe de fazer isso, ordenando-lhe que vá pedir desculpa à mulher, como o previne de que não quer que uma cena semelhante se volte a repetir em sua casa, obrigando-o a dormir no quarto de hospedes, se não conseguir falar com a mulher. Eduardo, acata as ordens da mãe com a sua habitual cobardia.

Lé encontra Mariano todo aperaltado para sair com Fátima mas, pela tristeza do livreiro, percebe rapidamente que ela o deixou pendurado.

Nesse preciso momento, Fátima ouve na esplanada do bar da praia mais uma sinfonia de Carlos, que lhe faz crer que passou férias em Cuba no último ano, prometendo repetir com ela a viagem, no próximo ano. Fátima está nas nuvens, sem se aperceber por um momento que seja que está a ser enganada.

Matilde sai do banho e arranca o telemóvel das mãos de Salvador, que persiste em fotografá-la. A propósito se fotografias, decide perguntar-lhe se não teve namoradas em Londres durante o tempo em que estiveram afastados. Salvador não se atrapalha e responde que não teve nenhum relacionamento importante, porque nunca conseguiu esquecê-la. Matilde também reconhece que nunca conseguiu seguir com a sua vida, uma vez que nunca deixou de o amar. Nesse momento, Mariano bate-lhes à porta do quarto e pede-lhes para falar com Matilde. A amiga percebe que o assunto é sério e, com a cumplicidade de Salvador, lá vai conversar com o amigo na cozinha.

Mariano conta a Matilde, em jeito de queixa que Fátima se esqueceu de que ia com ele ao teatro e foi sair com outro qualquer. Ela chega nesse momento e pede desculpa ao livreiro porque so agora que o viu, percebeu que tinham combinado ir ver a peça de teatro. Mariano lamenta terem desperdiçado os bilhetes que Lé lhe arranjou, mas Fátima está completamente vidrada dom sue novo amor que não ouve nem vê seja o que for, alimentando a ideia de levar vida de rica toda a vida. Apesar disso, concede a Mariano que tomem um café juntos, como dois amigos. Fátima assume que ainda não é namorada de Carlos, mas está disposta a tomar a iniciativa de o conquistar, caso ele não o faça.

Laura telefona à dona da loja de roupa em que Beatriz trabalha e conta à amiga que precisa que ela despeça a irmã de Sofia, marcando um encontro para beberem um café e assim poder explicar-lhe a razão deste seu desejo. Entretanto, margarida aparece no escritório, pedindo à mãe que não venda um dos cavalos que é filho de dois exemplares premiados, explicando que precisa de ter duas montadas em condições para participar nas provas de alta competição. A mãe promete pensar no assunto mas deixa logo como garantia de que quer falar com Luís. Margarida aceita a condição e reclama à mãe que fale muito a sério com Eduardo, que espancou a mulher dentro do próprio quarto. Laura garante que já o fez e que deixou claro ao filho que não vai voltar a acontecer.

Teresa vai ao quarto de Andreia saber se ele está melhor e a cunhada afirma pela primeira vez que não quer continuar casada com Eduardo, depois de ter sido sovada por ele. Teresa fica penalizada mas dá todo o apoio à cunhada, que lhe agradece por tomar o seu partido.

Sofia conversa ao telefone com Eusébio e fica feliz ao saber pelo amigo que o negócio da padaria que deixou para trás está a ser um sucesso nas suas mãos. Eusébio acrescenta que Raul partiu para Manique para trabalhar nas pedras preciosas. Depois de desligar, Sofia põe Beatriz ao corrente do que falou com o amigo, confessando à irmã que ainda sente a padaria como sua. Joana surge nesse instante, com uma energia fora do normal, justificando a excitação por ter estado demasiado tempo a atender clientes difíceis. De seguida dá a boa nova à tia de que, se quiser, pode começar a trabalhar no call center logo no dia a seguir, lembrando que a tinha avisado que é um tipo de serviço em que está sempre a entrar e sair gente. Beatriz é apanhada de surpresa mas a irmã volta a lembrar-lhe que precisa de ganhar dinheiro quer para si, quer para ajudar nas despesas da casa.

Adelino é abordado pelos inspectores da ASAE na praça de táxis e como não tem a licença em dia é multado. Sem dinheiro para pagar a coima, tenta obter a compreensão dos agentes mas em vão. Adelino fica revoltado, sentindo-se vítima da caça à multa.

Laura, apesar do constrangimento e mau estar que isso lhe provoca, é obrigada a recorrer a modelos de sapatos que Sofia desenhou antes de se terem separado, para suprir a falta que a retirada da nova colecção abriu. Eduardo tenta repisar que Salvador não teve a opção mais correcta quando decidiu que era melhor retirar do mercado a colecção em pele mas Laura humilha-o dizendo que se não tem qualquer sugestão para resolver o problema é melhor não se pronunciar. Eduardo volta a ficar furioso quando a mãe escolhe Salvador para falar aos operários e operárias da fábrica para lhes comunicar que vão ter de estar disponíveis vinte e quatro horas por dia para a nova produção, pois a empresa está numa situação de emergência. Salvador volta a ressalvar que só está a ajudar porque Teresa lhe pediu e que quando a situação estiver resolvida deixa a Boheme de vez. Laura fica visivelmente incomodada.

Simão leva café a Nuno à loja de flores e ambos comentam que o jantar com Rosa, Vasco e Manel até correu bem. Simão diz que Rosa estava um bocadinho nervosa, de forma compreensível. Nuno lamenta que o pai não tivesse ido, mas Simão acha que ele ainda está a digerir o facto de ter sabido que o filho é homossexual. Nuno reconhece que o pai ainda espera que ele mude de ideias, pois sempre achou que Horácio viu a sua opção sexual como uma questão de rebeldia. Simão lembra ao companheiro que pelo menos tem a mãe que o compreende, enquanto ele nem isso.

Lé repreende Fátima por ter deixado Mariano pendurado e explica-lhe que o rapaz não reagiu mal apenas por educação. Rústica, Fátima confessa que está apaixonada por Carlos e garante que não é pelo seu dinheiro. A rapariga diz que está desejosa de chocar de frente com ele e confessa que tem resistido a custo. Lé afirma com um suspiro que ela deixou a feira mas que a feira não a deixou a ela.

Tomás prepara-se para começar a aula de surf com Matias, Violeta e uma outra menina loura. Vasco observa a menina da esplanada do bar da praia e não consegue desviar o olhar. Manel mete-se com o filho e pergunta-lhe se não quer ir fazer uma aula. Ele confessa-se ainda traumatizado por ter sido em tempos engolido por uma onda. O pai afirma que está a pensar inscrever-se e Vasco concorda que ela para a idade até que não está mal. Manel pergunta em tom de brincadeira se ele lhe está a chamar velho, mas o filho desiste de dizer o que tem na cabeça, com receio de o melindrar, quando o pai insinua que ele pode estar a esconder-lhe que tem uma namorada.

Salvador conversa com Simão e confessa que em termos de probabilidades é o que terá menos possibilidades de ser compatível com Teresa. O irmão afirma que basta haver uma pessoa da família que tenha compatibilidade para que o problema se resolva. Salvador explica só está ainda na empresa para ajudar a irmã e deixa que seja Simão a saber que vai pedir oficialmente Matilde em casamento, mostrando o anel que vai oferecer-lhe.

Adelino conta com grande desanimo a Sofia que teve de mexer nas poupanças para pagar a multa que a ASAE lhe passou. A filha garante-lhe que quando ganhar o primeiro ordenado no call center o ajudará a repor o dinheiro. Ele acaba por aceitar, acolhendo bem os seus argumentos. Resolvida uma angústia, outra surge de imediato. Beatriz entra em casa em lágrimas e conta que foi despedida, depois de ser gerente da loja há muito tempo. Joana garante que a mãe vai conseguir trabalho noutra loja qualquer e Sofia oferece-se para a ajudar a procurar novo emprego. Ninguém desconfia que o despedimento de Beatriz teve o dedo de Laura.

Mariano está a desabafar com Matilde por ter sido rejeitado por Fátima que se esqueceu que tinham combinado ir assistir a uma peça de teatro. Matilde tenta que o patrão perceba que a rapariga não deve ter feito por mal, pois acha que ela é mesmo distraída. Mariano prefere assumir que Fátima não está interessada nele. Nesse instante, ambos são surpreendidos pela chegada de Laura. O livreiro deixa-as imediatamente a sós e Laura vai directa ao assunto, voltando a ameaçar Matilde de que fará a vida negra à sua família, caso ela não se afaste de vez de Salvador. Primeiro revela que fez com que a ASAE multasse o avô por ter a licença do táxi caducada. Depois acrescenta que conseguiu que a sua tia, Beatriz, fosse despedida. Matilde está chocada e incrédula com o que ouve. Laura não se detém e incita-a a usar o cheque em branco que lhe deu, aconselhando-a a refazer a sua vida longe dali. Matilde expulsa Laura da loja aos gritos. Quando telefona para casa do avô e confirma com Joana que o que Laura lhe disse é verdade, fica de rastos.

Na Boheme, Eduardo recebe a visita de dois agentes da polícia que o notificam de que Andreia, sua mulher, apresentou uma queixa contra ele, por violência doméstica. Eduardo é apanhado de surpresa e Benedita está incrédula com o que ouve.

Matilde espera por entrar com Salvador no quarto do palacete para lhe dizer, com grande mágoa, que a sua relação nunca irá resultar e que o melhor é separarem-se. Salvador encara Matilde absolutamente surpreendido com o que ouve.

Pages: 1 2 3 4 5 6