“Sol de Inverno”: 30 de setembro a 06 de outubro

18º Episódio

Laura manipula Salvador e apresenta-lhe a prova irrefutável de que Matilde o trocou por um cheque. Apesar disso, ele mantém a decisão de não voltar à empresa.

Margarida namora às escondidas com Luís nas cavalariças e ambos se assustam com a chegada de um dos tratadores. Depois disso, combinam um passeio pela herdade, colocando-se a coberto de olhares suspeitos.

Matilde visita a família e provoca o espanto geral ao anunciar que rompeu com Salvador. Sofia fica penalizada com o sofrimento da filha e abraça-a, embora continue a pensar que ela tomou a atitude certa.

Nuno acede ao pedido de Simão e faz um arranjo de flores para ele levar a Teresa. Tentando avaliar o sentimento do namorado, pergunta-lhe se não está preocupado por ter de doar um dos seus rins à irmã se for compatível com ela. Simão devolve que por Teresa está disposto a fazer tudo. Nuno conta que a mãe lhe enviou uma mensagem a dizer que gostou muito de jantar em casa deles e Nuno lamenta que o pai não estivesse presente, confessando a Simão que da próxima vez será ele a convidar Horácio, já que este ficou enervado ao saber que ele é filho de Laura, temendo que isso afecte o seu emprego.

Horácio apercebe-se de que faltam dois rolos de pele para a produção da nova colecção de sapatos e confronta Rita com o sucedido. A chefe de linha afirma que foi Lurdes quem desviou o material, insinuando que o roubou. Horácio fica perplexo e não acredita em tal coisa, pedindo a Rita que guarde segredo até que se apure o que sucedeu.

Lúcia resmunga quando Vicente vai buscar Matias e Violeta ao bar da praia, acusando o ex-marido de estar permanentemente a defraudar as expectativas dos filhos. Tomás deixa campo aberto à discussão e desaparece, antes que alguém se lembre de o meter em confusões.

Salvador fica furioso quando confirma junto de Concha que Matilde usou o cheque que Laura lhe ofereceu para o deixar. Concha tenta explicar-lhe que a amiga agiu com uma boa intenção mas ele não quer ouvir mais nada.

Manel esforça-se por ser um pai consciente e impõe com bons modos a, Vasco que faça a sua cama e ajude a arrumar a cozinha.

Salvador procura Matilde e mostra-se revoltado por ela ter usado o cheque que Laura lhe deu, acusando-a de se ter vendido. Matilde esconde que usou o dinheiro para comparar a casa de que ele gostava, com a intenção de lha oferecer. Salvador insiste que ela o andou a enganar enquanto estiveram juntos e afasta-se sem mais conversa. Matilde diz para si própria que ele ainda lhe vai pedir desculpa.

Gabriel revela a Laura que não foi qualquer associação ambiental ou de defesa dos animais que iniciou a campanha contra a empresa, mas apenas uma pessoa que criou vários perfis na internet para esse efeito. Laura exige ao engenheiro informático que descubra a identidade da pessoa, jurando que ela se vai arrepender por se ter atravessado no seu caminho.

Horácio vai a casa de Lurdes e confronta-a com o facto de ter levado dois rolos de pele da fábrica, sem ter pedido autorização. Lurdes fica aflita e nega que tenha roubado as peles, contando ao amigo que Rita lhe foi oferecer o material e que as outras colegas são testemunhas disso. Horácio fica baralhado com esta versão mas percebe que algo de errado aconteceu e diz que vai encarregar-se de resolver o assunto.

Simão conforta Salvador depois do irmão ter ido pedir satisfações a Matilde. O ilustrador também não está desiludido porque não conseguiu emprego no jornal.

Concha contraria Matilde e defende Salvador, argumentando que se ele não sabe a verdade, só pode pensar que ela se vendeu a Laura. Concha insiste com Matilde para que conte ao rapaz que usou o cheque da mãe dele para comprar a casa que ele tanto queria. A amiga não supera o orgulho e teima que é Salvador quem tem de lhe pedir desculpas por ter duvidado do seu amor.

Concha fica maravilhada quando Artur lhe oferece um tablet novinho em folha, dizendo que agora já não tem desculpas para trabalhar na praia para poderem passar mais tempo juntos. Concha gosta do presente mas acha que ele não devia ter gasto tanto dinheiro. Artur relativiza o assunto e acrescenta que fez também um seguro para o equipamento e ainda a convida para ir a um concerto.

Fábio vai ao palacete com Célia na expectativa de falar com Salvador mas como ele não está decide ir para casa. Célia fica desiludida por pensar que o rapaz tinha ido à pensão para estar também um pouco com ela. Desiludida, Célia desabafa que Fábio nunca irá olhar para ela. Lé dá-lhe conforto mas Fátima faz melhor e dá-lhe conselhos. Agarra na mão da rapariga e arrasta-a até ao quarto para lhe explicar como deve vestir-se e alindar-se para conquistar Fábio.

Eduardo e Laura ficam muito enervados depois de Andreia contar que a polícia não aceitou que ela levantasse a queixa contra o marido, por violência doméstica. A sogra pergunta o que é que lhe passou pela cabeça para se queixar e Eduardo afirma que ele só tem de dizer, perante o juiz, que caiu sozinha e se magoo sozinha. Andreia mostra-se incomodada vincando que não lhe apetece mentir em tribunal. Eduardo pede-lhe que se deixe de coisas e Laura exige que ela resolva o assunto rapidamente, antes que as revistas percebam que têm uma história nova para explorar.

Eduardo diz à mãe e à mulher que vai apanhar ar, mas na realidade vai ligar a Benedita. Esta é alertada por Isabel mas não atende a chamada, deixando a irmã intrigada. Isabel acaba por esquecer o assunto e elogia o discurso de Salvador na fábrica. Quando tenta perceber se o filho está a pensar regressar a Londres Benedita confessa que não ouviu fosse o que fosse a esse respeito e justifica que é apenas secretária.

Teresa não esconde que está ansiosa por saber se algum dos irmãos é compatível de forma a poder doar-lhe um rim. Laura também está apreensiva mas esforça-se por dar coragem à filha, esperançada em que ela venha a ter sorte.

Sofia fica incomodada ao ouvir Beatriz e Adelino deitarem contas à vida agora que ela foi despedida e o pai multado. Sofia lamenta não poder ajudar mais e confessa que também ficou angustiada por ver o sofrimento da filha, depois de ter terminado tudo com Salvador. Adelino sugere que Joana possa sair com a prima para a distrair. Nesse instante, Sofia recebe uma chamada de Manel e aceita o convite para ir jantar com ele. Beatriz começa a achar que a irmã está perto de capitular às investidas do amigo.

Rita apanha Laura a entrar na empresa e acusa Lurdes de ter roubado dois rolos de pele. A patroa deixa-se convencer e despede Lurdes, sem que Horácio ou qualquer outra pessoa a consiga convencer de que está enganada. Lurdes não se contém e começa a chorar, perante o sorriso vitorioso e malévolo de Rita.

Joana fica cheia de ciúmes quando o chefe do call center comunica a Sofia que vai ter de começar a trabalhar mais cedo do que estava previsto, pois houve muitos funcionários que foram embora e a empresa precisa de preencher essas vagas.

Teresa fica muito apreensiva porque Margarida, tal como Simão e Salvador, não é compatível consigo para lhe doar um dos seus rins. Laura ainda alimenta a esperança de que Eduardo reúna essas condições, mas Teresa assume que a sua situação está cada vez mais complicada.

Eduardo conduz o seu carro a caminho da Boheme, quando recebe uma chamada do hospital a informá-lo de que é compatível com a irmã. O choque é enorme e deixa-o muito pensativo. Depois de entrar no edifício da empresa, Eduardo dirige-se a Bendita que o trata com grande frieza, limitando-se a informar que a dona Laura está à sua espera no gabinete. Eduardo conforma-se com o distanciamento da secretária e vai falar com a mãe. Tanto esta como a irmã estão na expectativa de saber se ele já recebeu o resultado dos exames que efectuou. Insensível ao drama de Teresa, Eduardo mente e diz que não é compatível com ela. Teresa deixa cair a cabeça, em sinal de desespero.

Pages: 1 2 3 4 5 6