“Sol de Inverno”: 30 de setembro a 06 de outubro

19º Episódio

Teresa e Laura estão em choque, pois Eduardo acaba de dizer que não é compatível com a irmã e por isso não pode doar-lhe um dos seus rins. Alimentando a sua mentira, instiga Teresa a aceitar recorrer à influência da mãe para conseguir rapidamente fazer o transplante, mas a irmã assegura que não quer passar à frente dos outros doentes. Laura afirma que se for preciso avançam para a cirurgia no estrangeiro e tenta animar a filha propondo-lhe ver com está a ficar a nova colecção de sapatos. Teresa está demasiado abatida e prefere seguir para casa. Eduardo mantém a sua pose e só respira fundo quando elas saem do gabinete, tornando então visível um grande nervosismo.

Laura acompanha Teresa á porta da Boheme e faz questão de ir com ela à hemodiálise, argumentando que Andreia tem outras coisas para fazer.

Eduardo tenta seduzir Benedita e levá-la para o seu gabinete mas ela mantém-se distante e continua a rejeitá-lo. Eduardo murmura, irritado, que se calhar tem de arranjar uma secretária mais bem-disposta.

Isabel está indignada com o despedimento de Lurdes e afirma que têm de contar a Laura que foi Rita a armar a cilada para acusar a colega. Célia mostra receio de também perder o emprego, enquanto Fábio vai para o armazém, frisando que quer ficar longe de confusões. Rita vê que ninguém está a trabalhar e repreende as funcionárias. Quando passa por Isabel fala baixo sem olhar para ela e ameaça-a de que será a próxima a ser despedida. Isabel devolve a provocação e afirma à chefe que será ela própria a frequentar o centro de emprego. Lurdes chora junto a Horácio sem saber o que fazer da vida, pois agora está desempregada como o marido, Jacinto. Com a autorização de Horácio, Isabel leva Lurdes consigo para a acalmar e garante à amiga que vai arranjar forma de a patroa saber que Rita mentiu e acusou injustamente de ter roubado os rolos de pele.

Marta tenta ajudar Sofia no call center e oferece-lhe umas cábulas que fez em tempos para memorizar melhor as regras de atendimento dos clientes. Joana não gosta e começa a censurar a colega, insinuando que ela é pouco inteligente, tal como as baleias. Marta pergunta-lhe que comprimidos é que ela toma, para ver se fica mais esperta. Sofia repreende Joana e a sobrinha fica contrariada, ainda mais quando vê Hugo sorrir à tia em sinal de agradecimento por ter acabado com a discussão.

Mariano queixa-se de que a livraria praticamente não tem clientes mas garante a Matilde que quer que ela continue a trabalhar para ele. O livreiro consola a amiga, que está desgostosa pelo fim do namoro com Salvador.

Simão conversa com Salvador e afiança que ele cometeu um erro quando aceitou trabalhar com a mãe na Boheme, pois ela foi muito mais além do que querer controlar a sua vida. O irmão concorda que a mãe deu uma ajuda para que as coisas com Matilde não funcionassem, mas acusa a rapariga de ter sido a responsável pela separação ao aceitar o cheque que Laura lhe deu. Simão é de opinião contrária e desculpabiliza Matilde, dizendo que se lhe oferecessem um cheque em branco também o descontaria. O irmão insiste que ela devia ter resistido e Simão imagina que duzentos e cinquenta mil euros devem ter provocado um grande rombo nas contas da mãe.

Margarida vê os cavalos lusitanos que a família tem para venda e confessa a Luís que pediu à mãe para ficar com o Guerreiro. O treinador previne que aquele é o exemplar mais caro e que ela não deve ser possessiva, se já tem um bom cavalo para competir. Margarida confessa que só reaje assim quando gosta muito de algo ou alguém. Luís percebe a indirecta e, depois de lhe garantir que dele não precisa de ter ciúmes, acaba por beijá-la.

Andreia leva o lanche a Teresa e tenta animá-la, uma vez que a cunhada se revela revoltada e deprimida por nenhum dos irmãos ser compatível consigo, já resignada a fazer diálise o resto da vida. Andreia enfatiza que pode aparecer um rim no banco de dados de um momento para o outro, possibilitando o transplante. Mudando de assunto Andreia conta a Teresa que decidiu dar mais uma oportunidade a Eduardo e confessa que a ideia de começar uma vida nova a faz concluir que talvez não seja tão maus assim estar casada com ele. Teresa incita a cunhada a não permitir que o marido a trate mal e assegura que lhe dará todo o apoio se ela decidir separar-se. Andreia desafia Teresa para um passeio pelo Guincho, para que ela se descontraia um pouco.

Carlos pousa os últimos sacos de compras na cozinha e prepara-se para ir embora sem os arrumar. Dulce manda-o dar meia volta e o filho diz que tem de ir ao médico porque se sente doente, acrescentando que Laura o dispensou o resto do dia. Dulce confere que ele tem a garganta avermelhada e diz que lhe vai fazer um xarope de cenoura e insiste ele que deve tomar uns supositórios. Carlos não gosta nada dessa ideia pouco máscula e é obrigado a confessar que estava a fingir, pois combinou um encontro com Fátima, planeando levá-la para um hotel. Rapidamente corrige o que disse, perante a indignação da mãe. Dulce avisa que se a patroa descobre que ele a anda a enganar, está feito.

Lé trabalha no jardim do palacete e Fátima leva-lhe água, avisando-a de que não se pode esquecer de beber para não desidratar. A empregada pede para se ausentar algum tempo, revelando que vai fazer o teste do biquíni a Carlos. Lé mostra-se surpreendida e Fátima esclarece de que se ele resistir ao seu corpo pouco vestido, é porque realmente encontrou o amor da sua vida. A patroa ainda lhe pede para que lhe leve umas conchas da praia mas rapidamente desiste da ideia porque ela só está com cabeça para pensar no rapaz.

Tomás convida Lúcia para tomar uma bebida consigo mas ela responde que isso não acontecerá, nem que ele seja o único homem à face da terra. Manel entra no bar acompanhado por Vasco que ele tem de ficar em casa dos avós porque ele marcou um jantar com Sofia. O filho brinca e diz que ele gosta dela, sugerindo-lhe que lhe ofereça flores da loja do tio Nuno. Manel acha piada à desenvoltura do filho e aceita a sua sugestão. Nesse instante, Manel recebe uma chamada de um cliente e fica apreensivo, embora disfarça a sua preocupação. Tomás pergunta se estão prontos para a aula de surf mas Vasco não se mostra muito entusiasmado, confessando mesmo ter receio das ondas. Tomás alivia a tensão do miúdo insistindo que a primeira aula será na areia e não dentro de água.

Fátima e Carlos chegam à praia. Ele carrega uma geleira com dificuldade mas trata logo de justificar que habitualmente são os seus empregados a fazer o trabalho. Entretanto, o telemóvel começa a tocar e Carlos atende, escondendo que é Dulce quem está do outro lado da linha e fingindo que está a tratar de negócios. Fátima fica impressionada e pede-lhe que lhe ponha creme nas costas. Ambos ficam derretidos e ela acaba por ir dar um mergulho com o argumento de que precisa de arrefecer. Ele murmura para si que “esta já cá canta” e atira-se à água, dando um grande chapão.

Laura analisa alguns dossiers e comenta com Eduardo os elevados custos que a empresa tem de suportar depois de ter sido forçada a retirar a nova colecção de sapatos do mercado. A empresária pretende lançar uma campanha para melhorar a imagem da Boheme e lamenta que Teresa não possa tratar do assunto. Nesse momento recebe uma chamada da herdade a comunicar que há um investidor interessado nos cavalos lusitanos. De imediato manda preparar os animais e conta a Eduardo que podem encaixar quatrocentos mil euros com a venda de três dos animais. Eduardo pergunta por Salvador e a mãe conta que nada sabe dele, pois ainda está zangado. No entanto, Laura mostra-se confiante que Salvador vai regressar a casa e à empresa. Eduardo fica incomodado mas a mãe não percebe e comenta que despediu uma funcionária da fábrica que foi apanhada a roubar.

Lurdes entra em casa muito acabrunhada e chorosa. Jacinto percebe que a mulher não está bem e fica em estado de choque quando ela começa a chorar ao mesmo tempo que revela que foi despedida. O marido começa a deambular pela casa, ouvindo-a dizer que Rita lhe montou uma armadilha para fazer a patroa acreditar que andou a roubar as peles da fábrica. A conversa entra num tom de grande exaltação, levando a que Lurdes e Jacinto se acusem mutuamente de terem provocado a situação.

Beatriz fica desiludida por não ter conseguido ainda arranjar emprego. Sofia regressa a casa com Joana e a sobrinha faz intriga avisando-a que deve ter cuidado com as colegas do call center que se fazem muito amigas, mas querem é ganhar os prémios de produtividade. A tia agradece a preocupação mas garante que não precisa de ser defendida. Sofia pede ajuda a Beatriz para que a ajude a escolher o vestido que vai levar para jantar com Manel. Joana troça da mãe dizendo que a última vez que ela saiu foi no tempo da televisão a preto e branco. Beatriz fica triste e ofendida, enquanto Adelino repreende a neta pela forma com falou com a mãe. Sofia faz um olhar de censura à sobrinha.

Vasco vai com Manel à loja de flores do tio apara o pai escolher o ramo que vai oferecer a Sofia. Manel fica espantado com a capacidade do filho em escolher as flores adequadas e Nuno também se diverte com a atrapalhação do ex-cunhado ao revelar que a sua convidada é Sofia Bívar. Nuno mete-se com o sobrinho e convence Vasco a ajudá-lo a cuidar das flores e das plantas quando sair da escola. Manel sorri ao constatar a grande cumplicidade entre Vasco e Nuno.

Jacinto e Lurdes conversam agora mais calmos com Artur e contam ao filho que ela foi despedida. Jacinto acusa Horácio de não a ter defendido mas Artur diz que o amigo não teve culpa pois a responsável foi Rita que montou a cilada à mãe. Jacinto questiona desesperado como é que vão conseguir pagar as contas e Artur sugere vender na internet algumas coisas que tenham em casa. Lurdes lembra-se de que tem o cordão de ouro e Jacinto fica descorçoado por tratar-se do cordão que lhe ofereceu nos vinte anos de casados e diz que vai ao café para ver o futebol.

Manel e Sofia jantam num clima de grande empatia. Ela confessa que gosta muito de tulipas, as flores que ele lhe ofereceu. Apenas por um momento se instala algum constrangimento, quando Manel conta que Vasco foi dormir em casa dos avós. Sofia fala do dia intenso que teve no trabalho e mostra-se decidida a enfrentar todas as dificuldades, ganhando a admiração de Manel.

Horácio sente-se culpado por não ter conseguido evitar o despedimento de Lurdes e diz que depois do jantar vai passar lá por casa. Rosa tranquiliza a consciência do marido, afirmando que ele não teve culpa de nada. Vasco conta aos avós que Manel não foi jantar com eles porque está a jantar com uma amiga. Rosa e Horácio acusam algum desconforto com a novidade.

No final da refeição, Manel e Sofia tomam um vinho do Porto e já mais descontraídos acabam por se beijar, mostrando-se apaixonados.

Pages: 1 2 3 4 5 6