“Sopranos” é eleita a melhor série de sempre em argumento

melhor argumento de sempre
“Os Sopranos” foi eleita a série com melhor argumento de sempre

“Os Sopranos”, que a RTP2 exibiu em sinal aberto, não é uma série para gente impressionável e essa era uma das premissas pré-lançamento feito pela HBO. Talvez por isso, a série que segue a vida familiar de um clã de mafiosos, foi eleita a série com o melhor argumento de sempre pelo Writers Guild of America (WGA), associação de argumentistas norte-americanos.

Tudo começou em 1999 com o mafioso, ainda capo, Tony Soprano (James Gandolfini), a ter ataques de pânico e assumir junto dos seus seus pares que estava com uma depressão e que recorria à psiquiatra Dra.Melfi (Lorraine Bracco) e ao Prozac, para espanto também da mulher, Carmela (Edie falco).

Centenas de mortes depois, a maioria por homicídio, a série criada por David Chase levou um ponto final, aberto, em 2007. Ficou na história e na memória dos fãs a cena em que Tony Soprano, já Padrinho, janta num restaurante tipicamente americano com a família e é alvo de um atentado. Terá morrido?

Mais um elemento que torna a série diferente das demais e que, se juntarmos o facto do seu argumento permitir uma viagem pelos velhos hábitos da América, então percebe-se a distinção de melhor argumento para a série da HBO.

Na lista dos 101 melhores programas (Best Written TV Series), organizado pela WGA em associação com a revista TV Guide americana estão ainda:

2º lugar – Seinfeld

3º lugar – The Twilight Zone (versão original de 1959)

4º lugar – All in the Family

5º lugar – M*A*S*H

6º lugar – The Mary Tyler Moore Show

7º lugar – Mad Men (maior posição para uma série ainda no ar)

8º lugar – Cheers

9º lugar – The Wire

10º lugar – The West Wing

Conheça a lista completa clicando aqui.