“Splash!”: Saiba quem está em perigo na edição portuguesa da SIC

Splash! Celebridades
“Splash! Celebridades” estreia hoje na SIC

Seguindo as tendências internacionais, a SIC escolheu os concorrentes do “Splash! Celebridades” a dedo. A estação fez um misto de todas as edições estrangeiras e colocou no formato o melhor dos estereótipos.

Existe, na versão portuguesa o cego, a anã, os que tiveram graves problemas com água no passado, os que não sabem nadar, os que não estão em forma, o excêntrico, a transexual e os menos novos. Nada foi deixado ao acaso para o programa que é a grande aposta da estação.

Apesar de estarem cumpridos todos os requisitos de segurança, o “Splash!! não é um programa isento de riscos. Os treinadores são profissionais de saltos para a água, a piscina está considerada a melhoe do país (fica no complexo desportivo do Jamor), há mergulhadores em permanência na água e os concorrentes estão a ser sujeitos a treinos intensivos de cerca de 5 horas diárias.

Apesar de estarem reunidos os pressupostos de segurança, as versões internacionais do “Splash!” são o espelho do que pode vir a acontecer e têm sido férteis em acidentes. Tímpanos furados, ruturas de ombros e ligamentos, lesões na rótula, dentes partidos e até um afogamento no formato chinês. É que colocar figuras conhecidas a saltarem de pranchas de cinco, sete e dez metros tem tanto de divertido como de perigoso.

A SIC vai jogar ainda com as fobias ou traumas relacionados com piscinas e com as excentricidades de alguns concorrentes. Esta também é uma premissa do formato.

Raquel Strada: O medo de alturas
Para quem está a preparar-se para saltar para a água de pranchas que estão a pelo menos cinco metros de altura, ter vertigens não é nada aconselhado. Ora, é precisamente o que Raquel Strada se prepara para fazer. Uma fobia que irá certamente atrapalhar quando estiver à beira da plataforma.

Cláudio Ramos: Ela não sabe nadar
O apresentador não esconde as dificuldades que está prestes a enfrentar. Cláudio Ramos não sabe nadar e terá de aprender a fazê-lo antes sequer de pensar em atirar-se das pranchas. O problema é que, se os mergulhos já são arriscados para quem se sente à-vontade dentro de água, mais serão para quem pode entrar em pânico assim que ficar fora de pé.

Filipe Gaidão: Acidente quase fatal no passado
O ex-hoquista é quem tem as piores recordações de uma piscina. Em 2003, Filipe Gaidão mergulhou na piscina dos sogros, bateu com a cabeça no fundo e quase se afogou. Filipe chegou a ficar inanimado debaixo de água e foi salvo pela rápida intervenção do cunhado. Porém, o susto não ficou por aí, uma vez que, depois de ser reanimado, o ex-hoquista não conseguia mexer as pernas e os braços.

Sónia Brazão: Atriz com a pele em risco
Depois de ter ficado com queimaduras de segundo e terceiro graus na totalidade do corpo na sequência da explosão do seu apartamento, Sónia Brazão tem de ter cuidado com a epiderme. Ora, a água da piscina, que tem uma concentração elevada de cloro, é altamente desaconselhada para quem está a recuperar de lesões tão graves. Neste caso, as infecções cutâneas são o principal perigo.

Rita Andrade: A apresentadora foi a primeira vítima
O programa já provocou a primeira lesão. Rita Andrade sofreu uma contractura muscular quando estava a treinar os saltos para a piscina e foi de imediato encaminhada para o hospital. A lesão vai obrigá-la a repouso absoluto, não se sabendo, ainda, se voltará mais tarde ao programa.

Os Implantes perigosos
Cristina Areia, Filipa de Castro, Rita Andrade, Dora, Filipa Gonçalves, Liliana Aguiar… Quase todas as concorrentes têm implantes mamários. Ora, os especialistas são categóricos: os saltos para a água apresentam um perigo acrescido. Uma má entrada na piscina pode criar uma rutura no silicone.