“Tá a Gravar” mostra os bastidores das novelas no “Jornal da Noite”

SIC

“Tá a Gravar” é a nova rubrica do “Jornal da Noite”. Da autoria de Joana Latino, as peças vão mostrar os bastidores das novelas.

As casas das novelas não têm tetos; nem sequer quatro paredes. Os cenários estão feitos com espaço para que câmaras, microfones, assistentes de todas as áreas, da iluminação ao som, estejam por perto. Para que à ordem de «ação!» apenas o trabalho dos atores sobressaia.

Mas quem são as pessoas que desaparecem quando “Tá a gravar”? Centenas de profissionais trabalham durante meses nos bastidores, antes e depois do período de filmagens. Escrevem as histórias que ganham Emmys, preparam efeitos especiais e bandas sonoras, decoram casas de contraplacado, vestem e penteiam personagens que vão ser as nossas famílias, durante um ano, ao serão, lá em casa.

As novelas já não retratam só o contraste entre ricos e pobres e os amores proibidos entre filhos de famílias rivais. Os bons já cometem alguns pecados e os vilões ganharam um lado adorável. E os verdadeiros protagonistas são homens e mulheres invisíveis, toda uma equipa de técnicos, criativos e produtores, que passam a atores principais nesta reportagem.

“Tá a Gravar” estreia no “Jornal da Noite” de dia 19, ou seja, na próxima segunda-feira. Com 7 episódos previstos, a reportagem é emitida até dia 26.

Este foi também o nome de um programa de vídeos amadores. No entanto, estas reportagens de Joana Latino não devem ser confundidas com o programa homónimo apresentado por Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos.