“Terra Brava”: Diogo e Tiago são irmãos

"

Este é um dos segredos mais bem guardados de “Terra Brava”, mas que está prestes a ser revelados aos telespectadores. Tiago é o irmão ‘desaparecido’ de Diogo que todos julgam ter sido adoptado por um casal e levado para o estrangeiro.

O reaparecimento do falso Diogo, contratado por Rodrigo (João Catarré) agita muitas águas em Vila Brava. Um daqueles que se sente lesado é Tomás (Guilherme Filipe), que é abordado por um Henrique (João Reis) consternado. A revista Maria teve acesso à toda a cena da revelação.

– Precisamos falar, diz-lhe o sargento com um ar sério, continuando:

–  Já sabes que o Rodrigo voltou?

Nessa altura, Tomás percebe a gravidade do problema e quer saber o que se passa para ele lhe estar a perguntar isso.

– E agora, o que vais fazer?, pergunta-lhe o cunhado.

– Não sei… Não preguei olho esta noite a pensar nisso, responde Tomás muito nervoso, ao que o mando de Joana o alerta para o facto de já não haver razão para fazer segredo daquele assunto que só eles sabem…

– O Tiago tem de saber que é adotado. Por amor de Deus, Tomás, está mais do que na altura do Tiago saber que é o filho mais novo dos Bastos. E que aquele Rodrigo é o irmão dele!

Angustiado, o cunhado de Henrique vai dizendo que o filho nunca o irá perdoar.

– Nós já passamos a vida a discutir, se lhe conto isto agora… Ele nunca me vai perdoar, nunca! As coisas não são assim tão simples.

É nessa altura que Henrique lhe faz ver que o marido de Beatriz vai continuar a achar que é filho biológico do cunhado.

– Achas que ele não merece saber a verdade? Ele é o Salvador Bastos, nasceu naquela herdade… Tu ias contar-lhe quando a Amélia morreu e perdeste a oportunidade. Mas agora o irmão dele está aí. Queres melhor momento para contar tudo?, questiona.

– Como é que lhe digo que escondi isto a vida toda? Ele nunca mais vai olhar para a minha cara, teme o dono da taberna.

– Não acredito nisso. Ele é um homem feito, médico, pai de filhos. Já não é o adolescente revoltado com a vida que era, afirma o sargento, mas o cunhado não se deixa convencer e diz-lhe:

– Às vezes parece que ainda é. Ele nunca superou a morte da mãe. Não consigo, Henrique. E se o perco para sempre?

O marido de Joana fá-lo ver que o Tiago vai compreender e agradecer tudo o que fizeram por ele.

– Se tu e a minha irmã não o tivessem adotado, ele não seria médico nem teria a vida que tem…, acredita Henrique, que nega quando Tomás lhe vai dizendo que conhece bem Tiago e sabe que ele nunca o vai perdoar.

– Por favor, vamos manter este segredo. Prometeste que não contavas a ninguém, pede ele ao cunhado que, mesmo não concordando com isso, assente.

– Acho que fazes mal, mas tudo bem, se é assim que queres… é assim que vai ser!

Mas o que as gentes de Vila Brava não sabem é que o Rodrigo que regressa à terra que o viu nascer não é mais do que alguém que Diogo contrata para se fazer passar por si próprio. De seu nome César, este vai conseguir enganar toda a gente… e até vai tentar enganar o próprio Diogo, ao tentar extorquir dinheiro a Eduarda, quando na verdade o que o jovem que foi raptado em criança quer é recuperar a herdade que foi roubada aos seus pais.

Entretanto, Carlos alerta César sobre o facto de Eduarda ter contratado os seus serviços para investigar o falso Rodrigo.

– Tu vais ser desmascarado!, alerta Carlos, acrescentando:

– Percebes que podes ir preso? Se isto correr mal, se aquela mulher perceber que és um impostor, tu e o Diogo podem ir parar à cadeia? Por falsificação e burla!

É então que César mente e lhe diz que vai inventar uma história e desaparecer sem levantar suspeitas.

Ao saber das intenções de César, Diogo vai atrás dele.

– O que é que te deu? Pediste dinheiro à Eduarda? Quem é que te deu autorização para isso? Vamos fazer assim: vais voltar para a herdade, devolves o que recebeste e dizes àquela mulher que não queres dinheiro nenhum. Depois inventas uma desculpa qualquer, uma emergência, e vais-te embora de Vila Brava, ok?, avisa Diogo, ao que César responde:

– O dinheiro é para nós os dois. Aquela cabra merece que lhe saquemos g umas massas.

Porém, o filho de Carlos fica de pé atrás com César. O que era suposto ser uma ajuda acaba por se tornar num problema para Diogo

Há um outro irmão na história

Afonso, o filho mais novo de Eduarda, é também irmão de Diogo e Tiago. Ele foi fruto da relação extraconjugal que Vicente, o pai de Diogo e Tiago, teve com a então secretária.