TVI assume erro e José Alberto Carvalho desculpa-se em direto

jose alberto carvalho
José Alberto Carvalho apresenta o “Jornal das 8”

A TVI adormeceu e acordou debaixo de polémica – que alastrou a vários quadrantes – por causa de uma frase exibida ontem no “Jornal das 8”.

Já hoje José Alberto Carvalho abriu o noticiário com um longo comunicado escrito na primeira pessoa. O jornalista pediu desculpa pelo sucedido:

«Boa noite. Começo por um momento triste, mas absolutamente necessário do ponto de vista profissional. É um pedido de desculpas por causa de uma frase exibida ontem no “Jornal das 8”.

A frase percorreu toda a internet em poucas horas e suscitou uma enorme onda de protestos (…) É, obviamente, uma frase errada e infeliz e nunca devia ter sido escrita nem exibida, nem aqui nem em jornal nenhum.

Foi um erro e peço desculpa, em nome da redação da TVI. É é errada e infeliz. Peço desculpa, não por obrigação, ou porque fica bem, ou porque o próprio diretor de informação já o fez ao longo do dia. Peço por convicção.

Nasci na Beira, que não é nem no norte nem no sul, e nos debates regionais que às vezes acontecem no país até parece que ninguém se importa. Eu importo-me, como as pessoas do norte se importam quando falam da sua região num tom errado ou injusto. As pessoas de Lisboa, ou dos Açores, ou da Madeira, ou do Minho, ou de Trás dos Montes, ou do Alentejo, seja de onde for, importam-se quando falam da sua terra com pouco respeito. Quando falam de Portugal sem respeito, nós importamo-nos todos e é isso que nunca pode estar em causa porque nunca esteve. A reação de quem viu a frase fotografada num post das redes sociais, essa reação só pode ser de indignação. É totalmente legítimo, se isso não tivesse acontecido é que seria dramático para o norte e para o país, mas também espero que estas palavras mereçam agora uma atitude semelhante…»

Veja o vídeo: