“A Única Mulher”: Luís Miguel não é filho de Pilar

“A Única Mulher”: Luís Miguel não é filho de Pilar

Após descobrir que Jorge não seu pai, Luís Miguel volta a ter outra reviravolta. É que segundo a revista ANA, o arquiteto também não é filho de Pilar. Afinal quem são os verdadeiros pais de Luís Miguel? Todas as respostas em breve, em “A Única Mulher”.

Ao saber que Dulce saiu da cadeia e está prestes a desmascará-la, Pilar vai a Angola, disposta a tudo para calar a irmã. Assim, quando se encontram, as duas conversam sobre tudo o que aconteceu nos últimos anos. A vilã pergunta à irmã pelos diamantes que escondeu antes de ser presa, mas ela foge ao assunto.

Pilar fica furiosa e exige saber onde estão as pedras. As duas saem de casa e vão pela rua fora a discutir. Dulce acaba por revelar que enterrou os diamantes no local onde entretanto foi construído o centro comunitário.

A vilã fica ainda mais furiosa e tenta estrangular a irmã. Moisés, afilhado de Dulce, surge e separa-as.

Cheia de raiva, a ex-presidiária diz-lhe:

– Chegas dez anos atrasada. Nunca atendeste os meus telefonemas quando estava presa, nunca respondeste às minhas cartas.

– Mana, podemos ter divergências, mas família é família. E tu és a única que me resta, agora que a Berta desapareceu, diz a vilã.

Dulce amacia um pouco…

– Nunca imaginei que me tivesses perdoado depois de…, mas Pilar sobrepõe-se, seca:

– Depois de me teres tirado o tapete, no dia do casamento do Luís Miguel?

Dulce fica em choque:

– Tu… Tu sabes que eu…

– Que tu lhe ligaste? Tu contaste-lhe tudo, não foi? Até aquilo que tinhas jurado esconder! Responde!

Dulce acaba por anuir.

– Era o que eu pensava. Bolas, Dulce! Bolas! Se ele não tivesse perdido a memória…

Já de regresso ao hotel, Pilar está desalentada por não ter hipótese de reaver os diamantes e Julieta conforta-a. Enquanto isso, Dulce conta a Moisés quem é a irmã e como foi presa por causa dela e dos diamantes. O rapaz aconselha-a a afastar-se de Pilar e promete não revelar que as pedras estão muito bem escondidas.

Mais tarde, a vilã recebe uma visita inesperada. É Esperança, uma mulher que lhe diz que pode ficar rica, mas não pode contar nada a Dulce. Pilar fica interessada.

Nessa altura, em conversa com Jandira, a mãe de Kandimba e Laranjinha, Dulce confessa:

– O Moisés juntou um dinheirinho, vamos voltar para a minha terra.

A amiga questiona-a: – Mas lá não tens ninguém, só a tua irmã. E pelo que eu conheço dela, não me cheira que te vá ajudar.

Enigmática e sofrida, Dulce responde:

– Não preciso da ajuda da Pilar. Ela é que precisa de mim. Um dia conto-te, quando tudo isto acabar. Em breve, deixará de ser mistério… Muito em breve, Jandira, vai ficar tudo como deve estar.

Posteriormente, Pilar recebe Moisés no quarto de hotel, pressionando-o para saber onde estão os diamantes, pois já percebeu que a irmã a enganou. Este agarra-lhe o braço e intimida-a. Julieta dá com uma jarra na cabeça do rapaz e ele desmaia.

Em casa de Jandira, Dulce recebe uma chamada e fica desesperada. É Pilar, que ameaça matar Moisés se ela não lhe disser onde estão as pedras.

Nesse momento, Luís Miguel chega para falar com a mãe de Kandimba. Dulce gela ao vê-lo ali. Muito perturbada, olha para ele como se visse um fantasma, sente uma tontura e desequilibra-se. Luís Miguel agarra-a e puxa uma cadeira para ela se sentar. Depois, corre a preparar-lhe um copo de água com açúcar. Quando ela se recompõe, ele sai, deixando um recado para Jandira. Dulce espera um instante, bebe a água de um gole e sai, muito tensa e contrariada copo que vai fazer.

De seguida, liga para a irmã e diz-lhe para soltar Moisés, pois vai dizer-lhe onde estão os diamantes.

Na manhã seguinte, Pilar toma o pequeno-almoço e Julieta mostra-lhe o mapa que Dulce lhes deu. Moisés continua atado e Esperança vigia-o. Dulce está muito ansiosa em casa de Jandira. A vilã e a empregada chegam ao local assinalado no mapa.

Julieta cava até que encontra uma caixa de metal. Pilar corre para junto dela, abre a caixa e fica esmagada com o conteúdo: são fotos de Luís Miguel recém-nascido! Pilar fica em choque com o que acabou de descobrir.

Horas depois, a vilã caminha pelo Musseque e bate à porta da casa de Jandira. Dulce abre e as duas discutem:

– Levei-te até àquela caixa para te abrir os olhos. Tu não queres encarar a verdade, deste tudo por tudo para a enterrar bem fundo, mas ela está aí, Pilar.

A vila rebate:

– A única verdade é que tu vais ficar de boca fechada! Vais esquecer o que disseste ao Luís Miguel naquele telefonema. Vais desaparecer do mapa.

Dulce assegura-lhe que, caso a leve com ela para Lisboa, não volta a falar com Luís Miguel.

– Nem sequer me aproximo dele. Por favor, só quero voltar a ver a minha terra, estar com a família… Tu deves-me isso, Pilar! Roubaste-me dez anos de vida. Deves-me isso, suplica.

Pilar sai da casa e caminha pelo Musseque, encontra Moisés e avisa-o para se manterem afastados da sua família.

Dulce diz ao afilhado que a irmã vai ficar quieta porque não quer que o passado a assombre. O rapaz fica intrigado com o mistério das palavras da madrinha. Já a vilã desabafa com a empregada, dizendo sentir-se perdida pela primeira vez na vida e avisa que vão voltar para Lisboa nessa noite.

Dias depois, já na capital, a vilã está destroçada, agitada, e recorda o seu encontro com Dulce.De seguida, vê as fotos de Luís Miguel recém-nascido e queima-as, tentando apagar o passado. Nesse instante tocam à campainha! Julieta abre a porta e depara-se com Dulce.

– Olá! A Pilar está em casa? , pergunta. Pilar gela ao vê-la. Ao reparar nos pedaços de papel queimados, Dulce garante-lhe:

– Queimaste as fotografias. Mas sabes… As memórias não se conseguem queimar tão facilmente.

Pilar descontrola-se, tira-lhe os resquícios das fotos da mão e rasga-os em bocadinhos mais pequenos. Afasta-se e volta costas, tentando controlar a agitação e o nervosismo muito ofegante.

– Queres torturar-me, não é? Deves ter andado a cozinhar a vingançazinha durante dez anos, diz a vilã, ao que a ex-presidiária responde com revolta:

– Os dez anos em que estive na cadeia custaram a passar, sim… Tive muito tempo para pensar no que ia fazer quando chegasse cá fora… Mas eu não vou contar a verdade sobre essas fotos, sabes porquê? Porque tu vais.

Desconcertada, Pilar diz-lhe em tom ameaçador:

– Experimenta continuar com este jogo e logo vês… Basta chegares perto do Luís Miguel e eu não respondo por mim.

Dulce recua e a vilã acrescenta:

– Por isso, vais desaparecer e esqueces que nós existimos.

Sem mostrar receio, a madrinha de Moisés pergunta:

– Ou tu fazes o quê?

Pilar deixa no ar que é capaz de tudo para que Luís Miguel não saiba a verdade, mas Dulce não se deixa intimidar e avisa que está disposta a tudo para acabar de vez com aquele segredo que a persegue há mais de 30 anos.