“A Única Mulher”: Operação de risco devolve a memória a Luís Miguel. Sabia como vai ser

“A Única Mulher”: Operação de risco devolve a memória a Luís Miguel. Sabia como vai ser

Muito em breve, em “A Única Mulher”, Luís Miguel começa a recuperar a memória.

Segundo a revista Ana, sabendo dos riscos que corre, Luís Miguel decide avançar com a operação à cabeça para que lhe seja retirada a bala. Quem não gosta nada desta ideia é Pilar que receia que o filho recupere a memória…

Daniela e Luís Miguel estão deitados a dormir. Ele sonha com Mara e o dia do seu casamento e acorda sobressaltado, chamando por ela. A namorada fica exasperada ao ouvi-lo contar o sonho. Para ele foi muito real, o que o deixa pensativo.

De seguida, desabafa com o pai sobre os sonhos, questionando se serão verdadeiros e reforçando:

– Preciso de saber se é uma recordação real ou imaginação minha… mas a sensação que tenho é de que é importante. Para mim, para a minha vida, para recuperar a minha memória.

 Jorge aconselha-o a falar com o neurologista.

Posteriormente, no gabinete, Afonso avalia o seu processo. Está cauteloso ao tratar de algo tão delicado, mas diz que vai reavaliar o caso e marcar os exames. O médico está nervoso e, assim que o paciente sai, faz de imediato uma chamada. Luis Miguel volta atrás e ouve a conversa de Afonso.

– Ele quer marcar exames de reavaliação! E claro que tentei dissuadi-lo… Fiz o que podia, sem levantar suspeitas. Ouve uma coisa, Pilar… Eu não vou permitir que isto caia em cima de mim! Agora tens de ser tu a insistir, diz.

O engenheiro está atónito com o que ouve e de seguida vai ter com Daniela, contando-lhe:

– Eu só ouvi parte da conversa, mas pelo que percebi, nenhum dos dois está interessado na hipótese de uma nova cirurgia, para retirarem a bala.

A companheira diz-lhe que não percebe o porquê e ele acrescenta:

– Eu sei de alguma coisa que pode prejudicá-los.

Enquanto isto, Pilar vai ao hospital conversar com Afonso, exigindo que ele impeça a operação. O médico garante que não vai colocar a carreira em risco, mas ela responde: – Vai ter de convencer o meu filho que uma nova cirurgia é arriscadíssima e pode matá-lo… Porque se não o fizer, ambos sabemos o que lhe acontece.

Entretanto, em casa, Daniela diz ao namorado que sente medo que ele recupere a memória e volte para Mara. Ele assegura que isso não irá acontecer e quer mesmo fazer a cirurgia. Daniela abraça-o. Pilar chega e diz ao filho que está a iludir-se com a cirurgia, tentando demovê-lo.

No dia seguinte, o engenheiro vai ao hospital e encontra-se com Mara. A enfermeira fica angustiada quando ele é levado para fazer a ressonância magnética. Afonso e dois médicos assistentes monitorizam. Mara está nas traseiras do hospital, preocupada.

Daniela surge partilhando o mesmo sentimento. Luís Miguel continua a fazer o exame, recordando o sonho. Daniela conversa com Mara sobre os seus sentimentos em relação ao pai das filhas. A enfermeira tranquiliza-a, dizendo que não precisa de ficar insegura por sua causa.

Nesse momento, Mara recebe uma sms a dizer que o exame terminou. Afonso entra no gabinete, dizendo a todos que deve avaliar em pormenor para poder seguir, ou não, com o processo.

Pilar quer falar a sós com o médico e diz-lhe que ele deveria ter tirado as esperanças a Luís Miguel e fazer de tudo para convencê-lo a não ser operado.

Já em casa, Pilar continua a insistir com o filho para que desista da operação. Posteriormente, o pai de Tomé diz ao paciente que desaconselha a cirurgia. Mas Luís Miguel mostra-lhe o relatório de outro neurologista, que diz o contrário, e exige que a cirurgia seja feita. Afonso sai do gabinete, irritado.

Chegado o esperado dia, Luís Miguel dá entrada no hospital. Pilar está furiosa, diz a Afonso que vai vingar-se dele por não ter impedido a operação.

Entretanto, Mara visita Luís Miguel e confessa ter medo que algo corra mal, deixando-o tocado com as suas palavras. A família despede-se de Luís Miguel enquanto este é levado para o bloco.

Horas depois, Mara entra e depara-se com a bala que foi retirada da cabeça do paciente. O neurocirurgião dá a notícia à família que a operação correu bem e Luís Miguel está no recobro. Pilar entra e pede-lhe perdão, esperando que ele não se lembre de nada.

Já em casa, comenta com Julieta que está aliviada por o filho não ter recuperado a memória.

Daniela ouviu a conversa e pergunta-lhe por que não quer que o filho se lembre do passado. Pilar é evasiva. Daniela sai, deixando-a intrigada.

No hospital, Luís Miguel diz a todos que continua sem se lembrar de nada.

Posteriormente, vê Afonso de máscara e essa imagem recorda-lhe algo…

Intrigado, pergunta-lhe se no passado se conheceram. Perturbado, Afonso diz que não, mas recorda o dia em que operou Luís Miguel, na noite de casamento. O engenheiro fica nervoso com aquela memória e, mais tarde, comenta com Daniela que já foi operado por Afonso e que o médico reagiu de maneira estranha quando o confrontou.

A partir daqui, o filho de Jorge começa a recordar-se aos poucos de vários episódios da sua vida.