“Viagem a Portugal”, de Saramago, vai ter releitura na RTP com o humorista brasileiro Fábio Porchat

“Viagem a Portugal”, de Saramago, vai ter releitura na RTP com o humorista brasileiro Fábio Porchat

fábio porchat
“Viagem a Portugal”

“Viagem a Portugal”, de José Saramago, vai ter releitura na RTP. A produção vai contar com o humorista brasileiro Fábio Porchat.

Há 20 anos, Ivan Dias escreveu a José Saramago, manifestando-lhe a vontade em adaptar para cinema ou televisão o seu livro “Viagem a Portugal”.

O desejo do então jovem realizador, que acabara de trocar Braga por Lisboa, não se concretizou na altura, mas, volvido todo esse tempo, eis que «tudo se alinhou» para que o sonho se transformasse em realidade, graças às comemorações do centenário do nascimento do escritor e ao entusiasmo da direção da RTP, liderada por José Fragoso.

Mais de 40 anos depois, a longa jornada saramaguiana pelos recantos do território português vai, assim, ser transformada numa série de seis episódios, com uma hora de duração cada.

No papel de Saramago, perscrutando os caminhos de Portugal, está Fábio Porchat, humorista brasileiro que ajudou a fundar o coletivo Porta dos Fundos. A escolha pode ser, à primeira vista, surpreendente, mas para Ivan Dias é também a mais adequada, em virtude do «seu forte engajamento político e social». «Queremos que ele desconstrua de forma humorística um livro aparentemente denso e hermético, apesar de repleto de fina ironia», explica o realizador.

Longe de ser uma desvantagem, a ausência de conhecimento direto sobre a realidade que visita pode até ser benéfica, considera Ivan Dias: «Se fosse um português, por muito identificado que estivesse com o livro ou o autor, seria sempre mais do mesmo. Com o Fábio, não. Tudo é novo e brilha aos seus olhos».