“Visita Guiada” está de volta à RTP2 com uma nova temporada

Visita Guiada
“Visita Guiada” regressa à RTP2

Segunda, dia 26 de março, às 23h15 a RTP2 estreia a temporada 8 “Visita Guiada”. O programa continua a viagem pelo património cultural português.

Paula Moura Pinheiro, que conduz esta viagem pela História e pela Arte da Cultura portuguesas, revela-nos alguns pormenores da nova temporada «o primeiro destino é Olivença, que foi território português durante 500 anos e que Espanha está para devolver a Portugal há mais de dois séculos. Curiosamente, é em Olivença que encontramos o mais belo portal do primeiro Renascimento português e outras peças maiores do património histórico nacional. Mas Olivença é apenas o arranque de uma nova e empolgante série que vai, como sempre, percorrer Portugal de Norte a Sul. Guimarães, Nazaré, Évora, Vilar Formoso, Arouca são alguns dos outros destinos escolhidos por terem histórias surpreendentes para contar. Quatro anos depois de ter começado pela Sé de Braga, o Visita Guiada continua a partilhar o que há de melhor no Património, na Cultura e na História portuguesas».

No primeiro episódio:

O património português de Olivença integra parte do que de melhor se encomendou em Portugal nos séculos XVI, XVII e XVIII.

A Igreja de Santa Maria Madalena, uma magnífica peça manuelina, apresenta na fachada um portal que é considerado uma das mais belas peças do primeiro Renascimento em Portugal.

A Igreja de Santa Maria do Castelo, mandada erguer por Filipe I de Portugal sobre as ruínas da igreja templária da vila, é um exemplo perfeito de uma igreja-salão, adornada, já no séc. XVIII, com um impressionante altar-mor e com a maior Árvore de Jessé da Península Ibérica.

A capela da Misericórdia é um encantador exemplo da arte azulejar e de talha portuguesas. A torre de menagem da muralha de D. Dinis foi uma das mais altas do reino de Portugal. Eis algumas das razões por que não pode perder esta visita a Olivença, guiada pelo historiador de arte Nuno Senos.