“Belmonte”: 30 de setembro a 06 de outubro

Episódio 7

Após a revelação de José, todos ficam atónitos, inclusive Sofia. José acusa Sofia de estar envolvida na morte do pai, assim como Gustavo, deixando Sofia revoltada. Sofia nega qualquer culpa e afirma investigar a causa da morte de Emílio. José, apesar de não ter provas, não tem qualquer dúvida de que Sofia é a culpada da morte de Emílio. João ainda lhe tenta chamar à razão, mas a conversa entre os irmãos é interrompida por D. Maria.

Na sala, Paula, ainda chocada com as afirmações de José, questiona a mãe sobre a possibilidade de Emílio ter sido assassinado. Sofia garante à filha que irá investigar a situação.

Em casa dos Milheiro, Anabela tenta apaziguar Julieta, que ainda está inconsolável no quarto, a chorar. Anabela consegue mesmo inspirar a enteada, que depois de reconfortada, fica mais animada e clara em relação à atitude a tomar com João.

Entretanto, Miguel procura as raízes de Sofia, em Évora. Depois de investigar em todas a escolas, percebe que esta nunca foi professora primária. Depois de passar em frente de um bar de stripp, lembra-se de onde conhece Sofia.

Sofia procura Gustavo no bar da estalagem. Sofia relata as acusações de José. Explica que José obteve o testemunho de uma polícia, que relatou não haver marcas do capotamento do carro de Emílio. Gustavo mostra-se igualmente surpreso, quer pelas descobertas de José no Brasil, quer pelas acusações de homicídio feitas a ele e Sofia.

Mais tarde, nesse dia, em casa dos Belmonte, os cinco filhos adotivos de Emílio, estão reunidos com Mário. José insiste na teoria de Sofia é a culpada da morte do pai, enquanto João mostra-se relutante e cauteloso, por não haver provas consistentes acerca da teoria de José. A conversa entre os irmãos é novamente interrompida, desta vez com a visita de Julieta.

João e Julieta conversam. Julieta desculpabiliza-se com João pela forma intempestiva como saiu de casa dele. Confessa os ciúmes que sente de Paula. João reafirma o amor que sente por Julieta. O casal faz as pazes, revelado por um beijo e João acaba por convidar Julieta a jantar em sua casa.

Na estalagem, Susana pede para investigar o quarto de Laura. Acompanhada por Henrique, procura pistas que a levem à causa da morte da ativista.

Entretanto, na adega, João pretende desabafar com o amigo, quando Paula chega e os interrompe. Padre Artur consegue perceber pela forma como João olha para Paula, que existe uma grande empatia e tensão entre ambos. O padre retira-se. João pede para Paula lhe ajudar a selecionar os vinhos para a feira que se aproxima. Animados com a sinergia criada, combinam ir até Lisboa juntos. Paula fica em êxtase.

Em casa, Lucas descarrega algumas fotos de Luísa para o computador. Escolhe as mais bonitas e começa a preencher um formulário online para o concurso numa agência de modelos. Lucas submete a inscrição de Luísa, sem o seu conhecimento.

No interior do quarto de Laura, Susana com umas luvas vasculha os bens pessoais da vítima. Henrique corre para o seu computador na receção e espia Susana através da câmara escondida atrás do espelho. Susana descobre um papel com o nome «Belmonte», no interior de um bolso de umas calças de ganga. Susana fotografa o papel.

Em Lisboa, José voltou de viagem e encontra-se no escritório do irmão Carlos. José afirma que suspeita que o pai tenha sido assassinado e conta todos os pormenores a Carlos. José diz que desconfia que tenha sido Sofia e o seu advogado, Gustavo, os autores ou os mandantes do crime. No entanto, não conseguiu obter provas. José pretende confrontar Sofia, mas Carlos não considera um bom plano. Carlos conta ainda o sucedido no Parque Cinegético. Os dois irmãos são surpreendidos por Mário, que anuncia que Sofia convocou uma assembleia-geral.

João procura Julieta em casa dos Milheiro para resolverem os problemas em torno de Paula. Julieta mostra-se magoada e inflexível. João comenta que apenas nutre um afeto e carinho por Paula, mas num sentido fraterno. Julieta continua irredutível na sua postura. A conversa acaba sem uma solução e Julieta fica em lágrimas na sala, sob o olhar de Anabela e Miguel.

Nessa tarde, Susana procura Hugo, no Café Figueira, para lhe informar das novas pistas que encontrou após a visita ao quarto onde Laura esteve hospedada. Hugo lembra-se da presença de Marta e Carol na manifestação e Susana decide interrogá-las.

No restaurante vegetariano, Marta e Carol ainda a ultimar os preparativos para a inauguração, recebem a visita de Susana. Esta fica a saber que elas não conheciam bem Laura e que apenas tinham contacto pelo Facebook. Tinham em comum uma organização de defesa dos animais.

Em casa, no quarto, Sofia revela a Paula o seu interesse em vender o património Belmonte assim que entrar para a administração. Mas Paula não concorda com a ideia, deixando Sofia surpresa. Ao sair do quarto, Sofia depara-se com a chegada de José. Sofia e José trocam algumas palavras cínicas e José assume ter estado no Brasil. José, que pretende testar Sofia, afirma saber que a morte do pai não foi um acidente, foi sim um assassinato. Sofia olha José em choque, assim como Pedro, João e Lucas.

Na estalagem, os inspetores da judiciária fazem uma peritagem forense ao quarto onde Laura esteve instalada, sob os olhares atentos de Hugo e Susana. Entretanto, Hugo cada vez mais intrigado, decide juntamente com Susana, que deve ir a Lisboa falar com alguém da ONG a que Laura pertencia. Susana pede para que este seja discreto. Enquanto, ambos conversam no parque de estacionamento da estalagem, Henrique está na receção a ver a imagem da câmara de vigilância do estacionamento.

Nessa noite, os Belmonte jantam todos juntos, à exceção de José, que decide jantar fora. Na sala, Sofia mostra-se ainda incomodada pelas acusações de José. Julieta, tenta fazer um esforço, seguindo o conselho de Anabela, mostrando-se simpática com Paula, que se mostra reticente, mas não nega o diálogo. João ao constatar o esforço de Julieta, fica satisfeito e feliz por ver Julieta e Paula a conversarem.

José decide jantar no Café Figueira. Beatriz troca olhares sedutores com José, mas tenta ser discreta, pois a empregada Nucha, ainda se encontra a trabalhar. Frustrada com a barreira que Nucha lhe impõe, manda-a para casa mais cedo, para ficar com José a sós.

Na estalagem, Gustavo fala com a funcionária do registo civil no Brasil, a quem pediu para investigar a polícia que deu as informações a José. A funcionária subornada por Gustavo conta que a polícia teria sido despedida por ser ninfomaníaca. Gustavo fica radiante com as notícias.

Beatriz chega a casa depois de ter estado com José. Entre em casa com um sorriso, quando percebe que se esqueceu do marido e do filho. Joaquim mostra-se irritado com o desprezo dado pela mulher, principal ao filho de ambos.

Nessa madrugada, Flip e Rafael decidem plantar nos terrenos do parque cinegético dos Belmonte. Rafael apesar de não saber o que está a plantar, Flip garante-lhe que vai plantar apenas ervas medicinais e batatas.

No quarto, Inês desabafa com Carlos, mostrando-se carente e só. Pressiona o marido para passar mais tempo com ela e Carlos anui ao pedido e, inclusive expressa a vontade de ter um filho, deixando Inês surpresa e imensamente feliz. Pós essa revelação de Carlos, os dois envolvem-se num beijo crescentemente apaixonante.

Na manhã seguinte, enquanto Carol e Marta preparam tudo para a inauguração do restaurante, em casa dos Belmonte, Julieta ouve às escondidas uma conversa de João ao telefone, combinando um encontro para essa tarde. Ali perto, na herdade, Paula convida Luísa para um passeio a cavalo. Durante o passeio, Luísa desabafa com Paula, sobre o excessivo controlo do pai e Paula decide que irá conversar com o Fernando, deixando Luísa radiante. As duas começam a criar um laço. Enquanto Paula conta a sua experiência a viver no Pantanal, revê na sua mente uma memória antiga, em que o pai lhe conta como conheceu Sofia num baile de Verão, em Évora.

Simultaneamente, na sala dos Belmonte, Sofia, João, José e Carlos ouvem o que Gustavo tem a dizer. Gustavo descredibiliza as afirmações de José, mostrando alguns recortes de jornais brasileiros que confirmam que a mulher polícia fora expulsa das forças de segurança por ser considerada ninfomaníaca. José fica furioso e ofende Gustavo e Sofia, mas João tenta defende-los e Carlos tenta acalma-lo. João farto da discussão, abandona a discussão, saindo de casa com Julieta. Gustavo e Sofia, também, cansados do comportamento errático de José, saem de casa, rumo à estalagem. Carlos tenta apaziguar José, dizendo-lhe que irá tomar conta da situação relacionada com Sofia e Gustavo.

Nos estábulos, Lucas fotografa Luísa a chegar a cavalo com Paula. Luísa pede para Lucas não a fotografe e mostra-se distante. Lucas fica chateado e acaba por responder mal a Paula, que testemunha a situação entre Lucas e Luísa.

No restaurante vegetariano, Marta e Carol, sem clientes, começam a desanimar e por em causa a viabilidade do projeto.

Ao mesmo tempo, na estalagem, Gustavo e Sofia ainda a recuperar da discussão com José, conversam sobre o facto de Sofia não vender a sua parte do património Belmonte. Gustavo não compreende e tenta demovê-la dessa ideia. Durante a conversa, Gustavo revela a sua vulnerabilidade e fragilidade para com Sofia, que apesar de desinteressada, parece aproveitar-se desses sentimentos. Quando Sofia abandona a estalagem, Miguel aborda-a, dizendo que se lembrou, de quando e onde a conheceu. Sofia fica apreensiva, mas dá-lhe a palavra. Miguel afirma que esta nunca foi professora primária em Évora e que se lembra de Sofia trabalhar num bar de alterne que Emílio frequentava. Perante o sarcasmo de Miguel, Sofia fita-o gélida.

Pages: 1 2 3 4 5 6