Prémios Zapp – Informativos [Parte 2]

Prémios Zapping de Televisao

Hoje continuamos a percorrer os melhores programas de 2013. Nomeados nos Prémios Zapp de Televisão. Começaremos a apresentar os nomeados de Informação. E para votar no seu preferido, basta clicar aqui!

As nomeadas para melhor repórter feminina são:*

Rita Marrafa de Carvalho (RTP)

Rita Marrafa de Carvalho

Começou por experimentar rádio na “Seixal FM” com 17 anos. Passou pela Imprensa escrita, produção de cinema e, em 1999, apresentou o programa “Curto Circuito Especial” de fim-de-semana, no CNL. Jornalista da “RTP “desde 1999. Esteve no “Telejornal” até 2010, altura em que aceitou o convite para integrar a redacção do programa “30 Minutos”. Segue casos relacionados com a primeira e segunda Infâncias e Justiça, como o Freeport e o processo Casa Pia. Enviada Especial à Indonésia, para cobertura do terramoto e tsunami, em 2005 – Mundial de Futebol 2010, África do Sul – Primeiro Aniversário do 11 de Setembro, em Nova Iorque, 2002, entre outros. Realizou diversas “Grandes Reportagen”s, nomeadamente a primeira em Portugal onde foi filmada uma reunião de Alcoólicos Anónimos, de nome “Mais um dia a seco”, em 2007, ou “Feridas no Mar de Ceilão”, que acompanhou um grupo de órfãs do Sri Lanka em 2008, num processo de terapia de reconciliação com o mar, onde perderam a família com o Tsunami. Dá, ocasionalmente, aulas de Psicologia do Testemunho e Jornalismo em Situações de Catástrofe.

Mafalda Gameiro (RTP)

Mafalda Gameiro

Nasceu em Lisboa e por lá seguiu os normais passos escolares e académicos. Licenciou-se e, desde 1991, é jornalista da “RTP”. Actualmente coordena o programa de informação “Linha da Frente”, sendo responsável por muitas das reportagens que por lá passam.

Joana Latino (SIC)

Joana Latino

Começou na pirataria da “Rádio Voz de Benfica”, depois , reconhecendo o seu valor, a “RTP” levou-a para trabalhar. Contudo em 2001 foi uma das responsáveis por fundar a “SIC Notícias”, onde se mantém até hoje, acumulando as funções como repórter para a generalista.

Ana Leal (TVI)

Ana Leal

Ana Maria de Sousa Leal dos Santos Marques é o nome completo de uma das mais conhecidas jornalistas de investigação da “TVI”. As mais polémicas peças jornalísticas passam por Ana Leal. Foi assim com a tragédia do Meco, com uma reportagem sobre emigrantes na Suiça ou o caso Casa Pia.

Alexandra Borges (TVI)

Alexandra Borges

Alexandra Borges integra actualmente a equipa do “Repórter TVI”. São já imensas as reportagens do seu percurso jornalístico que foram premiadas.

Os nomeados na categoria de rubrica de informação são:

360º (RTP)

360º

O programa é apresentado como “Um novo programa de Informação… Para analisar… Contar ao detalhe… Acrescentar novos dados… Sobre o assunto do dia.Olhar a notícia sobre todos os ângulos. Era apresentado d segunda a sexta-feira, logo após o Telejornal, com João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos.

Grande Reportagem SIC (SIC)

Grande Reportagem
É o programa de informação mais premiado da televisão portuguesa. Um espaço coordenado por Cândida Pinto. É apresentado da seguinte forma:” Porrque a vida é uma grande história, a SIC leva-lhe, todos os Domingos, grandes histórias de vida. Em horário nobre, conheça mundos desconhecidos que vivem mesmo ao seu lado. Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio. Descubra vidas de luxo e de crime, de luta e de resistência. Entre numa dimensão onde a realidade é a mais pura evidência.”

Comentário de Luís Marques Mendes (SIC)

Comentário de Luís Marques Mendes

Luís Manuel Gonçalves Marques Mendes é um advogado e político português. Tem o espaço de comentário ao sábado à noite, no “Jornal da Noite”, onde dedica o tempo a abordar a actualidade política, económica e social.

Repórter TVI (TVI)

Repórter TVI

Todas as semanas, as grandes reportagens dos jornalistas da “TVI”. Temas polémicos, investigações profundas, alertas sociais.
Reportagens premiadas, de uma equipa de jornalistas que assegura, semanalmente, a melhor informação.

Comentário de Marcelo Rebelo de Sousa (TVI)

Comentário de Marcelo Rebelo de Sousa

Aos domingos, no Jornal das 8, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa comenta as notícias da semana, responde a questões dos telespectadores e sugere títulos literários.

No que respeita ao prémio revelação, na informação, os nomeados são:

Estela Machado (RTP)

Estela Machado

Tirou o Curso na Universidade Fernando Pessoa (antiga aluna da UFP) e foi logo selecionada para a extinta “NTV”. Começou a fazer televisão em 2001 no canal “NTV”. Está há 12 anos a fazer televisão no Porto. Atualmente conduz o “Jornal da Tarde” ao fim de semana e as tardes da “RTP Informação” durante a semana. Sempre quis ser jornalista mas chegou a pensar seguir música. Na universidade teve um momento em que pensou que não iria para televisão, mas para rádio. Vive em Guimarães e trabalha no Porto. Tem um filho, Afonso, de 6 anos.

Sandra Fernandes Pereira (RTP)

Sandra Fernandes Pereira

Sandra Fernandes Pereira é a actual responsável pelo “24 Horas”.

Patrícia Carvalho (SIC)

Patrícia Carvalho

Na estação de Carnaxide, Patrícia Carvalho começou por fazer mas madrugadas da “SIC Notícias”. Recentemente passou para o horário da manhã e tarde do canal de informação, onde apresenta as notícias hora a hora.

Ana Sofia Cardoso (TVI)

Ana Sofia Cardoso

Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, e mais tarde concluiu uma Pós-Graduação em Televisão, pela Universidade Autónoma de Lisboa.Neste momento frequenta o 2º ano do Mestrado em Comunicação Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Finda a licenciatura em Comunicação Social estagiou na “TVI”, de Outubro 2004 até Março de 2005. Mais tarde, nesse mesmo ano, apresentou os os programas da RTP 2, “2010”, e “Da Terra ao Mar”. Em 2006 volta à “TVI” para integrar a equipa a equipa de informação online da “TVI”. É também guionista dos documentários “Documentário sobre a Rede de Cuidados Continuados” e a “História dos CTT – 500 anos a inovar”.

Frederico Mendes Oliveira (TVI)

Frederico Mendes Oliveira

Natural do Porto, Frederico Mendes de Oliveira, estudou jornalismo na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Iniciou o contato com a profissão que escolheu através de um estágio na “TSF”. Seguiram-se várias colaborações para jornais e publicações locais, incluindo o “Jornal de Notícias”. Em 2002, abraça um desafio jornalístico na “TVI” do Porto, cidade onde se mantém até 2009. Nesse mesmo ano passa para sede de Lisboa onde exercer funções como jornalista de desporto, e apresenta alguns formatos da especialidade no “TVI24”. É pivot do ‘Diário da Manhã’ na “TVI”, programa de informação que apresenta a actualidade ao minuto, entre as 6h30 e as 10h. Amante de desporto, Frederico Mendes Oliveira guarda sempre espaço na sua agenda para jogar futebol. Visitar o Porto é também uma das suas prioridades.

No que respeita a categoria de Melhor trabalho jornalístico os nomeados são:

Agressor, me confesso (Linha da Frente, RTP)

Agressor, me confesso

O “Linha da Frente” falou com vários homens que não souberam respeitar as mulheres. Agrediram companheiras e namoradas e contam por que o fizeram. A justiça já condenou muitos destes agressores. Alguns frequentaram programas que os obrigaram a alterar o comportamento violento e que tentaram evitar a reincidência. Esta é uma intervenção recente, mas os resultados têm sido satisfatórios. Muitos homens passaram a ver a mulher e o seu papel de outra forma; entenderam a relação a dois como uma partilha de opiniões e não como uma imposição violenta. Passaram a encarar a discussão como um confronto de ideias e não de forças. “Agressor, me confesso” questiona ainda os papéis do homem e da mulher na sociedade e lança pistas sobre o complexo mundo das relações de amor. Uma reportagem de Helena Cruz Lopes, com imagem de Paulo Maio Gomes e edição de Dores Queirós.

Voar África (Grande Reportagem SIC, SIC)

Voar África

A “Grande Reportagem” leva-nos pelos céus de África com cinco pilotos da TAP. Para a viagem trocaram os aviões de grande porte por pequenos monomotores e transportaram mais de duas toneladas de material escolar para crianças de Moçambique, Zâmbia, Botswana e Namíbia. Ao longo dos próximos dias, a “SIC” vai conhecer estes pilotos e acompanhar a expedição que começou em Maputo.

A Fraude (Grande Reportagem SIC, SIC)

A Fraude

Durante cinco meses, uma equipa da “SIC” mergulhou no dossier BPN. A “Grande Reportagem” apresenta uma Fraude dividida em quatro capítulos.

O Sexo dos Anjos (Repórter TVI, TVI)

O Sexo dos Anjos

A reportagem “O Sexo dos Anjos”, da “Repórter TVI” foi uma reportagem que tinha o objectivo de mostrar uma imagem da juventude actual.

Verdade Inconveniente (Repórter TVI, TVI)

Verdade Inconveniente

São colégios privados, construídos de norte a sul do país e financiados pelo Estado com muitos milhões. Ao todo, são 81 colégios pagos por todos nós. Muitos deles autorizados ao lado de escolas públicas que conseguem dar resposta. O debate impõe-se, numa altura em que o Governo se prepara para mudar a lei que até agora esteve na génese dos contratos de associação. Atualmente, o que se pretende é implementar a chamada liberdade de escolha, abrindo-se caminho ao chamado cheque-ensino. Uma equipa da “TVI” percorreu o país e encontrou escolas públicas vazias, em risco de fechar, cercadas por colégios privados que nunca deveriam ter tido autorização para serem construídos. Uma teia de cumplicidades que abrange ex-governantes que, depois de exercerem os cargos, passaram a trabalhar para grupos económicos detentores de muitos desses colégios, ou ex- diretores regionais de educação que fundaram depois colégios que são pagos com o dinheiro dos contribuintes. Uma grande investigação que mostra o retrato de um país que se prepara para pagar, até ao fim deste ano, mais de 154 milhões de euros em contratos de associação. “Verdade Inconveniente” é uma grande reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Miguel Freitas, emitida esta segunda-feira no “Jornal das 8”.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close