“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 078 (12 a 18 de maio)

Vicente pede Sofia em casamento, mas ela recusa.

Rafael experiencia sintomas do vício nas drogas. Marta nota-o estranho.

Susana pede a Félix que se afaste, não perdoando o beijo com a irmã.

Augusto está a trabalhar na carpintaria quando Gertrudes o surpreende com uma visita. Gertrudes mostra-se interessada pelo seu trabalho e pede-lhe que a ensine a usar um cinzel para esculpir a madeira. Augusto recebe uma chamada de Amélia e fica atrapalhado, mas Gertrudes incentiva-o a atender. Ficam a saber que Amélia se sentiu mal e caiu, pede a Augusto que lhe faça uma visita fingindo-se combalida.

Mateus interpela Diana na receção e pergunta-lhe se o anda a evitar. Diana tenta conter o choro, explica que o pai tem razão e que Mateus não é o homem certo para ela. Mateus fica indignado e percebe que ela está a mentir, mas Diana afasta-se apressada declarando que não podem continuar juntos.

Félix está atarefado no café. Sofia chega e conta-lhe que Amélia caiu e não poderá trabalhar. Teresinha segue com a madrinha para uma mesa e falam sobre a fábrica, Sofia confessa que já pensou em vender o negócio, mas que Vicente discorda. Teresinha comenta em como a madrinha parece ter acertado com Vicente e fica contente pelo casal.

Beatriz fala com Inês sobre Vicente, em como ele foi atencioso no jantar e aparente ser uma grande ajuda para Sofia. Inês esconde a raiva ao ouvir falar do homem, quando Brígida entra na cozinha interroga a rapariga sobre como tem sido a mudança para a casa da mãe. Fica atrapalhada com o comentário de Beatriz sobre a casa não ser tão espaçosa, mas declara que o importante é estarem juntas.

Sofia encontra-se com Vicente nos campos da herdade. Ele finge-se emocionado pela ajuda que Sofia deu a Amélia, declara-se em como se sente mais leve tendo Sofia na sua vida, que quer estar ao seu lado em todos os momentos e que a ama. Vicente tira do bolso a caixa com o anel e pede Sofia em casamento. Sofia fica chocada e não sabe o que lhe dizer.

Gertrudes vai ter com Gonçalo às cavalariças, diz-lhe que não pretendia chateá-lo com a conversa sobre dormir na casa de Augusto e que não está a tentar ocupar o lugar da falecida mãe. Pedro aparece e pede à mãe que deixe Gonçalo trabalhar, Gertrudes sai. Pedro desculpa-se pelo comportamento da mãe, Gonçalo não dá importância e nota que a box de Quixote está vazia. Pedro diz-lhe que Sofia saiu com o cavalo para se encontrar com Vicente e Gonçalo tenta disfarçar o incómodo.

Sofia não esperava pelo pedido de casamento. Cautelosamente tenta dizer a Vicente que ainda é muito cedo na relação para tal compromisso, que precisa de mais tempo. Vicente disfarça a irritação, mas acaba por pedir que o deixe ter um momento a sós. Ele afasta-se para o carro e Sofia fica a sentir-se culpada.

Augusto visita Amélia que continua a fingir estar frágil. Puxa Augusto para si e dá-lhe um beijo, quando Gertrudes também surge para ver como está Amélia. Augusto tenta gerir a situação com ambas, mas Amélia fica irritada com a sua presença.

Rafael está a trabalhar no laboratório quando começa a ter uma crise de arrepios e suores, verifica que não tem mais metanfetaminas no saco e fica em pânico. Um colega entra no laboratório e Rafael tenta disfarçar, mas reage bruscamente. Marta também chega e percebe que ele não está bem, mas que não se trata de um ataque de pânico. Ajuda-o a levá-lo para casa.

Simão fica perplexo quando Susana lhe conta que Cláudia beijou Félix. Susana desabafa e Simão não consegue evitar sentir ciúmes, pergunta se Félix retribuiu o beijo, mas Susana não sabe o que pensar. Pilar chega ao ginásio e mostra-se sonsa quanto ao jantar de grupo dizendo que Félix e Susana fazem um casal muito giro. Simão afasta-a da conversa, mas vê Heitor passar para os balneários e vai ter com ele. Combina um jantar com ele para poderem falar sobre a gestão do ginásio. Heitor fica satisfeito por ir à herdade.

Eduardo acabou a consulta de Pipa, informa Brígida que a neta poderá regressar à rotina, mas que se têm de manter alerta. Marta chega com Rafael, que tenta parecer normal, mas Eduardo nota-o em baixo e sugere que marquem uma consulta.

Beatriz conversa com a mãe, diz-lhe que se gosta verdadeiramente de Vicente e o amor for mútuo, deveriam casar-se. Sofia explica que não acabou a relação, mas que precisa de mais tempo. Beatriz incentiva-a a avançar. Teresinha acaba de pôr a mesa e Beatriz parte um prato. Sofia ajuda-a a varrer e tenta mediar a situação com Teresinha, que continua irritadiça com a presença de Beatriz.

Vicente foi ter com a mãe. Amélia está irritada por Sofia recusar o pedido e Vicente teme que ela desconfie das suas intenções, culpa a mãe por o ter pressionado. Amélia apressa-o a resolver a situação, para que se desculpe a Sofia. Vicente afirma que vai fazer o que ela lhe pediu, dar-lhe tempo de maneira a que sinta a sua falta.

Brígida prepara-se para o jantar de família. Confessa ter pena de Beatriz por estar afastada da família, mas Pilar relembra que ela é uma criminosa que não precisa de empatia. Rafael surge dos quartos e fica surpreso com a presença de Heitor para jantar. Simão faz as apresentações. Rafael está ressacado, aproxima-se de Heitor e questiona-o se tem produto consigo. Heitor adverte-o para que tenha calma e afasta-se. Rafael tenta controlar-se.

Inês traz uma carta a Pedro para o informar que o julgamento foi marcado. Pedro não facilita a conversa com Inês e ficam constrangidos. Inês sai.

Félix vem irritado do café e esbarra em Susana ao entrar nos corredores da residencial. Tenta falar com ela sobre a situação com Cláudia, em como não teve tempo de reagir ao beijo, mas hesita em contar-lhe a verdade. Susana pede-lhe tempo, diz que precisa de se concentrar na filha e afastar-se de confusões. Félix fica triste.

Pilar e Brígida falam sobre a casa Andorinha, em como discordam sobre a mudança de Beatriz. Bernardo dá razão à mãe. Noutra área, Heitor acaba por passar comprimidos a Rafael que se apressa a tomá-los. Começam a sentar-se à mesa. Rafael muda de estado de espírito e decide fazer um brinde quanto ao regresso de Pipa à escola, mas a rapariga mostra-se apreensiva. Na cozinha, Lucília está atarefada com a preparação do jantar e pede a Inês que comece a servir à mesa.

Sofia desabafa com Beatriz em como sente que estragou a relação com Vicente, mas a filha garante à mãe que se Vicente gostar realmente dela irá respeitar a decisão. Beatriz sai para ir ter com Gonçalo e Sofia esconde o incómodo. Decide ligar a Vicente, ele mostra algum distanciamento no tom da conversa e diz que vai ficar em casa da mãe. Sofia cala-se ao perceber o seu tom e Vicente desliga satisfeito.