Episódio 005
Sofia faz testes de ADN para confirmar se é filha de Raul.
Pilar descobre que Brígida sabia dos rumores da traição de Raul.
Beatriz vê a mãe na herdade.
Inês convence Beatriz a ligar à mãe, mas Sofia não atende. Beatriz continua preocupada com ela.
Sofia tenta entender o que se está a passar, não percebe como é que poderá ser filha de Raul. Gonçalo explica-lhe que Raul a reconheceu no concurso de saltos e volta a dizer que precisa de falar com Pilar. Sofia segue com Gonçalo para casa dos Novais, assim que a vê, Pilar ataca Sofia verbalmente, acusando-a de ser oportunista. Sofia defende-se, dizendo que não pediu que nada daquilo lhe acontecesse e só está ali porque a chamaram. Gonçalo tenta acalmar os ânimos entre as recém-irmãs, Vicente, sonso, também diz que o melhor é manterem a calma. Sofia sente-se humilhada, mas diz que não tolera insultos. No quarto, Rafael ouve a discussão na sala e desce. As mulheres continuam a discutir, Pilar exalta-se e declara que Sofia não tem direito a herança nenhuma. Brígida tenta controlar a filha, pede a Gonçalo que saia com Sofia, mas antes que o façam, Rafael interrompe e sugere fazerem um teste de ADN. Pilar recusa-se, mas Rafael diz que o faz afirmando que o pai gostaria que tratassem do assunto com dignidade. Brígida pede paciência e tempo a Sofia para que façam o melhor para todos e Sofia acaba por sair com Gonçalo. Pilar, revoltada, também sai e Vicente segue-a. Na cozinha, Pilar desabafa em como sente que a traição do pai vai mudar tudo o que sempre acreditou que Raul era. Vicente abraça-a e Pilar chora nos seus braços.
Teresinha está indignada com as acusações de Pilar. Gonçalo diz a Sofia que não se pode deixar intimidar pela arrogância da irmã, que com a ajuda de um advogado e o teste de ADN, tudo vai ser mais fácil. Sofia responde que nem para comer tem dinheiro e Gonçalo disponibiliza-se a ajudá-la, mas Sofia recusa empréstimos. Diz que vai ficar na herdade na mesma, que não vai exigir nada enquanto não tiver a certeza que é filha de Raul, mas que não se vai deixar espezinhar. Teresinha nota um clima entre Gonçalo e Sofia.
Pedro e Inês jantam no restaurante da residencial. Conversam sobre arranjar emprego, Pedro diz que apesar da preocupação com o filho, não ia deixar Inês ficar sozinha, pega na sua mão e dá-lhe um beijo, mas o momento é interrompido por Susana que comenta que é raro encontrar-se irmãos que se dêem tão bem como eles. Pedro disfarça e Inês repreende-o pela falta de atenção.
Sofia e Teresinha estão a montar a tenda em frente à casa principal dos Novais. Gonçalo comenta que Pilar vai ficar furiosa e convida-as para tomarem o pequeno almoço na sua casa. Sofia aceita o convite e sorri-lhe. Teresinha corta o momento cúmplice e Gonçalo vai-se embora. Sofia nota a intenção de Teresinha e pede-lhe que não comece a fazer filmes entre os dois.
Brígida fala com a filha sobre os rumores que existiram no passado quanto à relação de Raul com a empregada da herdade. Pilar fica perplexa com a possibilidade de Sofia ser realmente sua irmã e sai do quarto. Brígida sente-se frágil.
Sofia liga para o número da chamada perdida de Beatriz, que lhe atende, mas Sofia não identifica que é a filha. Beatriz não tem coragem de dizer quem é e acaba por desligar a chamada. Sofia fica confusa por terem desligado, mas não dá grande importância.
Simão entra no Café Central e aproxima-se do balcão. Amélia atende-o e Simão fala com Vicente sobre o espaço que foi ver para o ginásio. Vicente aconselha-o a seguir em frente com o negócio e que Pilar irá acabar por aceitar. Amélia troca um olhar cúmplice com o filho.
Augusto pergunta ao filho o que é que Sofia e Teresinha estão a fazer na herdade. Gonçalo diz que as está a ajudar a tentar recuperar as suas vidas. Teresinha elogia o bolo do pequeno-almoço e chama Augusto de avô. Todos riem com o momento, quando Rafael chega para irem fazer o teste de ADN. Sofia fica surpreendida e sai com ele.
Pilar, Simão e Brígida saem de casa e olham estupefactos para a tenda. Sofia aproxima-se com Rafael e esclarece que foi ela que a montou temporariamente até perceber se é filha de Raul. Diz que se o teste comprovar, terá no mínimo direito a uma das casinhas na herdade. Pilar exalta-se, pega numa cadeira e tenta destruir a tenda, mas o marido impede-a. Sofia segue caminho com Rafael.
Gonçalo dá indicações a Pipa durante a aula de equitação e diz-lhe que o cavalo sente o que ela estiver a sentir. O cavalo exalta-se e Pipa desmonta, desabafando com Gonçalo em como pensava que o pai ia ser mais comunicativo com ela tendo voltado a casa. Gonçalo conforta-a dizendo que Rafael ainda sofre com a depressão. Bernardo aproxima-se e conta-lhes sobre a reação da mãe à tenda de Sofia. Gonçalo ri.
Vicente vê Sofia e Rafael no largo da vila. Desliga o carro e baixa o video para os observar melhor. Entram no laboratório.
Bernardo está a dar umas voltas ao picadeiro, quando Teresinha se atravessa à frente do cavalo distraída. Bernardo desmonta e repreende-a por não ter atenção. Eles provocam-se mutuamente e Teresinha fica a saber que ele é filho de Pilar, avisando-o para que não voltem a humilhar Sofia. Vira costas, enervada, e acaba por tropeçar e cair no estrume. Bernardo goza e ela atira-lhe estrume à cara, fugindo.
Joca tenta convencer a mãe a investir o dinheiro que Raul lhe deixou da herança, mas Lucília despacha o assunto. Bernardo entra na cozinha e Joca goza com o estado sujo dele, mas Lucília reprende-o e Bernardo segue para dentro.
Rafael nota que Sofia está nervosa e faz questão de dizer que se forem mesmo irmãos, será bem-vinda pela sua parte. A técnica do laboratório chama-os e eles fazem os testes. Sofia olha apreensiva para as amostras recolhidas.
Beatriz desabafa com Inês sobre o telefonema da mãe, em como não teve coragem de falar e que tem medo de ser castigada por ter fugido de casa. Inês acredita que Sofia a irá perdoar e incentiva-a a ligar novamente. Beatriz repara nos óculos de sol de Gonçalo – que os deixou cair quando fora à oficina de Sofia – e sai do quarto com eles. Na receção, Beatriz tenta perceber se Susana sabe quem é o dono dos óculos, descrevendo Gonçalo e Susana diz-lhe que ele trabalha na herdade dos Novais.
Rafael diz a Sofia que vai a pé de volta para a herdade e ela vê-lo afastar-se quando é interpelada por Vicente, que aproveita ela estar sozinha para a convidar para um café. Sofia é evasiva, mas com a insistência de Vicente acaba por aceitar. Seguem para o café, quando do outro lado do largo Beatriz sai da residencial e entra no carro, não se cruzando com a mãe novamente.
Sofia é cautelosa na conversa com Vicente, não sabendo se pode confiar nele. Ela conta que acabou de fazer os testes de ADN e ele disponibiliza-se a ajudá-la com a família e na fábrica caso de confirme a paternidade de Raul. Sofia percebe que ele lhe está a dar graxa, mas Vicente tenta ganhar a sua confiança dizendo que gostou de a conhecer.
Beatriz chega à herdade e fica impressionada. Estranha ver a tenda montada, mas segue caminho. No picadeiro, Gonçalo está a cuidar do cavalo quando Beatriz se aproxima e o observa. Gonçalo dá conta da sua presença, ela esclarece que lhe veio entregar os óculos e falam um pouco. Beatriz diz que já teve família na terra, que ainda não sabe quanto tempo planeia ficar, mas que fica contente por já ter conhecido pelo menos uma pessoa simpática. Gonçalo acha-lhe graça e despedem-se. Beatriz retoma o caminho de volta, mas quando está a chegar ao carro gela ao ver Sofia na sua direção. Tem o impulso de se esconder, mas Sofia está-se a aproximar e trocam um sorriso. Caminham devagar uma para a outra. Beatriz não tem reação.