“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 001

Raul descobre que Sofia é sua filha e decide torná-la herdeira.

Marco é atropelado.

Vicente persegue Raul, que acaba por morrer nos braços de Sofia.

A família Novais está reunida para a leitura do testamento de Raul. O advogado prossegue e revela-se que a fábrica de papel foi deixada a Sofia Martins, filha ilegítima de Raul. A família fica chocada, Pilar enerva-se e exige saber de onde apareceu Sofia e porque é que tem direito a ficar com a fábrica.

Dois dias antes. Sofia acorda na oficina e desliga o despertador para que Teresinha continue a dormir. Prepara-se para sair e vê a correspondência, entre a qual está a carta do lar onde a mãe esteve com contas em atraso. Sofia suspira, dá um beijo na fotografia da filha e sai da oficina. Na rua, Sofia entra num utilitário e arranca. Chega a Ribeira Fria e estaciona em frente à esquadra da polícia. Entrega as chaves do carro à agente Clara, que lhe agradece pelo arranjo e falam sobre a filha de Sofia. Clara pede-lhe que fale baixinho, pois os colegas não podem saber que ela continua a investigar o caso da sua fuga. Sofia pede à amiga que não desista e Clara garante que não irá. Sofia recebe o pagamento pelo trabalho e sai da esquadra.

Raul e a filha Pilar fazem uma corrida pela herdade, divertidos. Pilar pergunta ao pai quando é que pensa levar o neto Bernardo para a fábrica. Pilar argumenta que o filho já acabou o curso e está pronto para começar a trabalhar. Raul responde que lhe têm de dar mais tempo, mas Pilar discorda.

Bernardo pergunta à mãe como correu a corrida e a conversa com o avô. Pilar diz-lhe que Raul vai pensar na sua integração no Grupo Novais e o rapaz fica esperançoso.

O motorista abre a porta a Raul e seguem para a empresa. Quando chega, Cláudia avisa-o que Vicente já está na empresa. Raul estranha e vai bater à porta do gabinete, mas quando ouve o nome da filha detém-se e fica a ouvir. No interior, Vicente diz que Pilar é a única maneira dele chegar ao topo da empresa, que faz questão de estar ao lado dela. Vicente acaba a chamada e sai do gabinete, Raul afasta-se sem ele perceber. No corredor cruzam-se, Raul menciona a dedicação de Vicente, mas num momento de tensão, percebe que as suas intenções giram em torno de querer subir na hierarquia da empresa. Cínico, Raul diz que a direção de produção precisa de uma mudança e Vicente sente-se vitorioso.

Sofia está a regressar à oficina quando vê o senhorio a expulsar Teresinha da oficina. Corre para afastar Constantino de rapariga e empurra-o, colocando-se à frente de Teresinha para a proteger. O homem ordena para que tirem as suas coisas da oficina, pois não as quer mais ali, mas Sofia argumenta que precisa de mais uma semana para arranjar o dinheiro. Constantino não cede ao pedido e vai embora. Sofia quebra e Teresinha fica preocupada com o que vão fazer. Sofia limpa as lágrimas e diz que vão conseguir dar a volta à situação.

Vicente acredita que vai ser promovido. Amélia abraça o filho e diz-lhe que se tem de casar com Pilar para acabar com os Novais e se vingar da morte do pai. Vicente promete que o Grupo Novais vai ser deles por direito.

Sofia e Teresinha guardam as últimas caixas enquanto tentam arranjar opções de sítios onde possam dormir ou arranjar trabalho. Falam sobre o concurso de saltos, Teresinha sugere ir trabalhar no evento, mas Sofia argumenta que ela tem de estudar e que quem trabalha é ela. Diz que se ajeitam a dormir no carro enquanto não arranjarem outra solução. Pega na fotografia da filha, sentimental, e abraça a moldura.

Beatriz avança pelo bar até ao balcão onde está Marco. Ela diz-lhe que está farta das festas e que se quer ir embora, mas Marco mostra-se ameaçador e manda-a trabalhar na mesma. Beatriz diz que não pode ser mantida como prisioneira, mas Marco argumenta que ela sabe demasiado sobre os seus negócios para poder sair. Beatriz sai para a rua, enraivecida, e vê o carro de Pedro estacionado. No interior, Inês apressadamente diz a Pedro para que não se esqueça de dar o xarope ao filho e despede-se do marido saindo do carro. Inês vê Beatriz a fumar e esmaga-lhe o cigarro. Beatriz diz à amiga que discutiu com Marco e pergunta-lhe quando é que lhe apresenta o marido. Inês brinca que ele ainda é capaz de se apaixonar por ela e entram no bar.

Vai começar o 1º Concurso de Saltos de Ribeira Fria. Um funcionário entrega uma farda a Sofia para começar a limpar o picadeiro. Na zona de aquecimento, Gonçalo está a acabar de preparar os cavalos de Pilar e Raul, ela está ansiosa porque Simão ainda não chegou. Raul questiona como é que eles estão, ao que Pilar responde que o marido não a vê como uma prioridade na sua vida. Raul diz-lhe que Simão é um bom homem e aconselha a filha a não olhar para o lado. Pilar não entende o que o pai quer dizer.

Sofia não percebe que está demasiado perto do cavalo, arriscando-se a levar um coice e Gonçalo puxa-a. Sofia agradece-lhe e sai do picadeiro. Raul pede a Gonçalo para que chame Vicente e Pilar ao salão VIP.

Pilar encontra Vicente nas cavalariças e pergunta-lhe se sabe de Simão, desabafando sobre o seu casamento e em como o marido não a prioriza. Vicente diz-lhe que a culpa é dela por não o ter escolhido em vez de Simão. Ele aproxima-se de Pilar, mas Gonçalo chega e diz-lhes que Raul quer falar com eles.

No salão, Raul anuncia que já tomou uma decisão e que escolhe Bernardo para tomar o seu lugar na direção de produção da fábrica daí a uns meses, mas que pode começar a trabalhar junto deles. Vicente fica em choque por não ser escolhido, mas Pilar mostra-se feliz com a novidade e abraça o filho. Vicente engole a fúria e a frustração.

Sofia está a postos no picadeiro enquanto começa a prova de Pilar. A família observa-a com orgulho e de seguida inicia-se a prova de Raul. O homem apresenta-se ao público, mas antes de se encaminhar para o percurso de obstáculos, vê Sofia e gela. Raul quase cai do cavalo, tenso, pergunta a Gonçalo quem é a mulher e Sofia fica confusa, não entendendo os olhares. Pilar incentiva o pai a começar a prova, Raul inicia o percurso, mas as memórias voltam ao olhar mais uma vez para o rosto de Sofia.

Em jovem, na herdade, Idalina corre para os seus braços e declaram o seu amor um pelo outro. Idalina engravidara, dá a notícia a Raul, mas ele argumenta que estás prestes a casar e que ela tem de abortar. Idalina, de malas feitas para sair da herdade, acusa Raul de ser um cobarde e diz que nunca o irá perdoar. Raul promete que um dia a vai compensar, mais ao bebé.

De volta ao presente, Raul está distraído e o resto da prova não lhe corre bem, derrubando obstáculos. A família incentiva-o. Terminada a prova, Raul cruza-se com Sofia no hipódromo, olha-a com intensidade e pergunta-lhe como se chama. Antes que Sofia responda, Pilar chega e ela afasta-se. A família questiona Raul, mas ele diz que se desconcentrou e tenta seguir Sofia. Pede ajuda a uma funcionária e começa a ficar nervoso, pois não a vê em lado nenhum.

Simão justifica-se a Pilar por não ter conseguido ver a sua prova, mas dá-lhe os parabéns pela medalha. Pilar conta-lhe da novidade sobre o filho, mas sente-se por ele ter estado ausente. Simão fala-lhe sobre o espaço que anda a sondar para montar o ginásio, mas Pilar fica impaciente e afasta-se do marido, dando um encontrão a Sofia.

Sofia recebe o pagamento pelo trabalho no evento e sai. Quando Raul aparece já não a vê e continua à sua procura.

Passado algum tempo, Sofia e Teresinha estão a montar uma tenda à beira rio da herdade. Sofia diz que ficam ali temporariamente e entra no rio para tomar banho. Gonçalo vem a cavalgar quando vê Sofia a nadar, hipnotizado, começa a aproximar-se até que Teresinha os interpela e ele apresenta-se. Questionado por Sofia, garante que não a está a perseguir, pois as terras não são dele. A mulher pede-lhe que se afaste para que se possa vestir e ele vira o cavalo com um sorriso.

Gonçalo regressa à casa dos Novais e ao ver Raul no alpendre, pergunta-lhe se está tudo bem. Raul mostra-se pensativo e Gonçalo diz-lhe que a rapariga por quem procurava está na herdade.

Raul chega ao pé de Sofia, que ao vê-lo, manda Teresinha para dentro da tenda. Ele apresenta-se, mas Sofia sabe perfeitamente quem ele é – dono da fábrica e da herdade. Raul procura saber o que as levou àquela situação difícil, não tendo intenções de as expulsar do terreno. Sofia explica que tiveram uma sequência de azares, em como deixou de ter clientes na oficina e dinheiro para pagar as contas. Conta-lhe que perdeu a filha, que passou a tomar conta de Teresinha depois de ela ter perdido a mãe e pergunta a Raul se tem trabalho disponível na fábrica. Raul sente remorsos ao ouvi-la e oferece-lhe trabalho nos viveiros. Ela continua a contar-lhe sobre o seu passado enquanto caminham pela herdade, diz-lhe que a mãe Idalina trabalhara na herdade, mas que, entretanto, morrera e Raul engole em seco, confirmando as suas suspeitas. Raul questiona-a sobre o seu pai, mas Sofia afirma que nunca o conheceu e que não lhe faz falta nenhuma. Raul continua emocionado. Sofia aceita trabalhar nos viveiros e Raul diz-lhe que determinada como é, pode subir com facilidade na empresa. Sofia fica extremamente agradecida.

De volta à tenda, Sofia conta as novidades a Teresinha, mas a rapariga pede-lhe que tenha cuidado pois Raul pode ter segundas intenções ao aproximar-se dela. Sofia desvaloriza e Teresinha fica entusiasmada por receberem o ordenado em adiantado.

Raul janta com Ferreira enquanto lhe fala sobre Sofia, em como procurou por Idalina uns anos depois do casamento para a compensar, mas que nunca a chegou a encontrar. Diz ao amigo que pretende aproximar-se aos poucos de Sofia, dar-lhe casa e trabalho para reunir coragem de lhe contar a verdade um dia. Em flashback, relembra quando Idalina lhe pediu para escrever em como reconheceria o filho um dia, Raul acedeu ao pedido, escreveu e assinou o bloco de Idalina, que o guardou e virou costas saindo da herdade com as malas. Raul mostra a Ferreira o papel que assinara há uns anos, mas ele diz-lhe que não tem validade legal. Raul esclarece que foi por sua causa que Sofia foi parar a uma situação vulnerável e que é seu dever corrigir o erro. Pede ajuda a Ferreira como advogado, para além de amigo. Diz-lhe que quer reconhecer Sofia como sua filha e alterar o testamento para que seja herdeira. Ferreiro assente e põe o seu telemóvel a gravar.

Inês serve bebidas ao balcão enquanto Beatriz acaba de conversar com um casal. Marco vem do interior, apressado, e puxa Beatriz para um canto dizendo que não a quer no armazém à noite. Beatriz argumenta que se ele for apanhado, vão todos dentro, mas Marco diz que não vai ser apanhado e afasta-se. Inês serve uma bebida a Beatriz e diz-lhe que se precisar de ajuda para sair da relação tóxica a apoia. Beatriz sorri-lhe e é interpelada por um bêbado que a assedia, ela afasta-o e ele começa a arranjar confusão no bar. Beatriz acaba por ser empurrada e Inês vai a correr para o armazém para pedir ajuda a Marco. Entra sem bater para lhe dizer o que se está a passar, mas percebe que o armazém na verdade é um laboratório de droga. Marco e o traficante Mateus fecham-se no espaço e Inês fica tensa, com medo. Marco liga a Heitor.

Sofia acorda e lava a roupa no rio. Teresinha quer ajudá-la a criar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho e diz-lhe que também gostava de trabalhar e ajudar nas despesas, mas Sofia não aceita e quer que ela se mantenha nos estudos.

O bar já está fechado. Marco diz a Beatriz para ir para casa, pois Inês não é um problema dela, mas Beatriz mostra-se preocupada com a amiga e pergunta o que é que lhe vão fazer. Marco responde que já ligou ao seu irmão e que o mesmo deve estar a chegar a Lisboa, afasta-se. Beatriz precipita-se para o balcão, pega numa chave e segue para o interior. No armazém, Inês conta a Beatriz o que viu, que têm de ligar à polícia, mas Beatriz afirma que a matam se isso acontecer e que o melhor que ela tem a fazer é fugir. Beatriz ataque o segurança que está à porta e ordena Inês para que fuja. Ela corre, mas é apanhada por Marco que a tenta voltar a levar para o interior. Inês dá luta e promete como não conta a ninguém o que viu. O carro de Pedro aproxima-se e ela grita por ajuda, consegue libertar-se e corre para o marido. Marco puxa da pistola e Pedro apressa-se a acelerar atropelando-o. Ficam os três em choque, Pedro está em pânico, Beatriz tenta perceber se Marco está morto, mas apressa Pedro e Inês a fugirem do local. O casal arranca no carro e Beatriz grita por socorro.

Raul dá um passeio de cavalo quando o carro de Vicente se aproxima do trilho. Vicente diz que precisa de falar com ele, avançando que ficou surpreso por não conseguir a promoção. Raul confronta-o dizendo que descobriu os seus planos para acabar com o casamento de Pilar e despede-o. Vicente ainda tenta reagir e menciona que se deixará ser tratado como o seu pai. Raul responde-lhe que o homem era honesto e trabalhou para os Novais, mas Vicente acredita que parte da fábrica lhe pertence por justiça. Raul afasta-se a trote e Vicente arranca no carro. Irritado, vai atrás de Raul a cada vez mais velocidade. Raul nota a aproximação e tenta galopar mais rápido, o cavalo corre na direção da cerca da herdade, Raul planeia saltá-la, mas o animal assusta-se e acaba por travar projetando Raul, que cai e bate com a cabeça numa pedra. O cavalo foge e passa por Sofia no campo, ela estranha e decide seguir na direção de onde ele veio. Aproxima-se da cerca e ao ver o grave estado de Raul, ensanguentado, diz que vai pedir ajuda. Com as poucas forças que lhe restam, Raul agarra a mão de Sofia e começa a pedir-lhe desculpa, mas acaba por morrer nos seus braços. Sofia grita por socorro.