Episódio 174 (15 a 21 de setembro)
Um intruso entra na casa de Sofia e envenena-lhe o chá.
Otávio perde as memórias recentes como consequência da operação.
Bernardo assume o namoro com Teresinha perante a família.
Joca está a considerar virar modelo de pés para conseguir ganhar dinheiro. Tira fotografias e Marta fica perplexa.
Gonçalo e Rafael sondam Amélia sobre ter levado um café a Raul no dia em que morreu. Rafael relembra-se, no passado, de ouvir Amélia acusar Raul pela morte do marido, mas a mulher desvaloriza a situação. Fica tensa, mas garante que não se cruzou com Raul depois de ir às cavalariças. Esboça um sorriso forçado, Gonçalo e Rafael saem. Amélia apressa-se para a cozinha à procura do termo do café. Não o encontra e fica desesperada.
Jacinto continua a provocar Pedro com desdém pela promoção a engenheiro. Pedro exalta-se quando ele menciona Inês e Mariana e agarra-o pelos colarinhos. Nando tenta separá-los e no meio do confronto, acidentalmente, Jacinto pressiona um botão de emergência da maquinara e ficam em pânico. Nando teme que o jumbo se tenha estragado.
Sofia avança pela cozinha, não nota que um intruso lhe entra em casa. Prepara um chá, sente-se incomodada com a pulseira eletrónica no tornozelo, dá-lhe comichão.
Teresinha e Beatriz visitam Otávio no hospital. Ele está confuso e não tem memórias recentes. O neurocirurgião avisa que poderá ser um efeito temporário da operação. As raparigas ficam receosas.
Na sala, Sofia continua sem se aperceber da presença dum intruso em casa, que agora entra na cozinha e deita gotas de arsénico no seu chá que ficou a arrefecer na bancada.
Pilar já soube da confusão na sala das máquinas. Ameaça despedir Jacinto se não mudar de atitude e avisa Pedro que tem responsabilidades acrescidas também por ser o namorado de Mariana, ordena-o que tire uns dias de férias.
Sofia bebe o chá envenenado sem o saber. Gonçalo chega a casa e põe-na a par do que Edgar lhes contou sobre Amélia. Garante que vai chegar à verdade. Sofia quer falar com o amigo hacker de Otávio para ver se os ajuda com a agenda de Raul. Gonçalo assente.
Rafael chega à empresa e é recebido com palmas devido ao heroísmo no incêndio. O Novais fica constrangido, mas agradece e segue para o gabinete de Pilar. Mateus nota que Diana está magoada numa mão, ela mente sobre o que aconteceu e desvaloriza. Mateus fica desconfiado.
Rafael contou a Pilar sobre o termo de Amélia, é apanhada de surpresa e diz que ainda poderão encontrar vestígios do veneno no termo, diz ao irmão que têm de encontrar provas rapidamente.
Teresinha ainda está em choque com a visita a Otávio e Beatriz também está nervosa. Discutem sobre a melhor maneira para tomar conta dele e depois de muita insistência Teresinha aceita voltar a abrir a porta de casa a Beatriz.
Pilar vai até ao gabinete de Vicente e questiona-o sobre a visita de Amélia a Raul no dia em que morreu. Menciona o termo do café. Vicente fica genuinamente surpreendido com a revelação. Pilar insinua que tenha sido Amélia a envenenar o pai por Vicente não ter sido promovido, mas ele exalta-se e defende o nome da mãe. Garante que não estão envolvidos na morte de Raul, mas Pilar não recua.
Sofia está surpresa ao saber que Otávio perdeu as memórias mais recentes. Teresinha conta que o médico recomendou que não contrariassem Otávio e Sofia vai fingir que é sua mulher, vendo que não tem alternativa. Gonçalo tem ciúmes, mas Sofia desvaloriza a importância da situação e repreende-o. Teresinha repara que a madrinha está agoniada.
Brígida pede à filha que dê mais trabalho a Rafael para que ele não tenha tempo de se dedicar aos bombeiros. Brígida está exasperada por ninguém na família lhe obedecer e Pilar cede ao pedido da mãe. Atira que precisa de se focar em descobrir quem matou Raul. Brígida fica tensa.
Teresinha desabafa com Bernardo sobre o estado de Otávio. Bernardo conta-lhe que Pilar o apanhou em flagrante ao chegar a casa e que fez frente à mãe sobre terem passado a noite juntos. O Novais declara que Pilar vai ter de se habituar à ideia, pois não aguentaria ficar sem Teresinha novamente. Ela sorri-lhe.
Nando pergunta pelo jantar, tem fome. Lucília quer que ele respeite o horário da família e começam a discutir. Joca aparece, está perplexo com o dinheiro que lhe ofereceram pelas fotografias dos seus pés.
Vicente interroga a mãe sobre a visita a Raul, quer saber sobre o que é que ela queria falar com o Novais. Amélia indigna-se com o interrogatório e diz que ia pedir a Raul que reconsiderasse a posição de Vicente na fábrica, sentindo que a promoção a Bernardo foi uma injustiça. Vicente está nervoso por ver o cerco a apertar. Amélia garante que se consegue proteger.
Mariana pede desculpa a Inês por ter levado Luís ao cinema, mas mente quanto às suas intenções dizendo que queria agradar o rapaz. Inês corta a conversa e atira que Mariana ouviu a sua conversa com o filho e se quis adiantar à ida ao cinema. Mariana mostra-se falsa e diz que concorda em como o mais importante é o bem-estar de Luís.
Rafael diz a Pipa que Marta se vai juntar a eles para jantar. Pipa tenta disfarçar a desilusão, mas o pai pede-lhe que faça um esforço para aceitar Marta na sua vida. Pipa assente.
Pilar liga a Heitor para lhe fazer uma proposta, diz-lhe que se a ajudar a livrar-se de Simão, lhe dá a sua cota do ginásio, sabendo que ele precisa do dinheiro. Heitor diz que vai considerar e desliga. Marta está a seguir para o restaurante e Heitor aborda-a, diz-lhe que o que fez ao Rafael foi para a tentar ajudar, que tudo se tratava de um teste para ver se o Novais se conseguia controlar e ficar sóbrio. Marta volta a avisá-lo para que os deixe em paz.
Perante Augusto, Sofia tenta disfarçar que está maldisposta. Conversam sobre Teresinha e Augusto reconhece que foi excessivo com a rapariga por ter puxado demasiado por ela na carpintaria. Sofia aconselha-o a fazer as pazes com a afilhada.
Bernardo leva Teresinha ao jantar de família e assume-a como namorada. Mariana fica feliz pelo irmão e pela amiga, mas Brígida e Pilar ficam incomodadas. Pilar ordena o filho para que afaste a rapariga da sua família, rejeita a ideia de que possam namorar e acusa-a de ser uma selvagem. Mariana tenta defender o irmão. Bernardo acusa a mãe de não se importar com a sua felicidade e responde que se Teresinha tem de sair, ele sairá com ela. Dá-lhe a mão e saem de casa. O momento é tenso.
Amélia volta a procurar pelo termo na cozinha. Cláudia percebe e diz que o levou para a fábrica de manhã. Amélia disfarça o incómodo e diz que vai pedir ao filho que o traga de volta.
Vicente faz uma visita surpresa a Inês, mostra-se sedutor, mas ela avisa-o que Luís está no quarto e afasta-se a tempo quando Luís regressa à sala. Vicente disfarça a razão da sua visita e volta a sair.