Episódio 061 (21 a 27 de abril)
Pilar descobre que Beatriz é filha de Sofia.
Sofia retira a queixa quanto à filha, Beatriz é libertada.
Heitor delineia um plano para atacar Pedro na prisão.
Sofia está transtornada e sente-se sem energia. Vicente já está deitado no sofá e não repara logo no seu estado, mas assim que a nota a chorar apressa-se a tentar perceber o que se passa. Sofia diz-lhe que precisa de estar sozinha e Vicente fica apreensivo. Ela segue para o quarto, desaba em lágrimas e questiona-se como é que não conseguiu reconhecer a filha.
Pilar visita Beatriz na esquadra e confronta-a por se ter fingido sua aliada. Pilar diz-lhe que escolheu o lado errado e Beatriz olha-a com raiva, acabando por explodir ao dizer que a Fábrica irá sempre pertencer à sua mãe. Pilar fica chocada com a menção.
Sofia já contou a Teresinha a verdade. A rapariga está chocada com a revelação sobre Beatriz. Sofia não entende porque é que Beatriz a tentara matar e Teresinha comenta que em dez anos as pessoas mudam. Sofia menciona que ainda não contou a Vicente.
Vicente, ansioso, aproxima-se de Inês que se encontra com ele nos campos da herdade. Inês pergunta-lhe pelo advogado para Pedro, diz que o marido não sabe que lhe iria pedir ajuda. Vicente responde que o assunto fica entre eles, garante que vai tratar de arranjar ajuda. Inês está muito vulnerável, ele começa a beijá-la e encosta-a a uma árvore. Inês não tem como escapar e fica enojada com o vilão.
Sofia vai ter com Gonçalo a casa. Ele é apanhado de surpresa quando a mulher o questiona há quanto tempo sabia que Beatriz era sua filha. Gonçalo responde que foi recente, mas Sofia exige-lhe a verdade. Gonçalo tenta explicar que Beatriz estava a fazer tudo para a proteger, que teve receio que Sofia a achasse interesseira depois de receber a herança, que estava a tentar ganhar a sua confiança primeiro. Sofia fica muito nervosa com a conversa, Gonçalo garante que foi Pilar que montou a armadilha para incriminar a rapariga. Acrescenta que Sofia tem uma segunda oportunidade com a filha, que não a pode perder novamente. Sofia sente-se assoberbada e sai, chora, inconsolável, enquanto caminha pela herdade. Relembra a conversa com a filha.
Sofia foi ter com Clara à esquadra, quer dizer ao juiz que Beatriz não tinha intenções de a magoar. Clara fica chocada e argumenta em como a rapariga não é de confiança, mas Sofia está determinada para que a filha não vá presa, não quer manter a queixa.
Vicente quer que Saul defenda Pedro. O advogado informa-o em como é inexperiente em tribunal, nunca defendeu um caso de homicídio, mas diz que vai dar o seu melhor. Vicente, cínico, acredita que tal será suficiente para “ajudar” Pedro.
Clara avisa Beatriz que o processo não vai avançar por falta de provas e porque Sofia alterou o seu depoimento em como tudo se tratou dum mal-entendido. Beatriz fica surpresa com a atitude da mãe, emociona-se, mas Clara diz-lhe que não merece a mãe que tem.
Amélia está com ciúmes de Gertrudes, que se mostra mais próxima de Augusto. Eles conversam e a mulher desabafa em como Pedro não merece o que lhe está a acontecer, que só fez o que fez para defender a mulher. Amélia intromete-se na conversa e Gertrudes fica raivosa. Augusto tenta acalmar a discussão.
Clara vai ter com Sofia a casa, diz-lhe que continua do seu lado e mantém a promessa de fazer tudo para que a sua filha regressasse a casa. Clara abre a porta e revela Beatriz à entrada. A rapariga começa a justificar-se, mas Sofia precipita-se a abraça-a emocionada.
Teresinha está na carpintaria com Augusto e Gonçalo. Fala mal de Beatriz, em como sempre desconfiou das suas intenções e confronta Gonçalo. Ele garante que nunca enganou Sofia, somente respeitou o pedido de Beatriz.
Beatriz diz a Sofia que tudo o que falou no documentário é verdade. Desabafam em como as saudades foram muitas ao longo dos anos, Beatriz deseja poder voltar atrás, lamenta os anos que perderam. Sofia pede-lhe que não volte a ir embora, Beatriz pede à mãe que tenha cuidado com Pilar. Sofia responde que com a filha do seu lado, tudo será mais fácil.
Pilar acaba uma reunião com Cláudia, mas fala propositadamente alto com Vicente para que Cláudia ouça a conversa. Diz a Vicente que Beatriz é filha de Sofia, ele fica boquiaberto e sai da empresa apressado. Pilar diz a Cláudia que talvez esteja na altura de pedir uma nova promoção, já que Beatriz foi presa.
Joca tenta incomodar Rafael enquanto trabalha no laboratório, mas ele perde a paciência e pede ao rapaz que saia. Enervado, procura pelo contacto de Marta, mas tenta acalmar-se sozinho.
Pipa está nas cavalariças, espera que Edgar sai das boxes para começar a pintar. Aproxima o tubo de tinta dos lábios, mas recua ao ouvir passos aproximarem-se. Marta chega e aconselha a rapariga a desabafar com alguém se ainda se sentir triste. A rapariga responde-lhe brutamente e pede-lhe que a deixe sozinha. Marta sai. Pipa fica enraivecida, acaba por pegar na bisnaga outra vez e ingere a tinta.
Inês e Beatriz desfazem o abraço. Inês conta-lhe que Pedro ficou em prisão preventiva e em como teme que Heitor se vingue na cadeia. Beatriz tenta tranquiliza-la em como os polícias o podem proteger e conta-lhe que já falou com Sofia, que a mãe a perdoou por ter mentido, mas não admitiu o roubo da conta.
Cláudia conta a Diana que Sofia é mãe de Beatriz. Conversam e Cláudia planeia marcar um encontro duplo com a amiga, Heitor e Mateus. Diana fica hesitante.
Mateus fala com Heitor ao telemóvel, avisa-o que Beatriz se revelou a Sofia e que todos já sabem que são mãe e filha. Heitor fica surpreso, mas acaba por deligar. Um homem chega ao armazém e Heitor entrega-lhe um envelope com dinheiro e uma fotografia de Pedro no interior. O criminoso diz que vai falar com os camaradas na prisão para que resolvam o assunto.