“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 173 (8 a 14 de setembro)

Teresinha muda a fechadura da casa para expulsar Beatriz.

Teresinha e Bernardo dormem juntos.

Rafael junta-se a Gonçalo na investigação da morte de Raul. Descobrem suspeitas sobre Amélia.

Teresinha está a limpar a casa quando Beatriz chega e não consegue abrir a porta. Teresinha anuncia que trocou a fechadura, que não a quer ali em casa. Beatriz enfurece-se para que a deixe entrar, Teresinha fica indiferente.

Nando tenta provocar Lucília dando a entender que vai fazer uma tatuagem. Lucília mostra-se condescendente, mas Nando não desiste.

Luís apressa-se a acabar de jantar para ir ao cinema com o pai, comenta que foi ideia de Mariana. Pedro chega a casa para o ir buscar, Inês atira que Mariana sabotou a sua ida ao cinema com o filho, mas Pedro defende o gesto querido da namorada, não acredita e acusa Inês de estar com a mania da perseguição. Sai com Luís.

Pilar reúne-se com Clara no restaurante e conta-lhe que Sofia está a planear fugir do país. Clara questiona-a, mas Pilar não revela a fonte e irrita-se por a polícia não estar a fazer bem o seu trabalho para proteger Sofia. Atira que se Sofia fugir, a culpa é de Clara e sai. Cruza-se com Susana e dá-lhe os parabéns pela gravidez, oferece-lhe uma prenda e deseja-lhes felicidades. Susana fica hesitante com o gesto e deita fora a chucha que Pilar ofereceu.

Bernardo e Teresinha têm o seu encontro na casa Andorinha. O Novais comenta a gravidez de Susana enquanto bebem vinho, mas com os nervos acaba por sujar Teresinha. Ela vai ao quarto para trocar de roupa. Bernardo fica atrapalhado e encontrando-se sozinho aproveita para ensaiar o pedido de namoro que pretende fazer. Estranha a demora de Teresinha.

Sofia está enervada por Beatriz ter inventado que ela ia fugir, mas Gonçalo desvaloriza. Sofia está incrédula com a traição da própria filha.

Bernardo vai até ao quarto e encontra Teresinha adormecida em cima da cama. Aproxima-se e sussurra-lhe ao ouvido que gosta muito dela. Teresinha desperta e Bernardo ganha coragem para se declarar, diz-lhe que está apaixonado e beija-a. Teresinha retribui e envolvem-se.

Beatriz liga à mãe. Sofia confronta-a pela mentira que disse à polícia, mas Beatriz argumenta que a mãe tem de pagar pelo que fez. Sofia avisa-a que se vai arrepender da crise de ciúmes pois sabe que a filha tem bom coração. Beatriz desliga. Vicente fica orgulhoso do boato que Beatriz plantou.

Pilar conversa com o irmão, conta-lhe em como acha que Clara vai deixar Sofia fugir. Rafael ainda acredita que Sofia é inocente ma morte do pai e quer encontrar o verdadeiro culpado. Pilar pede ao irmão que fale com Gonçalo e Sofia para tentar perceber quais as suas movimentações.

Mariana esconde de Pedro o enfado que sente por ter visto o filme, finge que se divertiu. Quando Pedro sai, Mariana desabafa com a avó em como é chato avançar na relação com Pedro quando Luís está sempre presente. Brígida aconselha a neta a habituar-se à presença do rapaz. Pilar aparece, está apreensiva por não saber onde está Bernardo.

Teresinha e Bernardo estão deitados na cama, felizes e abraçados. Ela assume que está apaixonada e Bernardo reafirma que nunca mais a vai largar. Beijam-se.

Beatriz vai até ao café para se resguardar da tempestade. Despe-se para conseguir secar a roupa, mas Félix aparece de repente. Desculpa-se e Beatriz volta a vestir a camisola, explica-lhe que ficou trancada fora de casa por Teresinha ter mudado a fechadura. Pede-lhe para ficar no café, Félix mostra-se simpático e autoriza.

Gonçalo está de saída quando Rafael aparece para visitar Sofia. Conversam. Rafael diz que sabe que não foi ela quem matou Raul e propõe ajudá-los a descobrir o verdadeiro culpado.

Félix observa Beatriz adormecida no café. Ela desperta e Félix prepara os cafés. Pergunta-lhe porque é que ficou fora de casa, Beatriz explica que está do lado oposto a Teresinha no que toca a Sofia, acredita que a mãe é uma assassina sem defesa possível.

Susana conta a Simão que Pilar lhe ofereceu um presente para o bebé, mas confessa tê-lo deitado fora. Simão não se incomoda e diz que foi a decisão correta. Susana pede-lhe que não publique a fotografia que tiraram juntos por causa de Olívia.

Teresinha e Bernardo acordam com os gritos de Beatriz vindos do exterior para que a deixem entrar. Bernardo fica nervoso com o alarido dizendo que Pilar não pode descobrir que ele dormiu ali. Teresinha diz-lhe que vai ter de saltar o muro para conseguir escapar-se. Bernardo entra discreto pela cozinha da herdade, Inês e Lucília percebem o que se passa, mas deixam-no fugir para o quarto avisando que Pilar está a tomar um duche e não o vai apanhar. As mulheres riem-se da situação. Bernardo está prestes a entrar no quarto quando a mãe surge atrás dele e pergunta-lhe onde dormiu.

Gonçalo e Rafael questionam Edgar sobre o que se lembra do dia da morte de Raul. Ele conta-lhes que Amélia apareceu nas cavalariças à procura de Raul para lhe entregar um termo.

Bernardo assume perante a mãe que dormiu na casa de Teresinha. Pilar indigna-se, mas Bernardo não aceita que ela ofenda Teresinha. Firme, Pilar avisa-o que Teresinha não é mulher decente para o filho.

Edgar explica que não sabe se Amélia chegou a falar com Raul ou não. Gonçalo coloca em hipótese ter sido a mãe de Vicente a envenenar o Novais com o café do termo. Em flashback, no dia da morte de Raul, Amélia entra nas cavalariças à procura do homem. Edgar diz que o patrão já deve ter saído com Quixote. Amélia não deixa recado e também sai.

Cláudia procura por uma caneca no armário da cozinha, mas acaba por encontrar o termo que Amélia escondeu. Decide usá-lo para levar o chá para o trabalho.

Sofia liga a Teresinha para a avisar que Otávio já acordou da operação e quer que a rapariga o visite juntamente com Beatriz. Sofia conta-lhe da mentira que Beatriz espalhou sobre a suposta fuga da mãe. Teresinha fica enfurecida. Beatriz conseguiu entrar no pátio da casa ao saltar o muro. Segue para a sala, furiosa. Luta com Teresinha pela chave nova, mas não consegue ganhar. Teresinha avisa-a que Otávio acordou e provoca-a. Saem ambas a correr.