Episódio 170 (8 a 14 de setembro)
Teresinha vira-se contra Beatriz ao descobrir que ela quer ver Sofia presa.
A equipa de bombeiros onde está Rafael fica sem comunicações em pleno incêndio.
Disfarçada, Pilar ataca Vicente deixando-o inconsciente.
Eduardo chega à herdade para a sessão de Rafael, mas Brígida avisa-o que o filho foi combater um incêndio, está preocupada. Lucília aparece e aproveita para se desculpar ao doutor por o ter arrastado para a confusão com Nando. Declara que ele a ajudou muito, foi uma inspiração, Eduardo aconselha-a a não desistir e diz que dará uma belíssima psicóloga. Lucília fica determinada.
Brígida vai ter com Augusto à carpintaria e diz que o quer ajudar com a escolha do lar, aconselha-o, mas Augusto diz que não quer abusar dos conhecimentos da patroa e termina a conversa. Brígida percebe e sai. Augusto acaba por ligar ao lar que Brígida lhe disse, fica em lista de espera.
Amélia conversa com o filho, está admirada por Beatriz ter corroborado a sua história. Vicente diz que vai continuar a testar a lealdade de Beatriz e usá-la a seu favor para empurrarem Sofia para um beco sem saída.
Teresinha liga à madrinha a avisar que Otávio ainda está no bloco de operação. Clara visita Sofia e conta-lhe que Beatriz decidiu testemunhar contra a mãe por ter mentido quanto a Raul. Sofia fica indignada por a filha estra a inventar falsos testemunhos. Gonçalo argumenta que ela se está a vingar devido à relação entre ambos e conta-lhes que Beatriz o ameaçara em como nunca iria ser feliz com Sofia. Sofia sente-se completamente perdida. Clara aconselha-os a não reagirem para não piorar a situação.
Mariana chega às cavalariças para o passeio a cavalo com Pedro. Ele pergunta-lhe por Luís, Mariana conta-lhe que o rapaz preferiu ficar com as amigas e desvaloriza argumentando que podem aproveitar o tempo sozinhos. Pedro hesita, mas aceita a proposta da namorada.
Lucília vê as notícias sobre os incêndios, preocupada. Inês chega e conversam sobre a ida de Rafael para o combate florestal. Lucília entrega uma encomenda que chegou para Inês, é um presente de Vicente, mas Inês não o revela. Lucília continua triste com as atitudes de Nando.
Heitor mostra o ginásio a Nando, que está interessado em inscrever-se. Heitor não tem paciência para aturar Nando, mas questiona-o por ser o pai de Marta.
Clara avisa Vicente que Beatriz corroborou a sua acusação contra Sofia, ele fica a sentir-se vitorioso ao saber que a rapariga terá de repetir o testemunho em tribunal. Pilar vê Clara sair do gabinete e sonda-a quanto à visita. A polícia informa-a que Sofia já saberia previamente que era filha de Raul antes de o conhecer, tal como Vicente afirmara. Pilar é apanhada de surpresa, fica desconfiada com a declaração e segue ao encontro de Vicente. No gabinete, comenta o que Clara lhe contou e Vicente acrescenta que foi Beatriz quem confirmou a acusação. Pilar estranha, argumenta que Beatriz sempre demonstrou estar do lado da mãe e Vicente insinua que a relação entre ambas nunca foi saudável. Diz que Sofia dificilmente se inocentará perante o testemunho da própria filha, mostra-se satisfeito, mas Pilar fica tensa.
Sofia está destabilizada por Beatriz não lhe atendar as chamadas e desabafa com Gonçalo em como tem de perceber a mudança de atitude da filha. Gonçalo corta a conversa e diz que se trata somente de vingança devido à relação. Sofia fica revoltada.
Pilar está pensativa no porquê de Beatriz ter mentido à polícia. Escreve algo no computador e prepara um envelope remetido a Vicente. Sai, determinada e diz a Cláudia que vai para casa, tendo acabado o trabalho. No corredor, antes de sair, liga à secretária a pedir que deixe o computador ligado para fazer uma atualização. Cláudia sai para o gabinete e Pilar recua voltando à receção, deixa o envelope na mesa de Cláudia sem ser vista.
Olívia conta aos amigos como correu a audiência. Pipa muda de conversa e fala sobre em como se sente orgulhosa do pai por se ter tornado bombeiro amarelo. Pedro entra da rua e diz ao filho que o passeio correu bem, Luís comenta que só ficou com os amigos porque Mariana lhe pediu. Pedro percebe que ela lhe mentiu e fica incomodado. Vai até à sala e confronta Mariana por ter cancelado o programa com Luís. Mariana desculpa-se, mas defende em como só queria passar tempo com ele.
Vicente está para sair da empresa quando Cláudia lhe entrega a carta que lhe deixaram. Vicente fica imediatamente irritado e abre o envelope, lê a ameaça a exigir que marquem um encontro na herdade, senão o livro de receitas será entregue à polícia. Vicente sai apressado e Cláudia fica confusa.
Teresinha e Beatriz ficam aliviadas ao saber que a operação de Otávio correu bem. Gonçalo aparece e confronta Beatriz, furioso, acusa-a de se estar a vingar da mãe. Teresinha fica indignada e também se vira contra a rapariga. Beatriz chora de nervos e declara que foi Sofia quem a trocou por um homem e recusa-se a fazer-se passar por estúpida, reafirma que o tinha avisado. Mostra-se fria e atira em como não lhe interessa que Sofia vá presa, Teresinha dá-lhe um estalo e ataca-a. Gonçalo agarra Teresinha para que pare de bater em Beatriz, mas ela está enfurecida com a sua atitude e atira que não merece a mãe que tem. Beatriz declara que não se vai deixar ser pisada por toda a gente e sai. Teresinha está cega de ódio.
Vicente chega à carpintaria para o encontro pedido na carta. Não sabe o que esperar. Pilar aproxima-se pelas suas costas com uma chave inglesa na mão.
Brígida e os netos comentam a operação de Otávio quando Lucília aparece e os alerta para as notícias – a unidade de Rafael está desaparecida no incêndio e sem comunicações. Ficam em pânico. Mariana tenta ligar para os bombeiros.
Vicente está amarrado e com um saco na cabeça. Começa a despertar a consciência e não consegue ver que é Pilar quem o confronta, ela está com a voz distorcida através de uma app e ameaça-o para que confesse a verdade, pergunta-lhe se matou Raul. Vicente recusa-se a falar e Pilar bate-lhe com uma ripa de madeira.
Nando chega a casa com roupa desportiva e está convencido que já ficou musculado. Marta explica ao pai que o trabalho dela na imobiliária lhe permite ter os seus próprios horários, atende uma chamada duma cliente.
No meio do confronto com Vicente, Pilar acaba por perder a sua pulseira, tenta encontrá-la, mas não consegue. Acusa Vicente de ter usado o livro de Idalina para falsificar a carta, mas Vicente insiste em como está inocente, tenta perceber a sua identidade. Pilar percebe que não vai conseguir arrancar-lhe uma confissão, deixa-o inconsciente e sai.
Marta não desiste de encontrar uma casa ideal para a cliente, tem de angariar mais casas. Joca chega e avisa-a que os bombeiros ficaram sem comunicações. Marta fica em pânico por Rafael.