Episódio 161 (25 a 31 de agosto)
Susana confirma que está grávida.
Pilar rouba o caderno de Idalina a Vicente.
Teresinha confronta Rosarinho por não estar grávida frente aos Novais.
Augusto recebe uma chamada do hospital e fica apreensivo por não se ter lembrado que tinha uma consulta marcada. Gonçalo tenta falar com Beatriz, mas ela não o atende. Augusto diz ao filho que tem uma consulta, mas que quer ir sozinho.
Teresinha explica a Otávio que Beatriz e Sofia discutiram por causa de Gonçalo, que Beatriz os apanhou num encontro em flagrante. Diz-lhe que Beatriz saiu de casa, mas que provavelmente está a morar com Inês. Otávio quer ligar à filha, mas antes de sair, Teresinha pede-lhe um favor ilegal. Otávio fica curioso.
Vicente vai até casa de Inês e confronta-a querendo saber se está interessada em Filipe. Ela responde-lhe que lhe deve explicações, Vicente aproveita para lhe perguntar se passou pelo seu gabinete. Inês nega, mas Vicente mostra-se insistente em como ela lhe roubou o livro. Inês fecha-lhe a porta na cara.
Pedro está constrangido com a presença de Gertrudes enquanto ele toma o pequeno-almoço com Mariana. Ela intromete-se nos planos do casal e sugere que podem ficar pelo quarto já que vai sair. Mariana fica atrapalhada. Heitor avança na direção de Pedro e despeja-lhe café em cima, avisa-o que não o quer ver na residencial. Mariana tenta defendê-lo. Marta vê a discussão e Heitor fica desarmado, sai atrás dela. Tenta justificar a sua atitude dizendo que foi Pedro quem matou o seu irmão. Marta não julga a ação de Pedro, diz que se fosse ao contrário Heitor faria o mesmo. Compara-o a Rafael, em como a diferença está em Heitor ser viciado em ódio.
Mateus conta a Diana que enfrentou Heitor por ela. Diana declara que não quer mais violência e é por isso que o quer afastar da sua vida. Mateus também deseja uma vida normal. Pilar chega e vai ter com Vicente. No gabinete, o vilão continua a vasculhar tudo à procura do livro. Cláudia mostra-se nervosa, Vicente manda-a regressar ao seu posto.
Amélia faz uma visita a Gonçalo, que é apanhado de surpresa. Ela procura por Augusto, mas Gonçalo diz que estava de saída para o trabalho. Amélia insiste em ficar, esperar por Augusto. Gonçalo fica constrangido.
Otávio vai até à casa principal, encontra Inês na cozinha, quer saber da filha. Otávio conta-lhe o que se passou e Inês surpreende-se ao descobrir que Sofia e Gonçalo estão juntos. Inês tenta ligar à amiga. Otávio pergunta também se Rosarinho está em casa. Inês diz-lhe que a rapariga está a tomar o pequeno-almoço.
Cláudia tenta impedir que Pilar avance para o gabinete de Vicente, mas ele aparece junto da secretária e faz-se de desentendido. Cláudia inventa uma desculpa. Vicente questiona se Pilar foi ao seu gabinete, a Novais mente em como foi mais cedo para casa.
Augusto regressa a casa e apanha Amélia a mexer nos seus comprimidos. Confronta-a. Amélia inventa que procurava por um calmante, mas Augusto não acredita e acusa-a de se intrometer no seu acompanhamento médico. Diz-lhe que o doutor comentou que Augusto faltara à consulta que Amélia dissera ter ido com ele e que não lhe receitou os comprimidos que anda a tomar. Amélia prossegue a mentira em como é o médico que não está a ser bom profissional, mas Augusto insiste em como Amélia lhe trocou a medicação. Apanha-a em flagrante com as lamelas corretas atrás das costas. Amélia assume que queria prejudicar Gertrudes, afastá-la dele. Augusto fica incrédulo, acusa-a de ser maluca da cabeça e expulsa-a de casa ameaçando chamar a polícia.
Gonçalo procura por Beatriz. Teresinha diz-lhe que ninguém sabe onde ela está. Otávio regressa a casa com a mala de Rosarinho e entrega-a a Teresinha, que remexe no saco e encontra uma caixa de tampões. Confirma que Rosarinho não está grávida. Devolve a mala a Otávio para que a volte a colocar no sítio.
Bernardo tem o dia de folga, Rosarinho insiste para irem às compras.
Olívia conversa com os amigos no café sobre a ida de Félix aos fornecedores. Olívia conta que vai dormir com Pipa no café e pede a Luís que guarde segredo. A conversa é interrompida por Tânia e o seu grupo de bullies, que critica Pipa por o pai (Jacinto) não ter sido promovido no lugar de Pedro, acusando o pai de Luís de se aproveitar de Mariana. Tânia também provoca Olívia, desafia Pipa a comer tintas senão divulga nas redes sociais a causa da promoção de Pedro. Pipa começa a ceder à pressão, mas é Olívia que intercede e decide comer ela as tintas em troca que o grupo nunca mais os chateie.
Susana faz um teste de gravidez e tem um resultado positivo. Fica ansiosa.
Sofia está aflita por não saber de Beatriz. Tenta ligar-lhe em número anónimo e atendem. A pessoa do outro lado da linha informa-a que o telemóvel foi deixado numa estação de serviço. Sofia está convicta que voltou a perder a filha.
Olívia está maldisposta por ter comido as tintas, os amigos preocupam-se, sugerem ligar a um adulto, mas Olívia pede-lhes que a deixem descansar.
Susana está agoniada, Simão mostra-se atencioso e ajuda-a, mas Susana hesita em contar-lhe sobre a gravidez. Fica ainda mais enjoada com o cheiro do seu perfume. Recebe uma chamada da filha, que lhe diz que não se está a sentir bem. Susana ganha forças e sai para o café.
Teresinha está a falar com a madrinha ao telemóvel, conta-lhe que Beatriz levou tudo o que era dela para fora de casa, mas acredita que tenha sido só para chamar à atenção.
Otávio volta a colocar a mala de Rosarinho na cozinha sem que Inês note. Falam sobre o paradeiro de Beatriz, estranham ela não dar notícias. Lucília ouviu a conversa e insinua que Beatriz está a tentar cortar laços com o passado. Rosarinho vem da sala e estranha ver a sua mala na cozinha, fica desconfiada.
Sofia está desesperada por não saber da filha. Gonçalo tenta acalmá-la e decide ir à estação de serviço. Sofia, chorosa, pede-lhe que traga a filha de volta e beijam-se.
Cláudia conta a Pilar que parece que Beatriz saiu de Ribeira Fria. Pilar mostra-se irónica com a situação, pergunta por Vicente. Cláudia diz-lhe que ele saiu e Pilar acaba de assinar os documentos.
Vicente remexe a sua casa, ainda não encontrou o caderno de Idalina e desabafa com a mãe em como não conseguiu perceber se Pilar estaria a mentir. Decide que tem de procurar o livro na casa da Novais. Amélia aconselha-o insistentemente que o filho tem de fazer com que Pilar se apaixone por ele.
Marta acaba o treino e esbarra em Heitor. Fica irritada, Heitor admite que se excedeu e diz que não quer que ela fique com uma má ideia dele. Pede-lhe uma oportunidade e insinua que poderão ter uma relação normal. Marta fica chocada com a insinuação, Heitor apressa-se a esclarecer que quer uma relação de amizade. Marta responde-lhe que poderão ser amigos se ele aprender a viver sem rancor. Heitor fica pensativo. Marta segue para os balneários, abismada com a coragem que teve para o enfrentar, está num misto de medo e atração.
Lucília não consegue falar com Eduardo, ele não lhe atende as chamadas e desaba com Inês. Pilar vai à cozinha pedir um chá, mas Lucília continua a tentar entrar em contacto com o terapeuta.
Nando está sentado no sofá e enquanto Eduardo está ausente na casa de banho, nota que Lucília está a ligar ao terapeuta. Quando regressa, Eduardo não dá importância à chamada, mas Nando irrita-se. Na casa principal, Lucília insiste nas chamadas, pede o telemóvel a Inês e consegue falar com Eduardo, não percebe o porquê de ele lhe desviar os telefonemas. Nando contém-se para não agredir Eduardo e ameaça atender ele o telemóvel. O terapeuta responde à chamada, farto, despacha Lucília e desliga. Nando continua a sua sessão e fala sobre a suposta traição da mulher, mas perde o controlo e acaba por expulsar Eduardo de casa.
Pilar está a esconder o caderno de Idalina no quarto quando ouve os gritos de Rosarinho vindos da sala e sai assustada. Vê que Teresinha acabou de entrar e confrontar Rosarinho. Brígida e Bernardo também estão na sala. Teresinha anuncia que tem provas em como Rosarinho anda a mentir a toda a gente, que na realidade não está grávida. Pilar e Bernardo ficam espantados com a insinuação. Rosarinho acusa-a de ser demente. Teresinha vai direta à mala de Rosarinho e mostra a caixa de tampões. Rosarinho tenta justificar em como foi Teresinha que montou uma armadilha e os Novais concordam tentando expulsá-la. Brígida ameaça chamar a polícia. Teresinha diz que se continuam a duvidar dela, tudo se resolve ao desafiar Rosarinho a fazer um teste de gravidez. Rosarinho engole em seco.