“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 160

Beatriz apanha a mãe e Gonçalo em flagrante num encontro. Percebe que eles estão juntos.

Marta encontra Heitor inconsciente na sauna.

Sofia quebra a prisão domiciliária.

Filipe está-se a preparar para sair do trabalho quando Vicente entra no laboratório e o avisa para não trazer relações pessoais para o trabalho. Filipe esclarece que só bebeu um café com Inês, que não é sua namorada, mas fica tenso.

Na cozinha, Amélia pega nos medicamentos de Augusto para os repôr, mas deixa cair um termo do armário e recorda-se de um dia em que misturou algo no café guardado no recipiente e avisou Vicente que estava de saída, guardando a garrafa na mala, apreensiva. No presente, num impulso, decide desinfetar o termo tentando apagar provas e volta a escondê-lo. Retoma o que estava a fazer, pegando nos comprimidos de Augusto e sai.

Clara conversa com Gonçalo, diz-lhe que quer entrar no jogo e pergunta-lhe o que encontrou nos ficheiros da fábrica. Gonçalo revela que ainda não encontrou nada de relevante no disco, Clara pede-lhe que lhe mostre.

Susana não se sente muito bem, está cansada e agoniada, mas disfarça. Bernardo e Rosarinho chegam para jantar com Simão e ele fica imediatamente boquiaberto com o autoritarismo que Rosarinho demonstra sob o filho.

Beatriz diz ao pai que vai ter com Sofia e Otávio aproveita para a ir visitar. No entanto, Beatriz aconselha-o a que almoce a sós com Sofia noutro dia. Otávio entusiasma-se com a ideia e ela sai.

Sofia prepara a sala com um ambiente romântico, recebe a comida pelo estafeta e deixa a porta mal fechada, não notando. Envia um áudio a Gonçalo a avisá-lo para que não se demore.

Vicente procura pelo livro de receitas de Idalina na gaveta onde o escondeu e percebe que desapareceu. Tenso, liga à mãe, mas ela diz-lhe que também não o apanhou.

Beatriz estranha a porta entreaberta na casa da mãe, mas entra. Olha em redor e percebe o ambiente romântico que foi criado, Sofia surge com uma camisa de noite sensual e não notando a presença da filha, comenta que Gonçalo não largava os cavalos e em como espera que ele goste da surpresa. Cala-se ao ver que foi Beatriz quem entrou e ficam ambas em choque.

Pilar compara o livro de Idalina com a cópia da carta que Vicente lhe deu, a suposta carta que Idalina deixara à filha. Observa as caligrafias e notando diferenças, questiona se Vicente falsificou a carta e se Sofia é realmente inocente.

Beatriz está incrédula com o cenário, Sofia tenta explicar-se, mas Gonçalo chega com uma garrafa de vinho, não ajudando a situação. Beatriz acusa-os de serem mentirosos, de a terem enganado. Gonçalo admite que está com Sofia e em como ela estava com receio de lhe contar. Beatriz atira que odeia a mãe e sai. Num impulso, Sofia tenta sair atrás da filha, mas Gonçalo impede-a relembrando-a da pulseira da prisão domiciliária.

Vicente, ansioso, questiona Cláudia sobre quem é que esteve no seu gabinete mencionando o desaparecimento dum livro. A secretária garante que não deu conta de nada nem mexeu nas suas coisas. Vicente fica frustrado.

Pilar está pensativa, folheia o livro. Relembra-se de quando entrou no gabinete de Vicente e roubou o livro saindo em disfarce com um dossier nas mãos. Tenta organizar as ideias falando sozinha, diz que não quer que a fábrica volte para as mãos de Sofia e põe em causa se terá sido Vicente a assassinar Raul. É interrompida por Mariana, que bate à porta do gabinete. Pilar disfarça e questiona-a como correu o encontro com Pedro. Mariana responde que seria melhor se não tivessem sido interrompidos por Gertrudes.

Simão continua a jantar com o filho e a namorada. Rosarinho fala pelos dois e elabora planos para viajar com Bernardo contra a sua vontade. Ele relembra-a que não pode abandonar as responsabilidades para com a fábrica. Rosarinho fica tensa e levanta-se para ir à casa de banho. Simão aproveita para questionar o filho se acha mesmo que Rosarinho será uma boa mulher para ele. Bernardo responde que precisa de assumir as responsabilidades estando Rosarinho grávida e diz ao pai que não precisa de se preocupar.

Marta sai dos balneários e estranha não ver ninguém no ginásio, fica apreensiva. Na sauna, Heitor sua em bica, já sem energia para pedir ajuda. Tomba e fica prostrado no chão.

Sofia continua agitada pela discussão com a filha. Gonçalo tenta distraí-la e conta-lhe que Clara já percebeu que alguém está a boicotar a investigação à morte de Raul. Conta-lhe que encontraram a agenda de Raul vazia e remeteram o assunto para o departamento informático. Sofia não presta muita atenção à conversa, tentando ligar para a filha, mas não tem resposta. Augusto regressa a casa e nesse momento ouve o filho comentar a relação com Sofia. Fica admirado por eles estarem juntos. Sofia declara que prefere ser presa do que voltar a estar de costas voltadas para a filha e decide sair de casa.

Vicente continua nervoso por não saber do caderno de Idalina. Conversa com a mãe sobre quem o poderá ter roubado. Vicente desconfia de Cláudia e Pilar.

Na receção da residencial, Rosarinho procura por um tampão atrás do balcão, stressada. Teresinha entra e encontra-a manchada de sangue, fica assustada e questiona a rapariga se está bem. Rosarinho mente em como as perdas de sangue são normais no início da gravidez e exige a Teresinha que a deixe em paz. Sai apressada.

Marta procura por Heitor no ginásio, estranha ao ver os seus pertences no balneário e vai até à sauna. No interior, encontra-o inconsciente e apressa-se a tentar acordá-lo.

Sofia força a entrada da casa para conseguir falar com a filha, mas Beatriz não quer falar com a mãe e sai para a cozinha. Sofia segue-a e pede-lhe que a oiça. Beatriz acusa-a de traição, Sofia defende-se em como não a queria magoar, mas admite que não conseguiu resistir, que ama Gonçalo. Beatriz descontrola-se, chama-a de oferecida e começa a atirar-lhe objetos. Grita em como não merece uma mãe como ela, Sofia pede-lhe que pare.

Rosarinho e Bernardo despedem-se de Simão. Teresinha observa-os, sentada numa mesa com Clara e aproveita para lhe perguntar se perder sangue na gravidez é normal. Clara nega. Teresinha volta ao assunto da conversa e conta-lhe sobre a carta do tribunal que recebeu. Clara recebe uma chamada e fica a saber que Sofia saiu de casa. Liga a Gonçalo, ele conta-lhe que Sofia discutiu com a filha e saiu atrás dela. Clara diz-lhe que não pode ignorar o alerta e que Sofia tem de regressar imediatamente, que o juiz vai alterar a sua medida de coação e ficará presa até ao julgamento. Gonçalo sai de casa, apressado.

Sofia tenta aproximar-se da filha, triste, diz-lhe que não quer discutir mais e promete resolver o assunto. Beatriz responde-lhe que não acredita nas suas promessas. Gonçalo surge e avisa Sofia que a polícia já está à sua procura e que têm de regressar a casa imediatamente para que não seja detida. Beatriz quer que a mãe desapareça da sua vida.

Heitor começa a despertar, está muito fraco. Marta tenta perceber o que aconteceu enquanto o ajuda a sair do ginásio, amparando-o.

Augusto fica aflito quando Clara surge à procura de Sofia, ordena que lhe abram a porta. Nesse momento, Sofia regressa com Gonçalo entrando pela janela traseira. Abrem a porta à polícia e Sofia confirma que esteve sempre em casa, é corroborada por Augusto e Gonçalo. Clara sugere que terá sido uma falha técnica da pulseira.

Pipa toma o pequeno-almoço com a prima e fala sobre querer um novo corte de cabelo e começar a usar alguma maquilhagem. Mariana questiona-a se há algum rapaz envolvido para o interessa repentino. Pipa fica envergonhada e nega. Rafael entra na cozinha e Pipa desconfia do porquê de o pai ter acordado tão cedo. A rapariga sai para a sala, remexe na mala da avó, tirando-lhe um batom, mas Brígida aparece e apanha-a em flagrante censurando a neta. Pipa sai para a rua envergonhada. Mariana aconselha o tio a contar a verdade a Pipa, mas ele diz querer acabar a formação dos bombeiros primeiro, sentindo-se entusiasmado.

Susana continua a sentir-se agoniada e piora ao notar um cheiro esquisito. Olívia chega para ir buscar um casaco de que se esqueceu. Responde secamente à mãe, diz-lhe que já sabe o que ela fez para afastar Félix de Ribeira Fria e que sente vergonha das suas atitudes. Susana fica abalada.