Episódio 159
Gonçalo recusa a proposta de Pilar.
Mateus agride Heitor e tranca-o na sauna.
Cláudia apaga os ficheiros da agenda de Raul.
Otávio regressa a casa. Beatriz, preocupada, repreende-o por ter saído. Otávio conta-lhe que beijou Sofia e se declarou, mas que Gonçalo apareceu. Beatriz fica em choque, mas aproveita para tentar perceber se a mãe tem realmente uma relação com Gonçalo. Otávio declara que não vai desistir e que tem de começar a resolver a sua vida. Beatriz pede-lhe que tenha cuidado.
Cláudia lança um boato em como Pedro só foi promovido por dormir com Mariana. Jacinto sai, irritado com a promoção do colega. Vicente liga a Cláudia e ela avisa-o que já fez o que ele lhe pediu.
Gonçalo reúne-se com Clara, questiona-a sobre as consequências da queixa apresentada por Pilar. Clara diz-lhe que poderá ter uma pena suspensa e ficar com cadastro. Conta-lhe também que já tem um mandado para a agenda de Raul e que vão poder reconstituir os últimos tempos de Raul.
Brígida e os netos estão prontos para a cerimónia, o corpo de Raul vai regressar ao jazigo. Pilar mudou de ideias e decide ir para a fábrica. Rosarinho mostra-se sonsa e comenta que a representará. Mariana critica a sua presença, Bernardo mantém-se calado.
Marta está na imobiliária, ajusta o seu casaco, orgulhosa e diz à agente que está pronta para ajudar os clientes num dos passos mais importantes da vida delas. Sente-se confiante.
Joca comenta a promoção de Pedro, mas ele sente-se desconfortável e esclarece que não está relacionado com o facto de namorar com Mariana. Mateus aproxima-se de Diana para falar com ela, mas é afastado. Diana diz-lhe que Heitor já lhe contou tudo. Discutem, Mateus agarra-a e Clara entra na receção nesse momento, interrompendo o confronto. Ficam atrapalhados.
Pilar está reunida com Gonçalo no gabinete, ele diz-lhe que pode avançar com a queixa e não aceita a proposta para vender a coudelaria. Pilar não entende o porquê de ele continuar a defender Sofia, mas ele declara que o assassino de Raul continua à solta.
Jacinto e Nando trabalham, sérios por causa da promoção de Pedro. Nando acusa-o de utilizar Mariana para subir na hierarquia e ele sai da sala de controlo, furioso.
Amélia vai ter com o filho à empresa e entrega-lhe o livro de receitas de Idalina. Conta ao filho que acha que Cláudia teve um caso com Raul, Vicente preocupa-se por estarem a levantar suspeitas e diz que vai livrar-se do livro na trituradora. Pilar bate à porta do gabinete e nota o livro, estranhando o nervosismo de Vicente ao escondê-lo.
Beatriz conversa com Inês, conta-lhe anda à procura de trabalho. Inês recebe uma chamada e fica animada, Beatriz nota e a amiga conta-lhe que tem um café combinado com Filipe. Beatriz também lhe conta que Otávio beijou Sofia e desabafa em como isso lhe dá esperança que Gonçalo se afaste da Sofia.
Clara tem o mandato para a agenda de Raul. Pilar e Vicente saem do gabinete e a Novais confronta a polícia por não investigar Sofia e garante que não tem nada a esconder. Vicente está preocupado por não ter tempo de ir ao gabinete antes da reunião com Pilar.
Nando faz uma sessão de terapia, fala com Eduardo sobre a suposta traição de Lucília e encara o terapeuta pelas suas desconfianças. Eduardo estranha a atitude, mas Nando disfarça.
Mariana comenta com o pai que Rosarinho é muito controladora com Bernardo e responsabiliza Simão por não se ter imposto face à pressão que Pilar e Brígida sempre puseram em Bernardo como filho varão. Simão fica pensativo.
Brígida vai até à carpintaria agradecer a Augusto por ter ido ao cemitério honrar Raul. Augusto diz que sempre teve muita estima pelo doutor. Começa a ter tremores e Brígida fica compadecida com o seu estado de saúde. Brígida desabafa sobre a questão com Sofia, mas Augusto defende em como ela não é a verdadeira culpada.
Gertrudes culpa Amélia por Gonçalo a ter expulso de casa, visto que foi Amélia quem insistiu que não levassem Augusto ao hospital. Amélia faz-se de sonsa e recusa-se a falar com Gonçalo sobre a situação e a ajudá-la.
Vicente observa Inês e Filipe próximos na receção, mas é interrompido por Jacinto que o vai avisar que há um problema com uma máquina na sala de controlo, que Nando não consegue substituir Pedro.
Beatriz conversa com Gonçalo, está preocupada com a busca por trabalho. Gonçalo conta-lhe que ainda não encontrou nada de útil nos ficheiros da fábrica. Ele recebe uma mensagem de Sofia para jantarem juntos e mente a Beatriz em como estava a falar com Edgar.
Teresinha fala com a madrinha ao telemóvel, que lhe pede que vá jantar fora com Augusto para espairecerem. Teresinha aceita o plano e desliga. Batem-lhe à porta, recebe uma carta do tribunal sobre o pai, mas guarda-a numa gaveta e finge não ter recebido nada.
Marta conta a Simão que encontrou uma garrafa nova no seu cacifo e não sabe quem a colocou lá. Mateus chega ao ginásio desvairado em busca de Heitor. Marta estranha, mas segue para o treino.
No quarto da residencial, Pedro desabafa com Mariana sobre o boato que anda a ser espalhado sobre a sua promoção. Mariana dá-lhe apoio e tenta acalmá-lo ao tentar envolver-se com ele, mas são interrompidos por Gertrudes que entra no quarto.
Nos balneários, Mateus avança em força para Heitor e bate-lhe. Exige que ele desminta o que contou a Diana, mas Heitor não fraqueja e avisa-o que não faça ameaças que não vai cumprir. Mateus sente-se desafiado e empurra Heitor para dentro da sauna, trancando-o. Ele fica furioso e exige que Mateus o liberte, mas ele sai do ginásio.
Clara encontra-se com Gonçalo nas cavalariças, dá-lhe razão contando-lhe que alguém anda a apagar provas para encobrir o que aconteceu a Raul, visto que a agenda estava vazia.
Cláudia sonda Pilar sobre o mandato à agenda, a Novais diz-lhe que a polícia foi reencaminhada para o departamento informático depois de descobrirem que os ficheiros estavam vazios. Cláudia fica aliviada e faz-se de desentendida. Quando Pilar sai, Cláudia, em flashback, recorda-se de quando apagou a agenda depois de Diana a avisar que a polícia aparecera com o mandato de busca.