Episódio 189 (29 de setembro a 5 de outubro)
Beatriz revela-se a fazer jogo duplo com Vicente. Na verdade, quer ajudar a mãe.
Brígida e Vicente jantam num encontro de fachada.
Pedro ataca Vicente ao vê-lo beijar Inês.
Sofia contou sobre o passado a Otávio. Ele desculpa-se pelas suas ações, Sofia explica-lhe que gosta de Gonçalo, que têm uma relação. Gonçalo remarca que Otávio não terá hipótese em reconquistar Sofia. Otávio deixa-os a sós, Sofia desaba em lágrimas por ter voltado a perder Beatriz, já não a reconhece e acredita que a filha a odeia.
Inês conta a Beatriz o que aconteceu com Vicente, sobre o confronto devido à descoberta de Clara do envenenamento. Beatriz diz que à amiga que é a única pessoa quem Vicente deixa aproximar-se verdadeiramente. Confessa que lhe está a custar e doer ter de ser má para a mãe. Recordam o plano, Beatriz decidiu aliar-se a Vicente ao fingir odiar Sofia e concordam em vingar-se do vilão. Beatriz encorajou Inês a aproveitar-se da obsessão de Vicente por ela e que tente descobrir como é que ele falsificou a carta. Clara também estava a par da combinação, Beatriz encenou o telefonema à polícia para denunciar a mãe, acreditando que ganharia a confiança de Vicente. Convenceu Clara a não revelar nada a Sofia. Beatriz diz a Inês e Clara que o plano não pode ser em vão e que têm de arranjar uma solução para as páginas queimadas servirem de prova.
Ao jantar, Vicente finge-se sonso na proximidade a Brígida para que Pilar note. Insinua que a conversa e companhia da matriarca está a ser interessante. Brígida alinha e comenta que a noite foi encantadora. Acompanha-o até à porta e Vicente diz que não vai esperar eternamente pelo anúncio do casamento, apressa-a. Pilar sonda a mãe sobre a presença de Vicente, Brígida disfarça em como foi um simples gesto simpático.
Pilar sai para o quarto e liga a Heitor a avisá-lo que Bárbara esteve na residencial, adverte-o para que Simão não descubra a verdade. Heitor responde que não controla Bárbara e que já conseguiu o que queria – o ginásio – diz que se algo acontecer, assumirá as culpas.
Brígida está muito tensa. Lucília desabafa com ela e conta que está a pensar sair com um homem, fala sobre uma app de encontros e incentiva Brígida a experimentar, mas a Novais sai.
Nando sente-se deprimido enquanto vê televisão com o filho. Marta está no telemóvel, recusa o pedido de amizade de Heitor nas redes sociais. Joca sugere ao pai que saiam para beber um copo, mas Nando vai para o quarto, desmoralizado.
Pela porta de casa de Gonçalo, desliza uma mica com as páginas queimadas do caderno de Idalina.
Vicente hesita em ligar a Inês, sente-se culpado pela discussão. Amélia aparece e pergunta como correu o jantar com Brígida. Vicente conta que foi um primeiro passo, mas não se mostra muito animado. Amélia mostra-lhe um chapéu para que ofereça de presente a Brígida, mas Vicente sai para o quarto impaciente.
Sofia nota a mica à porta e reconhece as folhas do caderno da mãe. Mostra-as a Clara, que lhe diz que pode pedir uma análise à caligrafia, mas avisa que não será um processo simples. Sofia e Gonçalo sentem uma ponta de esperança, mas Sofia angustia-se por não querer voltar a ser presa. Clara garante fazer os possíveis.
Pilar tenta que Simão esqueça a história do assédio e sugere que volte para o trabalho na fábrica. Simão rejeita. Mariana aparece, fardada e diz que foi recompensada na base pelo seu desempeno. Pilar sai, Simão parabeniza a filha e sonda-a sobre a relação com Pedro. Mariana diz que estão bem, mas que tem sido difícil passarem tempo sozinhos devido a Luís. O pai acaba por lhe contar que viu Pedro beijar Inês e que acha que ele não esqueceu a ex-mulher. Mariana fica de lágrimas nos olhos e avança para a cozinha, furiosa. Pergunta a Lucília por Inês. A empregada informa-a que Inês foi até à fábrica e vai chegar mais tarde. Simão vê o estado exaltado da filha e pede-lhe que se acalme.
Inês leva a mochila da natação do filho para a deixar com Diana. Deixa o recado a Pedro. Vicente surge, pede para falar a sós com Inês e ela cede. Diana fica curiosa.
Beatriz diz a Félix que fez uma lista de compras para o café e comenta que queria demonstrar empenha, mas Félix fica na defensiva e diz que perdeu a sua confiança. Beatriz hesita sobre se lhe deve dizer a verdade ou não e deixa-o afastar-se.
Na receção, Pedro apanha a mochila de Luís. Diana cometa que Inês ainda está na fábrica, que Vicente quis falar com ela. Pedro fica com ciúmes e segue pelo corredor. No gabinete, Vicente desculpa-se pelo sue comportamento a Inês e beija-a. Pedro vê o omento e esmurra Vicente apanhando-o de surpresa.
Mariana chega à empresa em busca de Pedro. Segue irritada até aos gabinetes, Simão segue-a. Ouvem os gritos de Inês e seguem em direção à sala. Descobrem Pedro e Vicente engalfinhados a lutar. Simão consegue afastar Pedro de Vicente. Pilar entra, atraída pelo barulho e pergunta o que se está a passar. Vicente acusa Pedro de pertencer à cadeia e vitimiza-se. Pedro cai em si e diz que perdeu a cabeça, desculpa-se a Pilar. Mariana questiona-o, percebe que Inês foi apanhada com Vicente e os homens voltam a discutir. Pilar questiona Vicente se anda com Inês, ele nega. Mariana sai, Pedro segue atrás dela para se tentar desculpar.
Brígida compra uma ampola a um traficante e guarda-a na mala.
Gertrudes recebe uma encomenda para Brígida, abre-a e vê o chapéu que Amélia comprou. Decide experimentá-lo, mas Lucília aparece e censura-a. Estranha uma prenda remetida por Vicente para a Novais.
Jacinto comenta com Nando que Pedro lutou com Vicente, mas Nando está desanimado e não liga à conversa. Jacinto encoraja-o a começar a curtir a vida, diz que o vai apresentar a uma mulher, mas Nando rejeita.
Lucília fala com Joca à socapa ao telemóvel. O filho tenta explicar-lhe como funciona a app de encontros, Lucília explica que ainda não conseguiu ganhar likes. Nando ouve a conversa e muda de ideias, pede ajuda a Jacinto para marcar um encontro.
Pedro desculpa-se a Mariana, justifica em como ainda não está habituado a ver Inês com outro homem, mas garante que é com Mariana que quer estar. A Novais sente-se insegura e pede-lhe tempo para pensar na relação.