“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 187 (29 de setembro a 5 de outubro) 

Brígida aceita a proposta de Vicente.

Pilar enfurece-se com a libertação de Sofia.

Rafael conta a verdade a Sofia sobre o livro de receitas.

Mariana fica irritada por Luís ter passado a noite no quarto de Pedro. Ele sente que a namorada está a atacar os comportamentos do seu filho e olha-a com frieza. Mariana tenta desculpar-se, mas Pedro rejeita a sua sedução.

Simão conta a Susana que vendeu o ginásio, confessa em como sente o seu mundo desabar e deseja estar junto dela. Susana começa a ceder, mas são interrompidos por Jacinto que aparece e comenta o boato de Simão ter reatado a relação com Pilar. Susana pede a Simão que saia.

Brígida reúne-se com os filhos. Nervosa, diz-lhes que é importante que se mantenham unidos e deseja que fiquem bem aconteça o que acontecer. Rafael e Pilar estranham a conversa da mãe, que os elogia e abraça.

Amélia não se conforma com a ideia de Vicente casar com Brígida. Clara aparece à porta e entrega um mandado a Vicente para lhe fazer um exame por vestígios de arsénico. Vicente aceita.

Gonçalo vai até ao armazém e vê que Sofia desapareceu. Fica inquieto.

Escondida, Sofia observa Teresinha a dormir. Otávio surge para os acordar e Sofia sorri ao ver que a afilhada está a ser bem tratada.

Clara está tensa, mas verifica que os testes a Vicente dão negativos. Está limpo de vestígios. Clara recebe uma chamada de Gonçalo, desvia-a e sai. Amélia pesquisou na internet como retirar vestígios de arsénico das mãos. Vicente estava tenso com os resultados, não gosta de estar no radar da polícia e está apreensivo com o paradeiro de Sofia.

Gonçalo liga a Clara avisando-a que Sofia desapareceu do armazém. Recebe uma chamada de Sofia, pede-lhe que não faça nada antes de falarem, mas Sofia desliga. Gonçalo sai a correr.

Sofia observa Beatriz a abrir o café.

Pilar pede opinião a Lucília sobre o estado de espírito de Brígida. Lucília comenta que tem achado a patroa desanimada. Pilar diz que está a pensar pedir ao Dr. Eduardo para a acompanhar, mas Lucília oferece ajuda dizendo que Brígida poderá ter mais facilidade em desabafar com ela. São interrompidas ao ouvirem bater à porta.

Vicente recebe alguém em casa, abre a porta, confiante e vitorioso.

Sofia aparece na herdade, Pilar fica surpresa. Sofia faz um apelo para que se unem para descobrir quem matou Raul. Pilar hesita, mas diz que vai ligar à polícia e ao advogado para que Sofia seja detida. Sofia sente-se desiludida e furiosa.

Brígida aceita proposta de Vicente para casarem, mas declara que tem uma condição.

Pilar abre a porta a Clara e Gonçalo que se precipitam para Sofia. Clara declara que a amiga não poderá ser detida pois está sob proteção policial. Informa que existem novos suspeitos na investigação. Pilar fica descontrolada, exige que Sofia não seja liberta.

Brígida diz a Vicente que precisa de tempo para informar a família antes do casamento. Vicente concorda em cortejá-la para ajudar na mentira da relação, mas quer que seja tudo o mais rápido possível. Brígida pede garantias em como não a vai entregar à polícia.

Sofia solta-se de Pilar. Clara adverte a Novais a manter-se calma e longe de Sofia, pois qualquer tentativa contra o seu bem-estar será impedida devido à proteção policial. Sofia diz a Pilar que pode avisar Vicente em como já não têm o caminho livre para se livrarem dela. Gonçalo e Clara saem com Sofia. Pilar tem um ataque de raiva no quarto. Inês estava presente a acabar limpezas e nota os pedaços queimados do caderno de Idalina, não percebe do que se trata, e acaba por não recolher o lixo. Pilar mostra-se bruta, liga ao advogado Sarmento.

Beatriz entra à socapa na casa de Gonçalo e avança para a cozinha. Guarda um saco de papel no armário quando ouve a porta da rua abrir. Fica tensa, ouve Sofia e Gonçalo falarem sobre Pilar. Sofia está feliz por pelo menos já não ser considerada a principal suspeita da investigação, sente-se em liberdade. Gonçalo beija-a, apaixonados, querem ir dar um mergulho. Beatriz espreita para a sala, mas acaba por recuar. Sente-se aflita e tem receio de ser apanhada na cozinha. Sofia regressa à porta, recebe uma visita de Rafael. Ele conta-lhe que encontrou o caderno de Idalina no quarto de Pilar e revela que foi Vicente quem o usou para falsificar a carta. Sofia e Gonçalo ficam em choque. Rafael conta-lhes que o livro foi queimado e Sofia sai disparada para a casa principal. Beatriz fica preocupada.

Augusto pede a Teresinha que volte a trabalhar na serração, prometendo não ser tão exigente, ela aceita. Félix aproxima-se e conta-lhes que ouviu dizer que alguém viu Sofia. Apressam-se a sair do café.

Bernardo pede dinheiro à irmã. Ela sugere-lhe que arranje um trabalho fora da empresa da família. Bernardo garante que o fará, mas precisa de ajuda até começar a ganhar dinheiro.

Amélia visita Brígida, rebaixa-a por ter assassinado Raul. Brígida fica nervosa com o confronto, ordena-a que desapareça. Ouvem Gertrudes a aproximar-se e Brígida deixa Amélia sozinha. Gertrudes discute com Inês insinuando que ela anda com outros homens. Amélia ouve e avisa Gertrudes para que não fale sobre Vicente. Gertrudes anuncia que se tornará uma Novais quando Pedro casar com Mariana.

Sofia procura pelo caderno de Idalina na sua casa, sente-se nervosa e não acredita que tenha ficado sem o livro. Gonçalo diz que Rafael não lhe iria mentir, mas Sofia continua a busca. Sente-se transtornada, não aceita que lhe roubem as memórias da mãe. Gonçalo consola-a.

Teresinha, Otávio e Augusto procuram por Sofia. Augusto tenta ligar ao filho, mas sem sucesso. Teresinha fica tensa.

Heitor conversa com Joca sobre ser o novo gerente do ginásio. Pressiona-o por ter mensalidades em atraso. Marta aparece e é seca com Heitor, avisa-o que não estrague o negócio que Simão criou. Susana chega ao ginásio, está irritada com a traição de Simão e comenta-o com Rafael. Ele defende o amigo, mas Susana questiona-o do porquê de ter encorajado Simão a ser o álibi de Pilar no dia em que Sofia desapareceu. Rafael responde que não seria boa ideia desmentir a versão de Pilar à polícia e volta a defender em como Simão está a ser alvo de mentiras. Susana fica pensativa.