
Um projeto único da Orquestra XXI que reúne instrumentistas portugueses no estrangeiro para conhecer amanhã no “Linha da Frente”, da RTP1.
A Orquestra XXI reúne músicos portugueses a tocar no estrangeiro. Quase desconhecidos em Portugal, os instrumentistas da XXI tocam nas melhores orquestras europeias, ganham os mais prestigiados prémios internacionais e alguns são considerados dos melhores do mundo.
No ano em que a Orquestra comemora uma década, a RTP acompanhou três músicos pela Europa. Visitou Roma para conhecer Adriana Ferreira, flautista principal na Orquestra da Academia de Santa Cecília. Foi a Paris ao encontro de Carlos Ferreira, clarinetista principal na Orquestra Nacional de França. E ainda a Newcastle para falar com Dinis Sousa, maestro da Royal Northern Symphonia, diretor artístico e o homem que ousou sonhar com a Orquestra XXI.
Acompanhe a reportagem ‘Andamentos de uma Sinfonia’, um trabalho de Marta Jorge com imagem de Paulo Lourenço, edição de Vanessa Brízido e grafismo de Sónia Lourenço. “Linha da Frente”, amanhã logo a seguir ao “Telejornal”, na RTP1.