“Atentado”: RTP1 já estreou a nova série… e este foi o resultado…

“Atentado”: RTP1 já estreou a nova série… e este foi o resultado…

A RTP1 estreou ontem “Atentado”, série histórica ambientada no verão de 1937, quando o Estado Novo atingiu o apogeu.

o atentado
“O Atentado”, RTP1

Agostinho Lourenço, chefe máximo da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, construiu a principal arma para perpetuar o poder de Salazar. A continuada repressão levou à criação do campo do Tarrafal, em Cabo Verde, onde estão exilados os principais dirigentes da oposição. É neste contexto que é desferido um portentoso ataque à bomba contra Salazar. Mas um erro de cálculo, na colocação da bomba, frustrou o atentado contra o presidente do Conselho. A explosão foi violenta, mas não chegou, sequer, a feri-lo. As coisas não correram bem, o que despoletou uma caça ao homem. Mas afinal quem foram os responsáveis?

A série, de dez episódios, da autoria de Francisco Moita Flores baseia-se em factos reais. No episódio de estreia conseguiu 5.7 de rating e 11.2% de share.

Foram 538.200 os espectadores que seguiram, em média, “O Atentado”. O pico foi conseguido logo ao início, com a RTP1 a chegar aos 6.9/13.6%.

O período foi dominado pela SIC que transmitia o final do “Jornal da Noite” e ainda o capítulo do dia de “Nazaré”. Na faixa, Paço de Arcos estacionou nos 12.9/25.6% (1 milhão e 224 espectadores em média).

A TVI não conseguiu chegar ao milhão de espectadores e fechou na vice-liderança com o final do “Jornal das 8” e “Amar Demais”. O resultado foi de 10.3/20.4% (976.400 espectadores em média).

Os dados apresentados são provisórios, da responsabilidade da CAEM/GfK e podem sofrer alterações. Inclui Vosdal.

Pode consultar mais dados no fórum Zapping.