‘Benfica – Sporting’: BTV em direto no ‘dérbi dos dérbis’

BTV direto
‘Benfica – Sporting’, em direto na BTV

O dérbi dos dérbis poderá decidir muito do futuro imediato de Águias ou leões. O ‘Benfica – Sporting’ joga-se em direto na BTV.

Para o Benfica é ganhar ou ganhar. Para o Sporting, importante será não perder, vencer será um jackpot, neste duelo da 11ª ronda da Primeira Liga, marcado para às 20h30, na Luz.

O dérbi dos dérbis poderá decidir muito do futuro imediato do muito contestado Roger Schmidt, depois de a meio da semana ter conduzido o Benfica a uma saída inglória da Liga dos Campeões ao cabo de apenas quatro rondas, num grupo onde perdeu todos os jogos e só marcou um golo.

Mais do que perder, o que os adeptos do Benfica guardam na memória a forma como a equipa foi batida nos dois duelos com a Real Sociedad, uma equipa não candidata ao título em Espanha mas que costuma estar na luta por lugares europeus. Pede-se uma resposta urgente e nada melhor do que uma vitória diante do rival da Cidade para estancar a hemorragia da credibilidade do técnico alemão.

Sem os lesionados Bah, Bernat, Kokçu e David Neres, o Benfica deverá voltar ao 4-3-2-1, com Jurasek a entrar para lateral esquerda e Aursnes para lateral direita. João Neves deverá fazer dupla com João Mário no centro do terreno e Florentino mais recuado, com Rafa e Di Maria no apoio a Arthur Cabral. Otamendi e António Silva serão os centrais.

A instável Benfica terá de puxar dos galões para bater a única equipa sem derrotas em território nacional. O Sporting está moralizado, fresco, depois de a meio da semana ter vencido o Raków em Alvalade para a Liga Europa, num jogo aproveitado por Rúben Amorim para descansar as principais figuras. Catamo e Nuno Santos estão lesionados, Morita ainda pode recuperar para o jogo.

Ainda sem derrotas nas provas nacionais, o Sporting poderá aumentar para seis a vantagem na liderança, em caso de triunfo. Nos 10 jogos já realizados, o Sporting só não venceu em casa do SC Braga. Na ronda anterior os leões apanharam um grande susto mas bateram em casa o Estrela da Amadora por 3-2.

O ‘Benfica – Sporting’ começa às 20h30. A transmissão em direto é assegurada pela BTV.

Quando a bola rolar hoje na Luz, Benfica e Sporting darão início ao capítulo 317 do dérbi entre os dois maiores rivais de Lisboa, num histórico que começou a 01 de dezembro de 1907, com triunfo dos leões por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa. Um jogo disputado no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os jogadores verdes e brancos fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Nos 316 jogos já disputados, o Benfica soma 137 vitórias, o Sporting tem 112. Os encarnados também estão por cima nos golos, com mais 52 (535 contra 483).

O último duelo entre ambos na Luz terminou empatado 2-2, a 15 de janeiro de 2023, para a primeira volta da Primeira Liga com golos de Bah (autogolo) e Pedro Gonçalves (penálti) para o Sporting e um bis de Gonçalo Ramos para o Benfica.

Na segunda volta, a 21 de maio, em Alvalade, os verdes e brancos chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com tentos de Trincão (39 minutos) e Diomandé (44), só que Aursnes (71) e o salvador João Neves (90+4) garantiram a igualdade para os Encarnados.

Dois empates que permitem ao Benfica ter mais 25 triunfos, entre jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e também do Regional de Lisboa.

No que respeita apenas ao campeonato, a vantagem das ‘águias’ é ainda maior, com mais 33 vitórias (82 contra 49), sendo que lideram ainda na Taça da Liga (dois contra um).

Em relação às outras competições, os ‘verdes e brancos’ comandam na Taça de Portugal (19-16) e na Supertaça (3-2), e também fecharam em vantagem o Campeonato de Portugal (3-2) e o Regional de Lisboa (37-33).

No que a marcadores de golos diz respeito, Peyroteo lidera com 48 golos apontados aos encarnados, contra 27 de Eusébio marcados ao Sporting.

O portuense Artur Soares Dias será o árbitro do dérbi do ‘Benfica – Sporting’. O árbitro da Associação de Futebol do Porto, de 44 anos e internacional desde 2010, vai ter como assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto o quarto árbitro vai ser Fábio Veríssimo e no videoárbitro (VAR) vai estar Tiago Martins.

Artur Soares Dias já esteve em oito dérbis como árbitro principal, o primeiro dos quais em 2011 e o último já este ano, mas apenas dois foram no Estádio da Luz, precisamente os últimos, tendo os outros seis sido no Estádio José Alvalade.

O dérbi eterno tem arranque às 20h30, em direto na BTV.