“Os Nossos Dias”: 30 de setembro a 06 de outubro

Episódio 14

Tatiana pede opinião à mãe sobre o vestido que deve usar na noite de fados. Elvira reprova a sua primeira escolha e consegue que ela opte por um mais comprido do que o que pensava vestir. Nuno chega nesse instante e enquanto a filha vai recolher um pedido às mesas, Elvira aproveita para lhe perguntar se a filha tem realmente valor como fadista. Nuno desfaz-se em elogios e garante que ela pode vir a ter uma carreira na música se continuar a estudar. Elvira segreda a Tatiana que se porte bem quando ela sai do café com Nuno. Por coincidência, Teodoro e Júlio chegam nesse instante e aproveitam para dizer mal da noite de fados, só por embirração, embora reconheçam que vão levar os seus melhores fatos, pois são pessoas que sabem estar. Elvira confessa que também já marcou hora no cabeleireiro e Teodoro afirma que com o cabelo arranjado é logo outra coisa. Júlio fica com ciúmes e ataca, dizendo que ela anda a gastar no cabeleireiro e depois não tem dinheiro para a renda. Elvira vai para o balcão ofendida e Teodoro repreende o irmão pela sua falta de cavalheirismo. Ele justifica que foi para acabar com os piropos e afirma que já não o conhece, por Teodoro estar a defender uma pessoa que falha os seus compromissos.

Luísa irrompe pelo gabinete de Rodrigo e faz-lhe um ultimato, exigindo que ele diga se a ama e se está disposto a adotar uma criança com ela. O marido fica irritado com mais um escândalo e reaje mal. Luísa abraça-o de repente e diz que só tem este comportamento porque o ama e quer salvar o casamento, pedindo-lhe que volte para casa. Rodrigo liberta-se dela e explode, dizendo que está saturado e que só quer que ela o deixe sossegado, recusando voltar para casa. Luísa fica à beira das lágrimas e sai do gabinete muito perturbada.

Daniela conta a Susana que Ana já se mudou lá para casa e mostra-se convencida de que vai correr tudo bem, intuindo que se trata de uma boa pessoa. Bia chega com Marta a casa e conta que foi passear com a mãe e até deu milho aos pombos. Susana faz cócegas à irmã mas Marta recomenda prudência. Ao saber que a noite de fados para ajudar Bia já tem para cima de cem pessoas inscritas, Marta fica comovida e agradece a Daniela toda a ajuda que está a dar. Ela responde que se sente parte da família e que por isso tem gosto em colaborar para que a menina consiga curar-se. Daniela desafia Susana para saírem depois do jantar e consegue convencê-la, mas só com a ajuda de Marta.

Tatiana insinua-se cada vez mais a Nuno e o músico começa a sentir dificuldades para lhe resistir. Quando durante o ensaio dos fados ela deixa cair a écharpe que tem nos ombros, ambos se baixam para a apanhar, ficando com os rostos muito perto um do outro. Nuno conta depois que tem composto algumas músicas e Tatiana mostra-se muito interessada em ouvi-las, aumentando o ego do pianista.
Antes de deixar o escritório, Rodrigo pergunta a Bárbara se a mulher lhe disse alguma coisa quando saiu. A secretária responde que não, mas sublinha que Luísa foi embora a chorar. Rodrigo fica preocupado, também porque o pai, Eduardo, estava presente quando Luísa saiu da empresa.

Luísa, sozinha em casa, entrega-se ao desgosto bebendo vinho. Recorda as discussões com a sogra e o marido e num gesto desesperado, ingere uma mão cheia de comprimidos.
Rodrigo conta a Gonçalo a discussão que teve com Luísa, reconhecendo que tratou mal a mulher, pois não conseguiu controlar-se. O amigo faz-lhe ver que se Luísa lhe propôs a adoção de uma criança, admitindo que não pode ter filhos, essa foi uma prova de amor e uma grande cedência. Rodrigo assume que já não a ama e que não faz sentido continuarem juntos. Gonçalo repete que ele está a ceder aos desejos dos pais por querer o divórcio, tal como cedeu quando se casou. Rodrigo reconhece que Luísa pode estar afetada com a discussão que tiveram e, pressionado por Gonçalo, acaba por lhe ligar. Ela não atende e o amigo aconselha-o a ir a casa ver o que se passa.

Pages: 1 2 3 4 5