Esqueçam as lâmpadas mágicas… o Odisseia mostra os verdadeiros “Génios”!

“Génios” estreia em exclusivo no Odisseia dia 11 de Maio, às 21h30 e conta a história de homens e mulheres que mudaram a nossa forma de viver. São heróis, ícones lendários, iluminados que mudaram o mundo graças às suas inovações monumentais e engenhos surpreendentes.

Por detrás de cada grande invenção, há uma grande rivalidade. As grandes invenções do homem escondem histórias de competição, perseverança, triunfo, fracasso e ambição. Nem sempre ganha o melhor, mas sim aquele que está mais disposto a explorar a sua inteligência e aquele que pretende procurar o êxito a qualquer preço, inclusive a custo da lealdade ou da moral.

Esta série documental de oito episódios de sessenta minutos, é exibida todas as quartas-feiras, às 21h30 e espelha a história de génios rivais da ciência, tecnologia, inovação, entre outras áreas, que perderam tudo ou triunfaram na corrida para deixar uma marca no futuro da humanidade.

Bill Gates e Steve Jobs; Colt e Wesson; Edison e Tesla; Hearst e Pulitzer; Wright e Curtiss; Farnsworth e Sarnoff; Oppenheimer e Heisenberg; Von Braun e Korolev; são as duplas rivais que compõem os seis documentários de “Génios”, verdadeiros combates pela inovação entre pessoas com a mesma visão e determinação.

No primeiro episódio, na década de 1980, duas das mentes mais brilhantes da América, Bill Gates e Steve Jobs, batalham para dominar a nova era e, no processo, revolucionar bilhões de vidas. Até este momento, a maioria dos computadores eram máquinas gigantescas que ficavam em laboratórios de pesquisa e centros de tecnologia de universidades, em grande parte inacessíveis ao público.

1. Computador: Gates vs. Jobs Quarta-feira 11, 21h30

Nos anos 70, ninguém tem um computador. São máquinas de várias toneladas que ocupam salas inteiras. Até que aparece o Altair 8800. À primeira vista, o Altair não consegue fazer muita coisa, mas dois jovens, um estudante e um hippie visionário, reconhecem o seu potencial, são eles Bill Gates e Steve Jobs. Enquanto Gates cria um software novo e uma empresa nova, a Microsoft, Jobs reconstrói o aparelho e dá vida à Apple. O que começa por uma relação profissional amigável, transforma-se rapidamente em rivalidade. Gates consegue uma fortuna ao vender o seu sistema operativo à IBM. Entretanto, Jobs tenta melhorar o computador, pirateando uma nova interface criada pela Xerox e vendendo depois a ideia a Gates. Mas este cai na traição e rouba a interface. Com o fracasso da Apple, Jobs é despedido, Gates estreia o Windows e o computador transforma-se na revolução que os dois antecipavam. Mas a corrida está longe de terminar.

2. Armas: Colt vs. Wesson Quarta-feira 18, 21h30

Em 1836, nasce uma nova forma de fazer a guerra: Samuel Colt inventa um revólver capaz de ser carregado, inspirando-se nas rodas dos barcos a vapor. O seu nome transforma-se imediatamente numa lenda, até que um rival ameaça ficar com o

império das armas. Daniel Wesson inventa o seu próprio revólver, mas sai derrotado perante os estratagemas jurídicos de Colt. Longe de se render, Wesson trabalha de forma incansável para combinar todos os elementos que se carregam numa pistola num único elemento: a bala. Para vencer Colt, decide contratar um dos seus antigos funcionários e usar a invenção pela qual foi despedido. Mas o rebentamento da Guerra Civil, obriga-os a escolher entre a lealdade ao governo ou a tentação do sucesso.

3. Eletricidade: Edison vs. Tesla Quarta-feira 25, 21h30

Thomas Edison é o inventor mais famoso do planeta. Depois de criar a lâmpada, decide formar um autêntico império elétrico. Para isso, contrata Nikola Tesla, um excêntrico matemático que acaba por descobrir algo revolucionário: a corrente alterna. Mas Edison apercebe-se que a descoberta pode ameaçar os seus planos. Tesla, depois de ver as suas investigações dificultadas e sabotadas por Edison, decide ir embora e sozinho quer provar a todos que tem razão. Começa assim a “guerra das correntes”, uma corrida para dominar a energia elétrica que mudou para sempre a fase da Terra.

4. Imprensa: Hearst vs. Pulitzer Quarta feira 1 de Junho, 21h30

Joseph Pulitzer chega à América com o objetivo de combater a injustiça no mundo. Depois de ver que a imprensa só serve os interesses dos ricos, decide reinventar o jornalismo tendo como base a precisão informativa e as grandes manchetes. Rapidamente se transforma numa lenda, até que um jovem empresário rico decide fazer parte da revolução: Willam Randolph Hearst. Usando as táticas de Pulitzer como suas e roubando os seus jornalistas graças a quantias avultadas de dinheiro, num instante chega a magnata da imprensa. Hearst chega inclusive a fabricar notícias para subir as vendas, obrigando Pulitzer a baixar de nível e a transformar-se naquilo que mais odiava, ou sucumbiria ao fracasso.

5. Aviões: Wright vs. Curtiss Quarta-feira 8 de Junho, 21h30

Wilbur e Orville Wright, dois mecânicos de bicicletas, descobrem a chave para voar. São os primeiros a usar um túnel de vento para demonstrar a sua teoria e rapidamente acabam por desenhar uma aeronave funcional. Receosos de perder o controlo da sua invenção, decidem mantê-la em segurança até conseguirem a patente e travar a inovação na indústria que ajudaram a criar. Mas os seus sonhos de glória rapidamente caem por terra quando Glenn Curtiss, um aventureiro motociclista, desenha a sua própria aeronave e se transforma na estrela da aviação. Os irmãos Wright vão a tribunal numa tentativa de proteger a patente e condição de primeiros aviadores da história, mas Curtiss contra-ataca com uma surpresa fulminante: um desenho anterior aos dos irmãos.

6. Televisão: Farnsworth vs. Sarnoff Quarta-feira 15 de Junho, 21h30

David Sarnoff é a personificação do sonho americano. Em poucos anos, e graças ao potencial que vê na rádio, passa da miséria para a riqueza quando se torna no diretor da RCA. O seu objetivo: mudar o mundo através dos meios de comunicação. Mas cedo encontra o seu rival: Philo Farnsworth, um brilhante mas humilde filho de um agricultor com uma grande ideia: transmitir imagens usando a eletricidade. Farnsworth consegue o financiamento necessário para investigar, mas quando a RCA descobre as suas intenções, não repara em gastos para ganhar a corrida da invenção da televisão. O conflito chega a tribunal e apesar de o jovem inventor ter probabilidades de ganhar, rapidamente se vê dominado pelo aparato legal ao serviço de Sarnoff. O rebentamento da II Guerra Mundial causa uma paragem no desenvolvimento da invenção e destrói os sonhos de Farnsworth.

7. Bomba Atómica: Oppenheimer vs. Heisenberg Quarta-feira 22 de Junho, 21h30

Com o rebentamento da II Guerra Mundial, Hitler decide confiar uma missão especial ao prémio Nobel da Física, Werner Heisenberg. O objetivo é criar uma arma que possa dar a vitória definitiva à Alemanha: a primeira bomba atómica. Do outro lado do mundo, Albert Einstein alerta o presidente Roosevelt para o perigo. Inicia-se assim o “Manhattan Project”, com um jovem físico chamado Robert Oppenheimer na liderança. A corrida nuclear é agora uma questão de vida ou morte e o vencedor vai decidir o destino do mundo. Quando Oppenheimer recebe notícias de que Heisenberg saiu ileso de uma explosão, suspeita-se que os alemães estão muito perto de conseguir o seu objetivo. Os americanos decidem então enviar um espião e assassinar o cientista alemão antes que consiga completar a sua missão.

8. Corrida Espacial: Von Braun vs. Korolev Quarta-feira 29 de Junho, 21h30

A II Guerra Mundial terminou, mas ainda não há paz. Agentes soviéticos e norte-americanos correm para encontrarem os criadores do foguetão V-2, o primeiro a conseguir deixar a atmosfera terrestre. Os americanos conseguem recrutar Wernher Von Braun e a sua equipa, responsáveis pela invenção. Os soviéticos encontram os planos do desenho, atualmente nas mãos de Sergei Korolev. Começa a corrida espacial. Von Braun, já nos Estados Unidos, é afastado de qualquer investigação devido ao seu passado nazi. Entretanto, Korolev avança nas suas primeiras criações espaciais: um míssil nuclear e pouco depois o Sputnik, o primeiro satélite espacial. Depois de vários fracassos do exército americano, Eisenhower recorre a Von Braun e à sua equipa. Rapidamente conseguem lançar os seus próprios satélites. Uma vitória amarga perante o novo triunfo soviético: Yuri Gagarin transformou-se no primeiro homem no espaço. Agora só resta uma forma de ganhar a corrida: levar um homem à lua e tornarem-se nos pioneiros do espaço.