Esta é a programação de Natal da RTP2 [2023]

natal rtp2
O concerto de Natal de Jonas Kaufmann é uma das apostas da RTP2

A magia do Natal chega à RTP2 a partir de hoje com o bailado clássico Quebra-Nozes (às 22h). Um espetáculo único e moderno que promete uma experiência mágica de dança colorida e sensual.

Amanhã, dia 25, logo pela manhã, o canal emite animação para as crianças com “Snow: O Espelho da Rainha”, uma aventura que prova que a felicidade e o verdadeiro amor vencem qualquer mentira (às 10h55).

Um domingo para passar em família, seguindo-se, às 15h15, o filme “O Direito à Felicidade”, que mostra ser possível acreditar numa amizade entre diferentes gerações, nacionalidades e experiências de vida. Segue-se o filme “Natal em Todos os Andares” (às 16h40), onde se acompanha a história dos moradores de um prédio parisiense que se encontram para um Natal inesquecível. Eles mal se conhecem, trocam apenas breves cumprimentos… será que vai dar faísca?

Para a noite da Consoada, as mais belas canções de Natal vão fazer ouvir-se pela voz do tenor alemão Jonas Kaufmann. Uma noite mágica que inclui temas como “Adeste fidelis” e “Noite Feliz”, canções emblemáticas das festividades norte-americanas e canções tradicionais alemãs.

Para o Dia de Natal a RTP2 tem ainda um espaço especial para os mais pequenos. Às 12h30, um filme de animação sobre a importância da família – “Snow: Os Domínios do Espelho”. A partir das 18h55, o filme “Smeds e Smoos”, baseado no livro infantil de Julia Donaldson e Axel Scheffler, traz uma história de amor. Os “Smeds e os Smoos” fazem parte de um povo alienígena, mas nunca se misturam. Quando os jovens Smed e Smoo se apaixonam, as suas famílias não aprovam. Será o amor suficiente para trazer a paz de volta? Logo de seguida, às 19h20, o filme de animação “Acorda Ângelo, É Natal!”. A história um menino, que se encontra na lista de travessuras do Pai Natal, é obrigado a reviver a véspera de Natal vezes sem conta. Para escapar a este pesadelo natalício, vai precisar de uma equipa, de um plano e de um amigo que fale a língua dos elfos.

À noite, a partir das 21h05, no documentário de Marco Martins, acompanha-se o trajeto de uma companhia de bailado extraordinário: Um Corpo Que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005. Com recurso a imagens de arquivo inéditas e entrevistas de criadores e bailarinos, conhecemos os movimentos, os seus protagonistas e a sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005.

Pelas 23h, pode ainda assistir a um concerto único de Gisela João que reflete a história do fado. Um espetáculo que desafia a artista a criar um concerto através das suas referências musicais e que reflita aquilo que é a antologia do Fado.