Fim de Semana em festa na TV portuguesa

Vem ai mais um fim de semana e a televisão generalista já nos habituou às festas por esse Portugal fora, cheio de música e tradições. “Somos Portugal”, “Aqui Portugal” e “Portugal em Festa” vão ter mais uma emissão e o Zapping apresenta-lhe o que poderá ver neste fim de semana nas televisão generalista portuguesa.

Somos Portugal

Somos Portugal – ANSIÃO (Leiria) | O concelho de Ansião vai receber o “Somos Portugal” no próximo dia 25 de Janeiro. A tarde da TVI, com Nuno Eiró, Mónica Jardim, Leonor Poeiras, entre outros vai viajar até ao distrito de Leiria para mais uma festa de domingo à tarde. Ansião é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 2 700 habitantes. É sede de um município com 176,09 km² de área e 13 128 habitantes (2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Penela, a leste por Figueiró dos Vinhos, a sul por Alvaiázere, a oeste por Pombal e a noroeste por Soure.

Ansião teve foral manuelino em 1514 e foi feita vila por D. Afonso VI.

Aqui Portugal – MARCO DE CANAVESES (Porto) | Sónia Araújo e Jorge Gabriel, são os habituais anfitriões do programa “Aqui Portugal” da RTP1.  Esta semana o “Aqui Portugal” viaja a Marco de Canaveses, no próximo Sábado. Marco de Canaveses é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 9 000 habitantes. É sede de um concelho desde 1852 que engloba no seu perímetro a cidade de Marco de Canaveses e a vila de Alpendorada. O município tem 201,89 km² de área e 53 450 habitantes (2011), estando subdividido em 16 freguesias. É limitado a norte pelo município de Amarante, a leste por Baião, a sul por Cinfães, a sudoeste por Castelo de Paiva e a oeste por Penafiel.

Portugal em Festa – BATALHA (Leiria) | João Baião, Rita Ferro Rodrigues e o resto da família do “Portugal em Festa” passaram, na passada semana, por Castelo de Vide.  Este Domingo o programa da SIC viaja até Leiria, mais precisamente para a vil de Batalha.  Esta vila pertence a região Centro e sub-região do Pinhal Litoral. É sede de um município com 103,42 km² de área e 15 805 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós. A povoação foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes ““O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.”.