Larry Hagman 1931-2012

1931-2012
Morreu Larry Hagman, o eterno vilão de “Dallas”

Morreu, aos 81 anos, Larry Hagman, o eterno JR Ewing, vilão da série “Dallas”. Ele foi o mais famoso dos malfeitores das séries televisivas dos anos 80. Um cancro na garganta foi a causa da morte.

Durante mais de uma década o chapéu de cowboy e o copo de whiskey foram as imagens de marca. Na série ele era um magnata do petróleo, e passou mais de 10 anos a infernizar a vida do irmão Bobby e da mulher, Sue Ellen. JR estava, de resto, de volta na sequela da série do canal americano The CW.

Esta sequela de “Dallas” está centrada na geração seguinte, os filhos das personagens que nos anos 80 tornaram “Dallas” uma das séries mais famosas de sempre, espalhando sucesso ao longo das suas 13 temporadas, entre 1978 e 1991. Alguns episódios atingiram a marca inimaginável à época de 350 milhões em todo mundo.

«Larry tinha regressado à sua amada cidade de Dallas, e ao icónico papel que ele mais adorou», pode ler-se no comunicado que a família enviou à comunicação social anunciando a morte do actor.

‘Quem matou JR?’ foi a pergunta que ficou no ar após o gancho do final da segunda temporada de “Dallas”. Transmitido a 21 de Março de 1980, o capítulo terminou com JR a ser alvejado com dois tiros por um desconhecido. Este facto fez com que muitos americanos usassem t-shirts com os dizeres ‘Who Shot JR?’ (‘Quem atirou em JR?’) ou ‘I Shot JR’ (‘Eu atirei no JR’). A 21 de Novembro, no início da terceira temporada descobriu-se que o vilão tinha sobrevivido ao atentado. Raras vezes se conseguiu um suspense tão grande entre uma temporada e outra. Os tempos eram outros e, sem a aldeia glbobal e a internet, foi possível guardar o segredo de que JR estava vivo e iria continuar a atormentar todos.

Na série, que começou a ser emitida em 1978, o protagonista era Bobby Ewing, mas foi o irmão maléfico, JR Ewing, que rapidamente conquistou espaço. Os argumentistas perceberam e nascia assim uma das maiores estrelas de sempre da televisão.

A sequela da série, que trouxe de novo o ator (e a imortal personagem) à ribalta estreou a 13 de junho de 2012. Atualmente está em hiato e vai regressar em janeiro para uma segunda temporada de 15 episódios. ‘Changing of the Guard’, o primeiro capítulo teve 6 milhões e 860 mil espectadores e foi o programa de cabo mais visto do dia.